Tempo de leitura: 3 minutos

Todo mundo já se assustou alguma vez com a conta de luz, e não é diferente para empresários e empreendedores. Esses profissionais sabem bem quanto é alto o custo para deixar todos os equipamentos funcionando dentro da empresa. Com tarifas cada vez mais caras, economizar energia elétrica no trabalho tornou-se uma meta importante.

Pequenas atitudes — como desligar as luzes e equipamentos  são essenciais, mas algumas dicas a mais vão ajudar você reduzir o valor da conta. Acompanhe e comece as mudanças!

Faça manutenção no ar-condicionado

Hoje é praticamente impossível ficar sem ar-condicionado na empresa. Então, para que o aparelho não gaste mais energia que o necessário, mantenha-o sempre revisado. É preciso realizar a limpeza do filtro e fazer a manutenção corretamente.

Além disso, considere investir em equipamentos do tipo Inverter (que consomem até 30% menos eletricidade) e em modelos com selo de eficiência energética.

Não deixe seu ar-condicionado no sol e, caso os raios solares entrem pelas janelas, proteja-as com insulfilm ou cortinas para evitar que o ambiente esquente demais. O ventilador pode ser utilizado em dias com temperaturas mais amenas, mas priorize o conforto térmico no ambiente de trabalho.

Troque lâmpadas e equipamentos antigos

As lâmpadas de Led são as mais econômicas e com melhor custo-benefício entre as disponíveis no mercado. Além de durarem 25 vezes mais que outros modelos, elas gastam 80% menos eletricidade e não aquecem o ambiente o que diminui a necessidade do ar-condicionado. Existem diversos formatos e modelos para cada uma de suas necessidades.

Você também pode utilizar sensores de presença em ambientes como banheiros, cozinha ou áreas externas. Alguns só funcionam durante a noite, quando há ausência de iluminação natural, o que ajuda a economizar ainda mais.

Com relação aos equipamentos elétricos, pesquise e considere trocar modelos muito antigos. Atualmente, há grande preocupação com eficiência e economia e, em muitos casos, o investimento da troca é pago com alguns meses de conta de luz mais baixa.

Faça uma pequena reforma

Uma atitude bastante simples é optar por cores mais claras nas paredes e tetos. Elas ajudam a refletir a luz e quase não absorvem calor. Se não quiser abrir mão de outras cores, opte por tons mais suaves e frios.

Outra dica para economizar energia elétrica no trabalho é aproveitar melhor a luz natural que entra pelas janelas. Atenção apenas para as partes que batem sol, para não esquentar muito os ambientes. Para ter uma boa iluminação no escritório, elimine o excesso de divisórias e escolha mobília de tons claros.

É possível, ainda, diminuir a necessidade do ar-condicionado instalando portas e janelas em pontos estratégicos para que o ar entre e circule pelos ambientes. Já o isolamento térmico é importante para diminuir a troca de ar com a área externa em dias muito quentes.

É essencial também revisar as instalações elétricas em busca de possíveis curtos circuitos, sobrecarga de pontos de energia e fuga de eletricidade.

Utilize melhor os computadores

Em muitos escritórios, os computadores são essenciais. Para diminuir gastos com esses aparelhos, oriente seus funcionários a desligar o monitor sempre que ficarem longe da mesa de trabalho e a utilizar a função hibernar. Dessa forma, o computador terá consumo mínimo de energia, mas não desligará completamente, deixando as janelas e documentos abertos para quando o profissional voltar.

Vale a pena configurar todos os computadores para hibernar e desligar após determinado tempo sem utilização. Preste atenção também no final do dia: tire todos os equipamentos da tomada, pois uma pequena luz acesa já está consumindo energia. Desligue também as impressoras, caixas de som e, se possível, opte por notebooks, já que laptops gastam menos.

Todas essas atitudes, alinhadas com uma boa consciência de todos os funcionários da empresa, com certeza ajudarão você a economizar energia elétrica no trabalho e reduzir consideravelmente o valor da conta de luz.

Você já segue alguma dessas dicas? Gostou de alguma delas e vai implantar o mais rápido possível? Deixe seu comentário no post e conte a sua experiência!