Tempo de leitura: 5 minutos

A substituição das lâmpadas comuns por dispositivos de LED na iluminação pública pode representar uma economia de até 85% no consumo das cidades e cerca de 40% nas contas públicas. Esses dados são de um estudo realizado pela Philips em parceria com o Climate Group que avaliou várias cidades ao redor do mundo, incluindo grandes centros como Nova York e Londres.

Ainda de acordo com a pesquisa, a iluminação de áreas públicas, atualmente, representa quase 20% do consumo mundial de energia elétrica e é responsável por 6% das emissões de gases de efeito estufa, o que insere o tema dentro das discussões sobre o aquecimento global.

Neste artigo falaremos sobre o processo de instalação das lâmpadas públicas, os modelos mais vantajosos e por que a tecnologia LED é a melhor opção para essa e outras funções de iluminação. Continue conosco e confira!

Quem é responsável pela iluminação pública?

iluminação pública é essencial para prolongar o período de atividades das cidades e garantir a segurança e a tranquilidade dos cidadãos durante a noite. Entretanto, ainda há muito a ser aprimorado em termos de eficiência e sustentabilidade.

A legislação brasileira esclarece que a iluminação pública é uma responsabilidade integral dos municípios que, em geral, cobram taxas para a manutenção do serviço embutidas na conta de energia elétrica.

Sendo assim, todos os processos envolvidos na iluminação urbana como instalação, substituição e compra de lâmpadas, assim como a manutenção da estrutura luminotécnica da cidade, são administrados pela prefeitura. Isso ocorre mesmo quando o acionamento e desligamento das luzes é controlado pela distribuidora da região.

O cidadão que deseja relatar problemas ou solicitar novas instalações em seu bairro deve, portanto, entrar em contato com a empresa responsável pela iluminação pública ou com a prefeitura da sua cidade.

Como é feita a instalação de uma luminária pública?

As lâmpadas de sódio já foram muito utilizadas em estacionamentos, clubes, áreas de eventos e também na iluminação pública. Esse uso em larga escala se deve ao fato de entregarem uma luminosidade muito maior e mais eficiente quando comparadas às lâmpadas domésticas.

O problema é que a sua vida útil é muito menor em relação às lâmpadas de LED, que, por sua vez, também entregam uma luz mais confortável e clara, ideal para tornar o ambiente mais agradável e seguro para as pessoas que utilizam o espaço.

Hoje, as luminárias LED são a solução mais moderna para a iluminar grandes áreas. Além das óbvias vantagens da sua tecnologia, os modelos atuais dispensam preocupações com bocais específicos e trocas constantes de lâmpadas.

Seu uso já é muito comum em áreas externas de clubes, shoppings e condomínios. Além disso, também são utilizadas em locais que exigem uma luminosidade mais forte para facilitar o trânsito de pessoas e veículos no período noturno.

A instalação de uma luminária pública, por outro lado, depende de uma série de procedimentos técnicos e de segurança estabelecidos pela concessionária responsável pelo serviço na região. Por isso, é um procedimento que só pode ser realizado por um profissional autorizado.

Quais os melhores tipos de luminárias públicas?

iluminação pública exige dispositivos duráveis com um fluxo luminoso capaz de iluminar ruas, calçadas, praças e estradas. Os modelos LED são a melhor opção do mercado e já estão sendo amplamente utilizados, pois entregam uma luz intensa e clara. Além dessas características, que são essenciais nesses espaços, elas praticamente não demandam manutenção. Confira as melhores opções abaixo!

Super LED

luminária pública Super LED é o modelo mais acessível da nossa lista. É fabricada em alumínio ultrarresistente e utiliza chips de LED modernos capazes de distribuir a luz de maneira potencializada em grandes áreas urbanas.

LED SMD

Com o melhor custo-benefício, a luminária pública LED SMD é a escolha certa para garantir segurança e economia em praças, ruas e estacionamentos. As maiores vantagens dos LEDs SMD são o alto brilho e o menor consumo de energia em relação a outros tipos de LED.

Ultra LED SMD

Para uma solução mais robusta, a luminária pública Ultra LED SMD é a melhor opção do mercado. Com um revestimento diferenciado e um chip de última geração, esse modelo de luminária entrega o melhor desempenho entre todos os modelos da nossa lista.

LED Solar

Última palavra em economia e sustentabilidade, as luminárias LED Solar já são muito utilizadas na iluminação de ruas e rodovias. A sua maior vantagem é a bateria embutida recarregável por energia solar, o que dispensa fiação e fonte de alimentação externa.

Que benefícios a iluminação LED pode trazer?

Já é fato conhecido que a tecnologia LED é a melhor opção em termos de eficiência, custos e sustentabilidade. Embora o seu valor de mercado seja um pouco mais alto em relação às lâmpadas convencionais, a economia no médio e longo prazo faz dela uma opção muito mais vantajosa.

Além disso, as lâmpadas de LED são beneficiadas por um forte apelo ambiental. São o único tipo de iluminação elétrica que não utiliza materiais prejudiciais à saúde e ao meio ambiente em sua composição. Como sua vida útil pode ultrapassar décadas e seu índice de falhas é mínimo, a poluição gerada pela produção, distribuição e manutenção dos produtos também é minimizada.

O estudo comentado no início do artigo foi apresentado no Fórum Global Compacto de Sustentabilidade da Rio +20, um dos maiores eventos organizados pela ONU, e também levantou outras informações relevantes sobre o impacto da tecnologia LED na iluminação pública.

O relatório revelou que os moradores das cidades avaliadas demonstraram preferência pelas luminárias LED. No Parque do Ibirapuera, em São Paulo, por exemplo, a visitação noturna teve um aumento de 30% após a substituição das lâmpadas.

Segundo a Philips, se apenas os Estados Unidos substituíssem toda a sua iluminação pública por LEDs, haveria um corte de 40% na demanda de energia e uma economia anual de US$53 bilhões. Portanto, não há dúvidas, a tecnologia LED é o presente e o futuro da iluminação e sua luz estará cada dia mais presente nas casas, ruas e empresas de todo o planeta.

Gostou do nosso artigo? Saiba que temos muito mais conteúdos exclusivos em nosso blog para tornar a sua vida melhor e mais sustentável. Continue conosco e descubra agora como fazer a instalação de lâmpada!