Tempo de leitura: 3 minutos

A melhor iluminação para quadras esportivas é aquela que consegue oferecer uma boa visibilidade do esporte a ser praticado.

Não basta apenas colocar um ponto de luz em cada canto e esperar bons resultados: a realidade é que existem normas a serem seguidas, sendo a principal a NBR 8995-1 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que trata especificamente sobre os níveis de iluminação ideais.

Neste post selecionamos os 5 fatores mais importantes a serem levados em consideração na hora de escolher a iluminação mais adequada para uma quadra recreativa, tendo como base essas normas. Vamos a eles?

1. Índice de reprodução de cor

A norma estabelece que, em quadras esportivas, o índice de reprodução de cor mínimo (Ra) é de 80%.

Alguns tipos de lâmpadas menos eficientes não conseguem atingir esse índice mínimo exigido pela norma, sendo a lâmpada LED o tipo ideal — já que, além de cumprir o estabelecido na norma, também é uma excelente opção em termos de eficiência energética e vida útil (entre 20 mil e 32 mil horas).

2. Iluminância

Iluminância é a quantidade de luz que incide sobre a superfície, sendo medida por meio de lux (lx). No caso de quadras esportivas, esse índice gira em torno de 300 lx no plano horizontal, variando um pouco de acordo com cada esporte.

Esse índice é importante para garantir que a atividade esportiva possa ser praticada durante a noite sem qualquer problema, oferecendo visibilidade adequada.

3. Ofuscamento

Sabe aquela sensação ruim que temos ao olhar para o farol alto de um carro que vem na direção oposta à que estamos dirigindo? Damos a isso o nome de “ofuscamento”.

Para quadras esportivas, o índice de ofuscamento unificado (UGR, em inglês) ideal é de 22. Esse número é estabelecido com base no conforto visual do atleta que praticará aquela atividade durante a noite e garante que o excesso de luz não o incomode.

4. Temperatura da cor

Para quadras esportivas, a temperatura ideal de cor é de 6.500 Kelvin (K), ou seja, o branco frio.

As informações referentes à temperatura de cor sempre estarão presentes no rótulo das lâmpadas.

5. Tipo de quadra

É fundamental saber o esporte para o qual a quadra será destinada. Citamos aqui alguns dos principais exemplos:

Quadra poliesportiva (28x14m)

A recomendação é instalar 4 postes de 9m de altura cada, equipados com 3 refletores LED de 400W ou então com 6 refletores LED de 200W. Deve-se posicionar cada poste a cerca de 7m de distância do eixo da quadra (no sentido longitudinal), em ambos os lados, todos a uma distância de 3m dos limites externos da quadra.

Quadra de futebol society (45x25m)

A recomendação é instalar 6 postes de 9m de altura cada, equipados com 3 refletores LED de 400W ou então com 6 refletores LED de 200W. Deve-se posicionar 2 postes no eixo da quadra (um de cada lado) e os outros a 15m deles (no sentido longitudinal), todos a uma distância de 3m dos limites externos da quadra.

Quadra de tênis (24x11m)

A recomendação é instalar 4 postes de 9m de altura cada, equipados com 3 refletores LED de 400W ou então com 6 refletores LED de 200W. Deve-se posicionar cada poste a cerca de 9m de distância da rede, em ambos os lados, todos a uma distância de 3,5m dos limites externos da quadra.

Em todos os casos também é possível instalar mais pontos de luz, utilizando-se, por exemplo, de refletores LED de 100W. Observe sempre as taxas de iluminância recomendadas pelas normas antes de fazer a substituição.

Se você gostou de saber um pouco mais sobre iluminação para quadras esportivas, curta a nossa página no Facebook. Assim você vai ficar sempre atento às novidades para conhecer maneiras de fazer um bom projeto de iluminação com eficiência energética e melhor custo.