Tempo de leitura: 5 minutos

No comércio, a iluminação de fachada comercial é um dos fatores mais importantes para o sucesso do ponto de vendas. Afinal, ela traz vários benefícios para os seus clientes, permitindo que eles visualizem bem os produtos, sintam-se seguros e, ainda, motivem-se para as compras.

Por essa razão, seu negócio deverá contar com um projeto de iluminação muito bem feito, voltado para todas as necessidades do seu ramo de atuação e para a estrutura da sua fachada. Quer saber como isso é possível? Então acompanhe o nosso post!

Qual a importância da boa iluminação em fachada de loja?

Como explicamos brevemente na introdução, uma boa iluminação traz muitos benefícios para a sua loja. Vamos explorar os principais a seguir.

Maior visibilidade aos clientes

Uma boa visualização da fachada da loja, com produtos na vitrine, é determinante para que o consumidor tome a decisão de entrar no estabelecimento. Por isso, o projeto precisa ser muito bem elaborado e focado nas necessidades do varejo. A disposição das lâmpadas e a intensidade precisam ressaltar seus produtos sem pontos escuros ou excesso de luminosidade.

Além disso, todos os elementos da sua marca precisam estar presentes na fachada, como nome, logo e as cores de identidade visual. Eles também precisam ganhar bastante destaque para que as pessoas se lembrem da loja e a associem a determinados elementos. Essa é uma das principais estratégias de marketing, conhecida tecnicamente como branding.

Mais segurança

Um dos principais receios dos clientes é ser furtado após a compra de um produto. Por sua vez, a iluminação está intimamente ligada à sensação de segurança, pois realmente é capaz de inibir a criminalidade. Então, com um bom projeto, você pode fazer com que eles se sintam seguros naquele ambiente e não tenham medo de comprar o que quer que seja.

Isso também será essencial para a proteção do seu negócio. A maioria dos roubos em lojas acontece durante à noite, fora do horário do expediente. Desse modo, é mais fácil arrombar as estruturas sem que alguém note, explorando também as vulnerabilidades das câmeras de segurança no escuro. Consequentemente, os ladrões preferem abordar pontos com baixa luminosidade, pois isso garante a anonimidade.

Mais motivação para as compras

A iluminação pode ajudá-lo a explorar as sensações dos clientes, dando mais motivação para a compra. Não é à toa que muitos negócios investem em lâmpadas coloridas e piscas-piscas durante suas campanhas de promoção. Ela é capaz de chamar a atenção de pessoas que não estavam dispostas a comprar naquele momento, assim como o clima de animação pode impulsionar a decisão da compra.

Quais os fatores que podem orientar a iluminação da fachada?

Um projeto de iluminação não pode ser feito de forma amadora, há vários aspectos importantes que devem ser avaliados com a finalidade de cobrir todos os pontos e dar destaque aos elementos certos.

Sinalização da empresa

É preciso observar quais são os pontos mais importantes da fachada, onde ficam os elementos da marca e os expositores de produtos. Eles precisam ganhar um destaque em relação aos demais. Afinal, a luz é imprescindível para guiar a visão dos clientes. Certamente, eles olham na direção do foco das lâmpadas.

Estrutura do imóvel

A estrutura do imóvel também é determinante para uma boa escolha. Por exemplo, há lojas com dois pavimentos em que o segundo forma uma marquise que impede a chegada da luz do sol e da iluminação pública até sua fachada. Nesses casos, deve-se instalar luminárias no teto da cobertura para que haja uma intensidade adequada naquele local.

Da mesma forma, há fachadas com vidro espelhado, que refletem bastante qualquer tipo de luz. Nesse caso, apontar um foco de luz diretamente para a estrutura pode atrapalhar o conforto visual dos transeuntes, fazendo com que eles liguem a sua marca com algo negativo.

Localização

Por fim, é importantíssimo avaliar a localização. Há algumas regiões que não recebem muito investimento público em iluminação e, desse modo, você precisará compensar essa deficiência com um bom projeto próprio. Também, em locais com maior índice de criminalidade, deve-se investir muito em uma iluminação potente que cubra todos os pontos da fachada durante a noite.

Quais são os tipos de lâmpada e de luminárias mais adequadas?

Não há dúvidas de que o tipo de lâmpada mais adequada para as fachadas de loja são as LED. Elas contam com inúmeras vantagens sobre as demais. Primeiramente, elas têm várias opções de modelos e de potência luminosa de forma que você pode fazer um projeto muito mais detalhado e diverso.

Ademais, são muito mais econômicas do que os outros tipos. Então você não precisará ficar com receio de que os custos com energia se elevem muito, no caso de elaborar uma iluminação mais reforçada. Por fim, não podemos deixar de falar da variedade de modelos de luminárias de LED, o que traz mais funcionalidade e beleza ao projeto. Confira a seguir.

Fitas

As fitas são pequenos chips de LED dispostos um após o outro. Elas são bastante úteis para criar efeitos decorativos nas vitrines das lojas. Também, podem vir em cores variadas para serem utilizadas em eventos comemorativos, como promoções de época.

Arandela

As arandelas são luminárias que ficam dispostas nas paredes verticais das construções. Desse modo, podem ficar diretamente ligadas à fachada e oferecer um efeito decorativo bastante interessante, além de reforçar possíveis pontos cegos das outras lâmpadas.

Plafon

Os plafons são as luminárias de teto que ficam rentes à estrutura, isto é, não ficam pendentes. Elas são uma opção bastante interessante para aquelas fachadas de dois pavimentos em que o segundo pode atrapalhar a chegada de luz natural à parte debaixo.

Refletores

Os refletores serão os principais elementos para ajudar na segurança da sua loja. Afinal, eles são fabricados com uma potência luminosa muito maior e sua estrutura interna facilita o direcionamento do foco de luz. Podem ser instalados para dar destaque aos elementos de identidade visual da marca e, também, para reforçar a iluminação noturna, com a finalidade de dar mais segurança à construção.

Essas são apenas algumas opções, há diversos modelos disponíveis no mercado, os quais se adaptam perfeitamente às necessidades de cada tipo de fachada comercial. Por essa razão, você deve escolher um bom fornecedor, como a Iluminim. No nosso e-commerce, você encontrará a maior variedade de lâmpadas e luminárias LED do mercado. Todos os nossos produtos são certificados pelo INMETRO e contam com uma garantia ampla. Desse modo, você não precisará se preocupar com iluminação constantemente.

E, já que você se interessou por este assunto, que tal aproveitar para entender melhor como escolher a lâmpada de LED certa para seu projeto?