Vai fazer uma reforma na sua casa ou apartamento? Então, você deve estar atento para as principais tendências de decoração para 2020. Chamamos de tendências aquelas estratégias que são comumente utilizadas por designers de ambientes e arquitetos para fazer com que um espaço tenha o melhor aproveitamento, e elas são tão diversas quanto pode imaginar. O uso de algumas texturas, estilos e materiais pode ser considerado uma tendência quando é abraçado pelo mercado e, em 2020, há muitas novidades em showrooms e decorados que você pode levar para a sua casa sem onerar muito mesmo uma reforma que já está em curso.

Quer conhecer essas tendências de decoração residencial em 2020? Confira a lista que preparamos para ajudá-lo a navegar por elas!

Fique de olho na iluminação

O que faz com que uma decoração tenha aspecto profissional? Materiais de qualidade são um ponto importante, bem como a usabilidade do espaço, mas o que realmente faz diferença para os olhos é a iluminação do ambiente. Por isso, uma das tendências de decoração residencial para 2020 é dar mais atenção aos pontos de luz que são instalados na sua casa ou apartamento.

Os pontos de luz podem fazer toda a diferença numa decoração, afinal, são eles que conduzem o nosso olhar pelo espaço e pelo mobiliário. Por isso, aposte em lâmpadas de LED, spots, arandelas e plafons para criar ambientes ricos em detalhes e cheios de charme.

Pense na iluminação dos seus espaços como um projeto à parte, que serve para complementar a estética escolhida para um ambiente e deixá-lo com cara de novo. Considere as entradas de luz natural e utilize as luzes artificiais para criar uma ambientação, seja focando em objetos de destaque, como quadros e esculturas, ou suavizando a rigidez do espaço e deixando-o mais amplo ao olhar.

São infinitas as possibilidades de customização da iluminação da sua casa que a deixarão não apenas mais agradável, mas também mais funcional. Muitos dos equipamentos utilizados para a customização de iluminação domiciliar, como os LEDs, têm um impacto na conta de luz e são um bom investimento para quem quer poupar com tarifas da rede elétrica.

Use estampas para tornar a sua decoração ainda mais única

Não sabe de que cor pintará as paredes do seu novo apartamento? Considere a possibilidade de utilizar o papel de parede, que vem com tudo em 2020 e pode transformar qualquer ambiente em um espaço completamente novo. Os papéis de parede agregam um benefício incrível para as decorações, que é a textura.

Com ele você poderá brincar com estampas, elementos em profundidade, desenhos e combinações geométricas que a pintura limitaria. Mas esse não é o único motivo para usar o papel de parede na sua decoração. O elemento facilita a limpeza da área, torna a obra mais curta e garante um acabamento muito bacana para o seu espaço.

Não gosta da ideia de usar papéis de parede? Então, coloque as estampas como protagonistas em outros itens de decoração, como forros de luminárias, almofadas e até móveis como o sofá.

Aposte nos móveis multifuncionais

Já ouviu falar nos móveis multifuncionais? Mesas que também ocupam o papel de bancadas, assentos que podem ser convertidos em pequenos baús e itens de decoração que mudam para atender a diversos usos dentro de uma residência podem todos ser considerados móveis multifuncionais e eles estão em alta para 2020.

Como os espaços em que vivemos estão diminuindo e com a metragem média dos apartamentos vendidos em grandes cidades como São Paulo sendo cada vez mais reduzidas, aproveitar bem o metro quadrado tornou-se uma necessidade. Com móveis planejados ou itens multifuncionais encontrados no mercado você pode fazer com que qualquer cômodo da sua casa sirva a mais de um propósito e tornar seu novo apê ainda mais confortável.

Leia Também: Decoração Escandinava: o que é e como utilizar esta decor!

Crie ambientes sóbrios com tom sobre tom

Quer deixar a sua casa com uma cara bem clean e minimalista? O tom sobre tom é a tendência para a qual ficar atento. Esse recurso de decoração se aproveita de vários elementos com tons idênticos ou parecidos para criar a impressão de que o espaço é menos compacto e denso do que ele de fato é.

Cores sóbrias, como os azuis e beges, são as que se saem melhor nessa tendência. Se for decorar um home office ou uma sala de descanso, ambientes que chamam a introspecção e combinam bem com essa paleta de cores, considere buscar inspiração em projetos monocromáticos para embelezar esses espaços.

Integre sustentabilidade a decoração da residência

O Do It Yourself (ou DIY), tendência em que o morador utiliza as próprias habilidades para reaproveitar materiais que tem a disposição, está em alta há alguns anos, mas nunca foi tão sustentável quanto em 2020. Agora que toda uma geração que cresceu familiarizada com o conceito de aquecimento global está saindo da casa dos pais, a tendência do reuso e da ressignificação de objetos também está em alta.

Olhe ao redor para descobrir itens que não precisam ser descartados na reforma do apartamento e procure ideias na internet e em publicações da área sobre como customizá-los. Em muitos casos, coisas simples como um espelho herdado da avó ou um par de botas que não se usa mais precisam apenas de um pouco de cor e acabamento para se transformarem em peças irresistíveis e comporem ambientes.

A decoração sustentável não precisa fugir de outras tendências para se encaixar. Com criatividade é possível incluí-la em ambientes com tom sobre tom ou estampados, sem precisar se preocupar com o item não se encaixar no tema de um espaço.

Tendências de decoração não são uma regra: não há nenhum motivo pelo qual você não deva incluir suas próprias ideias em um projeto e customizá-lo para ficar com a sua cara. Todavia, utilizá-las como base para se orientar durante a reforma vai ajudá-lo a chegar a um bom resultado com menos esforço. Portanto, é importante ficar atento para o que diz o mercado e o que outros profissionais estão fazendo em decoração.

Gostou de conhecer essas tendências de decoração para 2020? Siga a Iluminim nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) e continue acompanhando as nossas postagens.