Em todos os ambientes há sempre um elemento primordial e na maior parte das vezes é a iluminação. Independente de se tratar de um ambiente interno ou externo, residência ou comércio, a luminária é uma grande aliada. Seja para trazer sensação de bem-estar, para complementá-lo ou também para adequar à decoração e ao estilo do local.

A iluminação é uma etapa fundamental para deixar o ambiente funcional, bem como, é um importante fator no processo decorativo. Esta etapa exige tempo e esforço, principalmente por que além de escolher as lâmpadas, os locais por onde serão instaladas e os componentes elétricos destinados à iluminação, deve-se também escolher o tipo de luminária que melhor se adapta a cada ambiente. Elas precisam ser eficientes, belas esteticamente e precisam combinar com toda a decoração.

Para qualquer projeto ou reforma que se pense em realizar, é necessário conhecer um pouco sobre os tipos de luminária e onde elas podem ser inseridas de forma mais adequada para harmonizar com o espaço. Confira abaixo os modelos existentes de luminária e suas funcionalidades.

Tipos de Luminária

Luminária de Mesa

As luminárias de mesa geralmente têm a função de suavizar a iluminação ambiente ou preencher os cantos mais escuros com luz. Na sala, geralmente há luzes nas laterais do sofá e ao lado das poltronas, pois tornam o ambiente mais confortável e agradável. Alguns modelos também são comuns nas mesas de estudo ou trabalho, ou até mesmo na mesinha de cabeceira para contribuírem com a leitura antes de dormir, para quem tem esse hábito.

Luminária de Teto

As luminárias de teto referem-se aquelas que fornecem iluminação uniforme em todo o ambiente. Luminárias embutidas como plafons ou spots, pendentes e lustres são modernos e bastante comum hoje em dia. Normalmente são os chamados modelos dicroicos, que são muito discretos, eficientes e econômicos. São muito versáteis e ficam bem em qualquer cômodo da casa, mas são especialmente utilizados em sala, quartos e cozinhas.

Pode lhe interessar: Conheça os principais tipos de plafon e seus melhores usos

Luminária Pendente

Os pendentes são encontrados em diferentes modelos, formatos e cores. São luminárias compridas, geralmente penduradas ao teto. Podem ser introduzidos em um ambiente como um feixe de pendentes conjuntamente um ao lado do outro, espalhados ou todos juntos a partir de um mesmo ponto de eletricidade. São comuns em mesas de jantar, bancos, mezaninos e mesinhas de cabeceira, pois além de deixar o visual mais moderno, aproveita-se melhor o espaço da mesinha de cabeceira.

Leia também: Qual a altura ideal para a instalação de pendentes?

Luminária de Parede

Elas são instaladas na parede e são tituladas de arandelas. Eles fornecem iluminação indireta e suave. São versáteis e podem projetar luz para cima, para baixo e/ou para os lados. Lembrando que também existem os balizadores de parede que configuram como luminária de parede. Ambas podem ser usadas ​​para decoração de interiores e exteriores. No interior, estão em locais utilizados para iluminar móveis, pinturas, peças decorativas, etc. No exterior, geralmente são colocadas em muros ou em varandas para auxiliar na iluminação.

Sugestão de leitura: Arandela: o que é, qual a melhor e tudo sobre essa luminária

Luminária de Chão

A luminária de piso ou de chão, já tem função decorativa nata, por seu design distinto, integrado no resto do espaço. Também existem os balizadores de chão que compõem essa iluminação secundária em áreas internas e externas. Elas são usadas ​​principalmente em salas de estar, varandas ou terraços fechados e podem iluminar poltronas confortáveis ​​para leitura. Eles também podem ser usados ​​como luzes de preenchimento em cantos mais escuros da sala de estar.

Luminária Solar

Funcionam com um pequeno painel solar instalado no seu interior, responsável pela conversão da energia solar em eletricidade. Com a ajuda de uma bateria e de um controlador de carga, a energia pode ser armazenada durante o dia, portanto, à noite, o iluminador acenderá automaticamente para iluminar o jardim, a garagem e até mesmo o interior da casa.

Saiba mais sobre energia solar em nosso post dedicado: Energia solar: como funciona esse método de produção de energia?

Luminária Industrial

Em suma, a luminária industrial é um sistema de iluminação projetado para a indústria. Portanto, vários setores têm requisitos diferentes com base nas operações que realizam. As luminárias industriais de boa qualidade oferecem grande fluxo luminoso em áreas internas de pontos comerciais, indústrias, galpões ou qualquer outra edificação. Além de proporcionar maior relação custo-benefício, a vida útil é até 25 vezes maior que a das lâmpadas de descarga (mercúrio, híbrida e de sódio), o que apresenta grandes vantagens por apresentarem excelente eficiência luminosa e consumo muito baixo de energia.

A compatibilidade das lâmpadas e dos equipamentos de iluminação é outro fator que merece sua atenção. Algumas luminárias aceitam apenas determinados tipos de lâmpadas. Portanto, antes de escolher uma lâmpada, verifique as especificações.

O modelo mais comum hoje é o LED. Além de ter alta durabilidade e ser mais econômica que outros tipos de lâmpadas, você também encontra os mais diversos modelos e formas.

Conforme vimos nesse post, a iluminação é a uma das partes mais importantes de um projeto, funcionalmente e esteticamente, não é mesmo? Para essa missão você pode contar com a Iluminim! No mercado de distribuição de iluminação LED há 10 anos, conseguimos atender os mais diferentes tipos de projetos e temos uma equipe especializada para dar o suporte necessário no momento da compra. Confie na líder!

Gostou de saber mais sobre os tipos de luminária? Então compartilhe nas redes sociais com seus amigos e deixe nos comentários qual modelo você mais gostou!