Tempo de leitura: 3 minutos

Se bem projetada e estudada, a iluminação pode trazer benefícios estéticos, práticos e econômicos para seu cotidiano. Pesquisar e conhecer as novidades disponíveis no mercado para esse setor coloca você à frente quando o assunto é tornar os ambientes iluminados, agradáveis e capazes de economizar energia elétrica. Um desses exemplos é o uso do plafon LED.

Neste post, confira o que é plafon LED e por que é o mais indicado para todas as situações. Vamos lá!

O que é luminária tipo plafon?

O plafon é um dos tipos de luminária mais conhecidos e, por ser prático e flexível, é adequado para qualquer ambiente, podendo ser utilizado tanto sobre a laje ou forro (plafon de sobrepor) quanto embutido no forro de gesso (plafon de embutir). Com o plafon, a iluminação pode ser direta ou indireta, dependendo do ambiente e do efeito que você busca.

Esse tipo de luminária pode ser encontrado nos formatos quadrados, retangulares ou circulares. Você pode escolher o que melhor se adequa ao tipo de decoração que você planeja.

O que é plafon de embutir?

Para os ambientes com forro de gesso, madeira ou PVC, o ideal é utilizar o plafon de embutir. Nessa opção, é necessário deixar um recorte para que a luminária seja encaixada e presa por presilhas.

O que é plafon de sobrepor?

Se você não tem forro de gesso ou não quer recortá-lo, uma opção são os plafons de sobrepor. A maior vantagem desse tipo de luminária é a instalação. A luminária é parafusada diretamente no teto, ficando para fora e escondendo a fiação. Por serem fáceis de retirar, a limpeza e a manutenção são mais simples que as de embutir.

O que é plafon LED e quais suas vantagens?

A tecnologia LED está associada às peças que emitem luz através do diodo, possibilitando maior duração, menores gastos com energia elétrica, o que prejudica menos o meio ambiente, por não ter mercúrio em sua composição.

Hoje, no mercado, é possível encontrar o LED em diversos formatos — dependendo do uso que você procura —, cores, voltagens e conectores. Podem ser lâmpadas com formato de bulbo (mesmo formato redondo das lâmpadas antigas), para spots (dicroicas, PAR20 e PAR30, cada uma com seu diâmetro) e o plafon LED, todas com maior durabilidade e resistência que as lâmpadas comuns.

O plafon LED pode ser utilizado em qualquer ambiente. Se você quer uma solução econômica e que atenda às necessidades de cada cômodo, essa é uma ótima opção.

Como e onde posso usar o plafon LED?

A seguir, veja algumas dicas para você compor seus ambientes:

Banheiros e cozinhas

Nos banheiros, lavabos e cozinhas, dê preferência às peças lisas, de fácil limpeza e em aço ou alumínio para evitar oxidação.

Dormitórios e sala de estar

Nos dormitórios e sala de estar, escolha plafons que dão destaque ao ambiente e que combinem com a sua decoração. Para quartos infantis, você pode encontrar esse tipo de luminária com formatos lúdicos e divertidos.

Para um toque especial na decoração, combine outros tipos de luminária em um mesmo ambiente. Use um pendente sobre a sala de jantar, por exemplo; se você não tem forro de gesso, uma opção é trilho de iluminação com spots. Existe, também, a eletrocalha aparente, que dá um toque industrial e moderno à decoração.

Viu como possível aliar design e economia? Agora que você já sabe o que é plafon LED — de embutir ou sobrepor —, como instalá-lo e quais suas vantagens, é hora de colocar a mão na massa!

Gostou das nossas dicas? Então acesse nossa página e confira as luminárias plafons LED que melhor atendem as suas necessidades.