Tempo de leitura: 3 minutos

Agora que você já conhece os tipos de iluminação led ideais para cada tipo de ambiente, iremos te dar algumas dicas de como usar o spot led e também de como fazer uma instalação rápida e segura, garantindo assim o melhor resultado no final.

Confira logo abaixo!

Como usar?

Quando trabalhado corretamente, o spot led proporciona ao ambiente um estilo mais moderno e aconchegante. Isso independente da função que irá exercer, seja como uma iluminação decorativa, iluminação direta ou até mesmo indireta.

Neste caso, o importante é que se respeite o espaçamento mínimo necessário (entre 75 cm e 1 m) para que se tenha um efeito mais harmônico. Essa medida irá variar de acordo com o seu projeto e o seu interesse. Seguindo essa dica, você irá garantir que seu ambiente não fique pesado e nem com muitos espaços vazios.

Pronto para começarmos? Vamos lá! Mas antes desligue a energia no quadro.

Como instalar o Spot Led?

1. Marque o teto

Para que se tenha um efeito mais atraente, temos de considerar um afastamento da parede. Marque com um lápis uma reta onde serão instalados os spots leds, de forma que fiquem de 20 a 30 cm distantes da parede.

Agora, com a ajuda de uma trena, meça o espaço total em que irão ficar os spots led. A conta que iremos fazer nos dará o espaço necessário entre um spot e outro. O cálculo é bem simples: pegue o espaço total e divida pelo número de spot led que irá instalar mais um.

(Espaço total) / (Número de Spot Led + 1).

2. Fure o teto

Nessa etapa, você irá usar a serra copo. Para ficar bem alinhado, centralize a ponta da serra copo na marcação que você fez no teto.

3. Prepare os fios

Logo atrás do gesso estarão dois fios, o neutro (azul) e o fase (retorno do interruptor). Utilize um alicate para desencapá-los. Isso mesmo, desencapar, não é para cortar.

4. Conecte o soquete

Conecte os fios da instalação elétrica (neutro e o fase) no soquete do spot. Lembre-se de isolar com fita isolante ou com um conector, o que for mais fácil para você.

5. Prepare o spot

Alguns modelos de spot led já vem instalados. Entretanto, se o seu não estiver instalado, encaixe as presilhas nas laterais do spot. São elas que irão segurar o spot no gesso na hora da instalação.

6. Monte o spot

Agora é só juntar o spot com a lâmpada.

7. Conecte o spot

Nesta etapa, você precisa segurar o soquete saindo do furo. Depois, é só encaixar os pinos da lâmpada por dentro, fixando assim o spot na instalação.

8. Encaixe o spot

Está quase pronto! Agora é só levantar as presilhas de cada lado e encaixar o spot dentro do furo. Um detalhe importante: não se esqueça de empurrar os fios antes de encaixar o spot.

Viu como é bem simples e rápido? Entretanto, atenção e cuidado nunca é demais!

Vale lembrar que o spot led é perfeito para decoração e apresenta um resultado surpreendente. Porém, se a sua intenção é uma iluminação mais ampla, deve-se trabalhar com outros tipos de led. Atualmente, existem diversos modelos com a tecnologia led, até mesmo um tubular!

Chamamos de “lâmpadas de led” apenas por um senso comum, mas led não é uma lâmpada propriamente dita. A tecnologia utilizada no led é bem diferente das lâmpadas incandescentes. Essa nova tecnologia em específico converte energia elétrica em luz dentro de um material de cristal sólido.

Se você gostou das dicas de hoje, siga-nos no Facebook e no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, tudo em primeira mão!