Agora que você já conhece os tipos de iluminação led ideais para cada tipo de ambiente, iremos te dar algumas dicas de como usar o spot LED e também de como fazer uma instalação rápida e segura, garantindo assim o melhor resultado no final.
Confira logo abaixo!
Como usar?
Quando trabalhado corretamente, o spot led proporciona ao ambiente um estilo mais moderno e aconchegante. Isso independente da função que irá exercer, seja como uma iluminação decorativa, iluminação direta ou até mesmo indireta.
Neste caso, o importante é que se respeite o espaçamento mínimo necessário (entre 75 cm e 1 m) para que se tenha um efeito mais harmônico. Essa medida irá variar de acordo com o seu projeto e o seu interesse. Seguindo essa dica, você irá garantir que seu ambiente não fique pesado e nem com muitos espaços vazios.
Pronto para começarmos? Vamos lá! Mas antes desligue a energia no quadro.
Como instalar o Spot Led?
1. Marque o teto
Para que se tenha um efeito mais atraente, temos de considerar um afastamento da parede. Marque com um lápis uma reta onde serão instalados os spots LED, de forma que fiquem de 20 a 30 cm distantes da parede.
Agora, com a ajuda de uma trena, meça o espaço total em que irão ficar os spots LED. A conta que iremos fazer nos dará o espaço necessário entre um spot e outro. O cálculo é bem simples: pegue o espaço total e divida pelo número de spot LED que irá instalar mais um.
(Espaço total) / (Número de Spot LED + 1).
2. Fure o teto
Nessa etapa, você irá usar a serra copo. Para ficar bem alinhado, centralize a ponta da serra copo na marcação que você fez no teto.
3. Prepare os fios
Logo atrás do gesso estarão dois fios, o neutro (azul) e o fase (retorno do interruptor). Utilize um alicate para desencapá-los. Isso mesmo, desencapar, não é para cortar.
4. Conecte o soquete
Conecte os fios da instalação elétrica (neutro e o fase) no soquete do spot. Lembre-se de isolar com fita isolante ou com um conector, o que for mais fácil para você.
5. Prepare o spot
Alguns modelos de spot LED já vem instalados. Entretanto, se o seu não estiver instalado, encaixe as presilhas nas laterais do spot. São elas que irão segurar o spot no gesso na hora da instalação.
6. Monte o spot
Agora é só juntar o spot com a lâmpada.
7. Conecte o spot
Nesta etapa, você precisa segurar o soquete saindo do furo. Depois, é só encaixar os pinos da lâmpada por dentro, fixando assim o spot na instalação.
8. Encaixe o spot
Está quase pronto! Agora é só levantar as presilhas de cada lado e encaixar o spot dentro do furo. Um detalhe importante: não se esqueça de empurrar os fios antes de encaixar o spot.
Viu como é bem simples e rápido? Entretanto, atenção e cuidado nunca é demais!
Vale lembrar que o spot LED é perfeito para decoração e apresenta um resultado surpreendente. Porém, se a sua intenção é uma iluminação mais ampla, deve-se trabalhar com outros tipos de LED. Atualmente, existem diversos modelos com a tecnologia LED, até mesmo um tubular!
Chamamos de “lâmpadas de led” apenas por um senso comum, mas LED não é uma lâmpada propriamente dita. A tecnologia utilizada no LED é bem diferente das lâmpadas incandescentes. Essa nova tecnologia em específico converte energia elétrica em luz dentro de um material de cristal sólido.
Se você gostou das dicas de hoje, siga-nos no Facebook e no Instagram e fique por dentro de todas as novidades, tudo em primeira mão!
Gostaria de entender melhor as coisas não batem.
Tinha uma lampada de led de 12 watts no meu quarto resolvi dar uma incrementada e trocar por uma fita de led colorida 5050 que segundo a informação dada da 14,4 watts nos dois metros do kit.
Acendo o kit na cor branca fria com toda intensidade e não tenho a mesma luminosidade da minha lâmpada de 12 watts pode esclarecer este fato.
Algo não bate 14 watts deveria ter uma luminosidade maior que os 12 Watts da minha lâmpada.
Grato
Ney
Oi Ney, tudo bem?
Agradecemos sua interação <3
Então Ney, o que acontece. As fitas LED primeiramente não são recomendadas para iluminação e sim para decoração. Um dos motivos de você ter notado essa diferença é por que o foco de iluminação das fitas LED são dispersos, sendo assim, a iluminação percebida não é tão alta de fato :/
Com esse foco disperso, o raio de alcance da luminosidade também não é tão significativo. Sendo assim, você não terá o mesmo resultado de uma bulbo. Seria basicamente a mesma coisa que você utilizar um plafon no jardim, não surtiria o devido efeito mesmo sendo uma potência maior que um refletor MicroLED 10w, 20w.
Espero ter lhe ajudado.
Qualquer outra dúvida é só falar. 🙂
Atenciosamente,
Maria Eduarda.
Olá
Qual a melhor iluminação de led para ser colocado em um cortineiro e sanca?
Olá Ricardo, tudo bem?
Agradecemos sua interação!
Há diversas opções de produtos LED para sanca, mas as opções mais utilizadas são as fitas de LED, os spots LED e plafon LED.
Você pode consultar essas opções no nosso site: http://www.iluminim.com.br
Qualquer outra dúvida, estamos a disposição!
Atenciosamente, Maria Eduarda.