Tempo de leitura: 5 minutos

Existe no mercado uma grande variedade de lâmpadas para iluminar a sua casa ou ambiente de trabalho. Muitas pessoas fazem a sua escolha motivadas apenas pelo preço, visando um benefício imediato, mas isso pode trazer prejuízos no futuro. Afinal, fatores como consumo de energia e durabilidade não são tão satisfatórios em modelos mais baratos.

Atualmente, considerando todas as suas vantagens, comprar lâmpada de LED é a opção mais viável. Ainda assim, para garantir uma iluminação na medida para o seu ambiente, há alguns fatores que devem ser observados. Quer saber quais são eles? Basta ler o post!

As vantagens desse modelo de lâmpada

O primeiro benefício da lâmpada de LED é o seu baixo consumo de energia, que pode garantir até 90% de economia em relação às lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Além disso, a sua vida útil é maior, durando até 20 anos quando bem conservada.

Ainda vale ressaltar aqui a preocupação com a sustentabilidade: quando descartada, a lâmpada de LED não causa nenhum dano ao ar ou solo, porque não contém mercúrio em sua composição. E ela também pode ser reciclada, o que contribui ainda mais para o meio ambiente.

Dicas para comprar lâmpada de LED

Devido ao grande número de marcas e modelos existentes hoje, é normal que surjam algumas dúvidas sobre qual é a melhor opção de lâmpada de LED. Por isso, nós selecionamos 6 dicas para ajudar você nessa missão!

1. Confira a voltagem

O primeiro ponto que se deve verificar ao comprar lâmpada de LED é a sua voltagem. No Brasil, existem regiões onde a voltagem é 127v e em outras 220v, então tenha conhecimento dessa informação antes de sair de casa para fazer a compra. A lâmpada deve seguir a mesma voltagem da sua rede elétrica.

Há ainda a opção de lâmpada de LED bivolt, que suporta ambas as voltagens e funciona em qualquer região do país.

2. Considere a temperatura da cor

temperatura da cor não tem nada a ver com a temperatura da lâmpada, ou seja, o calor que ela transmite. Trata-se, na verdade, da sua tonalidade, que pode variar entre tons quentes (amarelados)frios (azulados) e o neutro, o intermediário entre os outros dois.

Essa temperatura de cor da lâmpada de LED contribui para mudar o visual dos cômodos da sua casa. Para locais de repouso, por exemplo, que exigem mais tranquilidade e calma (como quartos e salas), escolha os tons quentes, pois eles ajudam no relaxamento e no sono. Já no restante da casa, como a cozinha e o banheiro, opte pela temperatura fria, para deixar os objetos mais nítidos e destacados. A coloração neutra é um coringa, servindo para tudo, uma vez que não tende para nenhum tom específico.

3. Observe o índice de reprodução de cor (IRC)

Dentre todos os tipos de iluminação, a principal é a solar — é por meio dela nós detectamos as verdadeiras cores. Quando estamos sujeitos a uma iluminação artificial, como lâmpadas e velas, as cores podem variar e não apresentar a sua real tonalidade.

Diante disso, o índice de reprodução de cor é uma escala que avalia a eficácia das iluminações artificiais. Sua numeração varia de 0 a 100, sendo que 100 é o mais próximo da luz solar. Ou seja, quanto mais próximo de 100 uma lâmpada for, mais nítida e evidente será sua iluminação.

As lâmpadas LED costumam ter o IRC acima de 80, principalmente aquelas produzidas por fabricantes confiáveis. Ou seja, ela traz um excelente custo-benefício, pois, além de ser mais eficiente energeticamente, ela também traz uma boa iluminação aos ambientes. Os dados do IRC podem ser encontrados na embalagem ou até na própria lâmpada, no campo de informações técnicas ou especificações.

4. Confira a capacidade de iluminação

As lâmpadas de LED contam com uma potência bem maior em comparação às outras lâmpadas. Em média, 1 watt de LED é equivalente a 10 watts do modelo incandescente e 2,5 watts do tipo fluorescente. Assim, uma lâmpada LED de 10 watts têm a mesma potência de luminosidade que uma lâmpada incandescente de 100 watts.

Ter noção dessa capacidade de iluminação ao comprar lâmpada de LED é muito importante, pois adquirir erroneamente uma opção cuja capacidade seja mais alta pode clarear excessivamente algum cômodo e incomodar os seus moradores.

As lâmpadas de LED mais procuradas atualmente são as de 10 watts de potência, por proporcionar uma grande luminosidade para salas e quartos, por exemplo. As lâmpadas de 5 watts, por sua vez, são ótimas para luminárias e abajures, pois proporcionam uma capacidade mais baixa de luminosidade. Para ambientes maiores há ainda as opções de 14 ou 15 watts.

5. Entenda as diferenças entre os modelos

As lâmpadas LED de modelo em formato de bulbo seguem o mesmo padrão de conexão que as lâmpadas incandescentes tradicionalmente utilizadas nas residências. Desse modo, você não terá problemas ao efetuar a troca, necessitando somente desrosquear a antiga e rosquear a nova.

Porém, há ainda outros modelos, como as dicroicas, a PAR20 e o GU10. São utilizados em luminárias mais modernas. Cada um deles tem dimensões e soquetes diferentes e são utilizados para finalidades distintas, então, verifique as conexões da sua casa antes de efetuar a compra.

6. Cheque a dimerização

Por fim, a dimerização é a capacidade de controlar a intensidade do brilho da lâmpada — algo eficaz para economizar energia ou alterar a aparência visual do ambiente. Nem todas as lâmpadas de LED são dimerizáveis, então, verifique a embalagem na hora da compra por termos como “dimerizável”, “dimmable”, “dimmer”, “regulável” ou algo semelhante, que indicam tal capacidade.

7. Cheque a certificação do Inmetro

No Brasil, o Inmetro é o maior instituto de verificação da qualidade dos produtos. Ele realiza uma série de testes para verificar se o que está escrito na embalagem realmente corresponde às características do produto. Por isso, ao comprar uma lâmpada, não deixe de verificar se ela tem um selo do Inmetro, que certifica que ela passou em todos os testes.

Como vimos, a escolha pelo LED é a opção mais benéfica para a sua casa, por ajudar a economizar, garantir uma iluminação excelente e duradoura e ainda contribuir para um meio ambiente menos poluído.

Sem falar que, se utilizada como acessório de decoração, ela pode garantir um ambiente bem mais moderno e atraente! Ao analisar tudo isso, ficará bem mais fácil comprar lâmpada de LED para a sua casa.

Se ficou interessado, saiba que na Iluminim você encontra todos os tipos de lâmpadas para qualquer ambiente ou ocasião. Confira nossa loja virtual!