Em qualquer ambiente bem planejado, a iluminação e a decoração devem estar aliadas. Para isso, as tendências de iluminação seguem certos padrões de decoração de interiores. A combinação certa para um bom efeito de iluminação faz uma grande diferença em qualquer ambiente. Por exemplo, em grandes projetos, a iluminação artificial precisa ser consistente com a luz natural.

Entre as apostas de tendências de iluminação em 2021, inclui estilos como minimalismo e inspiração industrial, além de diversas tecnologias inteligentes que estão super em alta. Pendentes de metal em tons de cobre serão definitivamente apreciados, assim como tecidos naturais já podem ser vistos em diversos modelos de abajur.

Acompanhe mais detalhadamente abaixo as tendências que a Iluminim trouxe para você!

Tendências de iluminação

Quando o tema é iluminação, as tendências são diversas e sempre combinadas com designs e tecnologias em constante atualização. Confira as tendências de iluminação em 2021:

  • Iluminação Clean

O conceito de iluminação clean é uma das tendências principais em decoração e agora vem com tudo na iluminação em 2021 também. O projeto minimalista se concentra em “menos é mais”. Neste caso, o objetivo é não ver mais a própria luminária. Portanto, a fonte de luz pode estar escondida em perfis de LED, arandelas, luminárias de chão e luminárias de mesa, etc.

  • Iluminação integrada

Uma tendência que vem com tudo para 2021 é integração de ambientes, assim como a sua iluminação. Para isso, é preciso pensar em uma iluminação integrada nos projetos de ambientes, principalmente residenciais. Com a ajuda das tecnologias em iluminação, os profissionais podem integrar o ambiente de forma inteligente, para que essa separação seja bem definida. Essa tendência de ambientes integrados vem com a influência do estilo industrial.

  • Iluminação natural

Uma das tendências de iluminação em 2021 é a iluminação natural, uma ideia que está ganhando bastante força, pois cada vez mais pessoas sentem a necessidade de abrir suas casas para deixar a natureza entrar. Os ambientes que absorvem a luz natural tendem a ser mais leves e relaxantes, assim como iluminação branca quente pode promover harmonia e calma. O foco na eficiência energética criou essa necessidade. Janelas bem planejadas, texturas que favorecem o aproveitamento da luz natural já são visíveis em muitos projetos atuais.

  • Iluminação retrô

Outros países já adotaram essa tendência, e ela chegou no Brasil em cores fortes como o vermelho bordô e o verde musgo. Sua aplicação pode se concentrar na criação de um ambiente com aparência retrô. Para quem quer apenas melhorar um pouco o ambiente, a iluminação retro pode ser uma dica.

  • Iluminação com múltiplas funcionalidades

Além do controle remoto próprio para o sistema de iluminação, que já vem acompanhado de muitos produtos, a tendência em 2021 é proporcionar um ambiente estilizado a partir dos gostos e hábitos das pessoas. Diversas funções estão sendo criadas para facilitar ainda mais a rotina e as atividades no dia-a-dia.

  • Sustentabilidade e tecnologia

As casas inteligentes já se tornaram realidade, mas a tendência em 2021 é vincular a tecnologia ao desenvolvimento sustentável. Uma tendência que já ocorre no presente, são as luzes inteligentes controladas por aplicativos, por meio das quais você pode mudar a cor da luz, escurecê-la, escolher um tom de branco ou até mesmo acender a luz antes de ir para casa. Nesse sentido, os maiores lançamentos vão ser lâmpadas smart e luminárias HCL.

Tendência de luminária

O LED é uma iluminação complexa, de alta eficiência e baixo custo, e tem sido utilizada na fabricação de vários tipos de luminárias devido ao seu pequeno tamanho e fácil manuseio. A luz de alta intensidade emitida pela lâmpada LED aumenta seu uso e diversas luminárias usam luzes LED. Portanto, elas são complexos e podem fazer parte de diferentes ambientes, ainda mais se forem de diferentes formatos.

Acompanhe a seguir alguns modelos de luminárias que serão tendência em 2021:

  • Luminárias em formas curvas

Esse estilo traz formas curvas, de modo formatos redondos ou circulares e com muitas linhas, ou seja, formatos mais abstratos, podem ser usadas na sala de estar e de jantar. Elas já entraram no mercado e estarão totalmente operacionais em 2021.

  • Luminárias em formas geométricas

As formas geométricas lineares são uma das tendências da iluminação, garantem a elegância do ambiente e, por isso, podem ser encontradas em diversos tipos de lâmpadas. Pendentes quadrados e lustres retos são alguns exemplos de tais lâmpadas. As luminárias com este design podem ser feitas nos mais diversos tipos: de mesa, de piso, como pendente ou de parede.

  • Fontes de iluminação embutida ou invisíveis

Uma das principais tendências é instalar fontes de luz embutidas, prestando atenção à qualidade da iluminação. Existem luzes ou painéis de LED que podem ser instalados desta forma. Alguns exemplos de iluminação embutida incluem: balizadores de piso, lâmpadas spots e arandelas que podem serem integradas em paredes, e luminárias plafon para tetos.

E para saber qual luminária de LED comprar em 2021, confira esse post completo.

Tendência de lustres

O tempo dos reis e rainhas pode estar longe de atingir seu período mais glorioso, mas o lustre ainda é um sinal de luxo e sofisticação, mesmo que seja mais fácil para adquiri-los, devido ao seu preço mais acessível.

Para tendências de lustres, formas geométricas já são usadas, e por isso que em 2021 esses modelos vem com tudo. Uma estrutura esférica composta por bolas, cones e lustres clássicos com cristal, cúpula de vidro e muito cobre e rose gold.

A combinação de materiais também está aumentando, como lâmpadas incandescentes fixas e lâmpadas incandescentes com partes metálicas sobre base de madeira.

Leia esse post e aprenda como escolher um lustre para dar um toque especial ao seu ambiente!


Tendência de pendentes

Desde que o minimalismo se tornou uma tendência decorativa, ele nunca esteve desatualizado. Quem gosta de decorações limpas pode escolher obras mais modernas e inovadoras como pendentes em cone ou aramados, que possuem formas mais simples e compõem muito bem o ambiente simples e minimalista.

A tendência de iluminação em 2021 está mais focada na criação de um ambiente confortável. É sempre ótimo usar a tecnologia para deixar as casas mais modernas e inteligentes. Lembre-se, para todas essas sugestões, é necessário contratar um especialista para que seja realizada um projeto adequado ao seu espaço.

Gostou de conhecer as principais tendências de iluminação para 2021? Então, aproveite para ficar por dentro das novidades em iluminação e se inscreva na nossa newsletter!