Tempo de leitura: 4 minutos

O LED é a abreviação em inglês para Diodo Emissor de Luz. Consiste em uma tecnologia de lâmpada de última geração, que está gradativamente substituindo as lâmpadas fluorescentes.

Basicamente, é um semicondutor que converte a eletricidade em iluminação de forma mais eficaz, econômica e segura, produzindo mais luz com menor quantidade de energia. Mas além disso, você sabe qual é a vantagem do LED automotivo em relação a outros faróis?

Com o intuito de esclarecer essa questão para você, falaremos sobre as 8 principais vantagens do LED automotivo. Vamos abordar ao longo do texto a economia de energia gerada pelo LED, a baixa emissão de calor, a facilidade de instalação, o fator sustentável do produto, o controle da intensidade do foco de luz, a maior resistência e durabilidade e o design inovador, além de personalização. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

1. Economia

Esse é o atributo mais requisitado quando o assunto é iluminação — e a lâmpada de LED tem ampla vantagem. Isso porque ela proporciona uma economia de até 80% em comparação com outros tipos de lâmpadas vendidas no mercado.  Tal fator ocorre por conta da estrutura da lâmpada, em que o diodo tem uma capacidade luminosa mais elevada, fazendo com que uma maior iluminação seja gerada com menos quantidade de energia.

Outro ponto que devemos destacar é que os faróis de LED, que em outros tempos eram conhecidos por seu alto preço, hoje apresentam produtos com valores muito em conta, além de uma alta durabilidade, o que torna a aquisição desses materiais muito interessante para quem pensa a curto e longo prazo.

2. Emissão de pouco calor

Um dos maiores problemas que os antigos faróis apresentavam, sejam eles fluorescentes ou incandescentes, era o excesso de calor que produziam durante a sua atividade. Esse calor era gerado devido ao processo que os faróis utilizavam, que além de luz, geravam muito calor — o que os tornavam bastante ineficientes.

Já os faróis de LED apresentam um diodo com boa capacidade luminosa, em que a energia é convertida quase que totalmente em iluminação, e quase nada em calor.

3. Facilidade de instalação

Um fator que costuma encarecer muito a instalação e manutenção das peças automotivas é a necessidade de mão de obra especializada. Com os faróis de LED isso não ocorre, pois eles são facilmente instalados e qualquer profissional do ramo consegue trabalhar com esse material sem maiores problemas. A manutenção, apesar de ser pouco necessária (devido à durabilidade do material), também é bastante simples de ser feita, o que ajuda a contribuir com o custo-benefício da peça.

4. Produto ecologicamente correto

O farol de LED não contém mercúrio, filamentos metálicos e sustâncias tóxicas na sua composição, o que faz com que esse produto não emita poluentes no meio ambiente. Além disso, o material pode ser reciclado após atingir o seu ciclo de vida.

Também pelo fato de gerar economia elétrica, o farol de LED pode ser classificado como um produto ecologicamente correto. Por não dissipar calor, o material diminui o consumo de energia, reduzindo os impactos no meio ambiente.

Além disso, o fato do farol de LED não gerar calor auxilia no melhor funcionamento de outros elementos do automóvel, como o ar-condicionado — que, por conta disso, utiliza menos energia para manter o interior do veículo na temperatura ideal.

5. Melhor controle da intensidade do foco da luz

Os faróis de LED apresentam uma função muito importante para a direção segura e confortável: o controle da intensidade do foco de luz, ou fluxo luminoso. Além disso, é possível variar a tonalidade do branco na iluminação e escolher o melhor tom para ser usada de acordo com cada ambiente em que o carro passa. As versões coloridas não podem ser utilizadas normalmente nas ruas, mas são liberadas em eventos esportivos, tornando-se um diferencial para os veículos nessas situações.

6. Maior resistência e durabilidade

Por conta da alta capacidade de iluminação que os faróis de LED apresentam, eles costumam durar até 25 vezes mais tempo do que os faróis incandescentes e até 3 vezes mais do que faróis fluorescentes. Dessa forma, um farol de LED sendo usado por 8 horas por dia pode durar até 17 anos. E não é só isso! Durante todo esse tempo, o farol sofre pouca alteração no brilho e qualidade.

Outro ponto a ser destacado sobre o farol de LED é a sua maior resistência a vibrações, o que faz com que ele não apresente falhas de transmissão, dispensando a necessidade de reatores para o ligamento. Com isso, o farol é acessado instantaneamente.

7. Design inovador

Além da funcionalidade e economia que o farol de LED garante, ele também apresenta um caráter estético bastante predominante. Por ser um produto moderno, os designers do produto apostam em inovação, criando um desenho arrojado e diferenciado.

Os modelos são compatíveis com praticamente com todos os sistemas de instalação e de fácil substituição. Há versões compactas com fachos de luz mais eficientes e funções específicas para cada modelo existente.

8. Possibilidade de maior personalização

Por fim, vale ressaltar que a colocação de lâmpadas de LED no veículo automotivo não são proibidas. Entretanto, é necessário fazer a regularização da alteração perante as autoridades competentes, de modo que a iluminação do farol não seja nem muito fraca e nem forte o bastante para ofuscar outros motoristas. Já os faróis de xênon são proibidos, sendo permitidos apenas em eventos automobilísticos.

Além disso, há outros elementos que podem ser de LED, como fitas de LED em diversos pontos do veículo (no interior ou embaixo, por exemplo). Outro local em que podem ser instaladas lâmpadas de LED são as garagens, que devem ser iluminadas de forma adequada, para evitar acidentes.

Após conhecer a vantagem do LED automotivo em relação aos outros tipos de faróis, considere comprá-lo para utilizar em seu automóvel. Vale ressaltar que é importante que sejam cumpridas as leis de trânsito, afinal, faróis muito luminosos podem ofuscar a visão de outros motoristas e causar acidentes.

Dessa forma, utilize esse produto com sabedoria, respeitando as leis e tenha maior economia, conforto e qualidade!

Agora que você já conhece a vantagem do LED automotivo em relação às outras opções do mercado, assine a nossa newsletter e receba mais informações como esta na sua caixa de entrada!