Tempo de leitura: 3 minutos

Que a lâmpada de LED é a opção mais econômica e eficiente do mercado você já sabe, certo? Além disso, ela tem baixa emissão de calor, não emite raios ultravioletas nem infravermelhos e é mais durável e reciclável.

O que talvez você não saiba é que existem vários tipos de LED, com tamanhos, cores e intensidades diferentes. E cada um deles tem uma função específica, vantagens e desvantagens. Então, quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e conheça alguns desses tipos e produtos que utilizam essa tecnologia!

Tipos de LED no mercado

LED comum

Esse tipo de luz é mais difusa, distribuída em encapsulamentos de plástico geralmente opaco, com pontos onde a luz é mais forte e outros onde ela é mais fraca. Essa lâmpada costuma ter uma formato de bulbo e diversas temperaturas, desde brancas azuladas e frias até as mais amareladas e quentes.

LED de alto brilho

Esse tipo de LED tem um brilho mais intenso que a de LED difuso e um encapsulamento transparente, com luz focada, concentrada em uma só direção e ângulo. Ele é comumente usado como sinalizador em projetos eletrônicos e tem várias cores.

LED RGB (tricolor)

Essa é uma lâmpada de alta tecnologia, podendo ser difusa ou transparente, e tem três cores: vermelho (R), verde (G) e azul (B), nas siglas em inglês. Essas cores podem ser acesas individualmente ou em conjunto, formando outras cores.

Produtos de LED

Além dos três tipos vistos anteriormente, a tecnologia LED ainda pode ser reproduzida em diversos produtos diferentes. Vejamos, então, alguns dos principais:

Fitas

Como o próprio nome já diz, tem o formato de uma fita, que pode ser adquirida em vários tamanhos. Dentro dela há LEDs minúsculos, que podem ser controlados em conjunto, acesos ao mesmo tempo, piscando ou variando as cores. Tem sido muito usada na decoração, iluminando bancadas e prateleiras.

Refletores

Os refletores LED podem ser usados em áreas internas ou externas. Ficam perfeitos em jardins, dando um efeito de luz e cor. São, também, bastante utilizados em ambientes profissionais, como fábricas, fachadas de lojas, estacionamentos, quadras poliesportivas etc, por conta da sua alta potência.

Spots

Os spots LED são modernos e estão cada vez mais populares entre arquitetos e designers de interiores, pois podem ser embutidos e oferecem uma luz sutil e direcionada, que deixa os ambientes mais aconchegantes. Pode ser instalado em tetos e forros de gesso, drywall ou madeira, principalmente na sala de estar, no hall e nos quartos.

Luminárias

As luminárias LED oferecem uma luz com foco fixo. Bonitas e elegantes, combinam com qualquer ambiente e estilo de decoração, pois são bastante discretas. No modelo plafon, a luminária pode ser encontrada nos formatos quadrado e redondo. Existem as mais finas — slim, para embutir no teto — e as de sobrepor, que não exigem recorte e podem ser aplicadas facilmente no concreto.

Lâmpadas

Se você já tem um bonito lustre ou precisa de abajures ou luminárias de mesa e de pé para completar a decoração, a melhor opção é comprar lâmpadas LED para colocar em todos esses pontos!

Além de serem mais econômicas, elas têm a vantagem de não esquentar e são mais seguras do que outros modelos, pois funcionam em baixa voltagem. Há vários formatos e tamanhos: bulbo, espiral, mini, milho, vela etc.

Como escolher

Como vimos, existem diversos tamanhos de LED. Os mais comuns, usados para residências, têm entre 3 mm e 10 mm. Sua luminosidade, porém, não depende do tamanho, mas dos seus lúmens: quanto mais elevados eles forem, mais luz a lâmpada emitirá e menor será o consumo de energia.

Enfim, o ideal é buscar conhecer todas as opções do mercado, pois ainda há outros tipos de LED, além dos que já citamos. Certamente, algum deles atenderá a sua necessidade! Procure um fornecedor especializado para melhor orientá-lo nessa escolha, ok?

E aí, ficou interessado e quer saber mais sobre LEDs? Então entre agora com contato com a Iluminim! Teremos prazer em lhe ajudar.