Tempo de leitura: 3 minutos

Você quer consumir menos energia e economizar na conta de luz? Saiba que existem várias formas de conseguir uma significativa redução. Uma delas, é claro, é trocando as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED. Outra forma, sobre a qual falaremos mais neste post, é optando por uma tendência sustentável: o refletor com sensor de presença.

Quer saber como funciona essa tecnologia e como ela pode ser a escolha certa para você? Então, continue a leitura.

O que é um refletor com sensor de presença?

Primeiramente, saiba que optar por um refletor de LED já é uma boa ideia. Eles têm durabilidade seis vezes maior que os modelos tradicionais. A luz emitida é de um ângulo de 120 graus, o que dá uma boa cobertura ao ambiente. Além disso, não esquenta e é fácil de instalar.

O sensor de presença é um dispositivo que, ao detectar a entrada de alguém no ambiente, aciona a iluminação local, ou seja, a luz é ligada apenas quando há alguém no espaço e desligada após a saída dos ocupantes. Isso evita o desperdício que ocorre sempre que esquecemos uma lâmpada acessa!

Como funciona o sensor?

O sensor de presença detecta o movimento por meio de micro-ondas: a movimentação causada pela entrada de alguém no ambiente faz com que a luz seja acionada. O sensor é desligado logo após a saída da pessoa do local.

Muita gente pensa que esse processo pode reduzir a vida útil do refletor, mas isso não ocorre. No caso do refletor de LED com sensor, a durabilidade não é afetada, pois ela é medida pelas horas de consumo e não pelas vezes em que a lâmpada é acessa.

Como funcionam os botões do sensor?

Os refletores de LED com sensor de presença possuem alguns itens ajustáveis. Os melhores modelos oferecem três opções de botões: Sens, Time e Lux, cada um com uma função.

O botão Sens ajusta a sensibilidade do sensor de acordo com a aproximação: pode variar de 1 a 5 metros. O Time, como o próprio nome em inglês indica, determina por quanto tempo o refletor ficará ligado depois de acionado, com uma variação de 8 segundos a 20 minutos. Já o Lux é responsável pelo grau de luminosidade, ou seja, de intensidade da luz.

Onde posso usar refletores com sensor de presença?

Não há impedimentos para usar essa tecnologia — ela será eficiente em qualquer ambiente. Geralmente, porém, é utilizada em locais onde a presença não é constante, como hall, corredores, banheiros e área externa — portarias, deck, jardim, sacada, área de lazer, garagens. É bastante comum, inclusive, em corredores de edifícios, onde só faz sentido acender a luz quando algum morador ou visitante passa pelo local.

Como é feita a instalação?

Os sensores de presença geralmente são instalados no teto e nas paredes, próximos às lâmpadas. Para instalar, a energia elétrica deve estar desligada. Evite colocá-lo em um local que tenha alguma barreira, como armários embutidos. Certifique-se de deixar todas as conexões bem firmes e isoladas. Quanto à voltagem, pode ser de 120 ou 210 volts, mas verifique antes a potência máxima que o sensor aceita para não excedê-la nas lâmpadas.

Para maior aproveitamento desse equipamento, compre-o de fornecedores confiáveis. Além disso, antes da instalação, tire todas as suas dúvidas sobre o refletor com sensor de presença para ver se ele é o mais adequado ao ambiente, à voltagem, à potência e aos seus objetivos.

A Iluminim possui diversos modelos de refletores, spots, luminárias, fitas e lâmpadas de LED, além de acessórios para a instalação e o bom funcionamento das lâmpadas. Podemos ajudá-lo a fazer sua escolha e sanar suas dúvidas!

Entre em contato com a empresa pelo WhatsApp (51) 99359-1066, pelo e-mail vendas@iluminim.com.br ou por algum dos nossos telefones listados no botão “Central de Atendimento” em nossa loja on-line.