Tempo de leitura: 3 minutos

Está procurando por uma forma de iluminar a sua casa com modernidade? Uma boa escolha é utilizar spot de trilho. Nessa iluminação, as barras eletrificadas ficarão a mostra e as lâmpadas podem ser voltadas para várias direções. É uma excelente forma de renovar a decoração, aplicando um estilo descontraído aos cômodos. 

Os spots de trilho ficam bem em todos os ambientes, mas alguns truques e dicas vão ajudar você a utilizá-los de maneira correta e harmoniosa. Confira! 

O que é spot de trilho?

O spot de trilho é aquele em que as lâmpadas ficam presas a uma barra eletrificada, ou seja, dentro dela passam os fios de energia. Outra característica é que você pode mover as luzes conforme a disposição dos seus móveis.

Ao optar por esse tipo de iluminação, você terá uma atmosfera com luzes indiretas e foco em determinados pontos. 

As barras comportam quantas lâmpadas você desejar. É possível comprar as peças prontas ou obter a barra e os spots e fazer você mesmo a instalação.

A grande vantagem é ter um novo projeto luminotécnico sem precisar fazer muitos furos no teto e grandes instalações. Além disso, será necessário apenas um ponto de eletricidade.

Como usá-lo na decoração?

Um bom truque para disfarçar e deixar o ambiente com ar mais arrumado é usar a barra da mesma cor do teto. Agora, se você busca um estilo mais industrial, moderno ou urbano, explore os trilhos pretos, cromados e até de cobre — deixar uma barra aparente dará um aspecto mais descontraído ao local.

Lembre-se sempre de direcionar os spots para locais onde você precise de mais iluminação, como a bancada da cozinha, penteadeira, escrivaninha ou dentro do guarda-roupa. A luz também pode ser utilizada para destacar peças importantes, como uma escultura ou obra de arte.

Por fim, cuidado para não a deixar diretamente nos olhos das pessoas. Além disso, utilize uma quantidade adequada de spots para que o local não fique claro ou escuro demais.

Como instalar o spot de trilho?

Existem duas formas de usar o spot de trilho: comprando um pronto ou fazendo um personalizado. No pronto, é só encontrar o modelo que mais lhe agrada e instalar no lugar onde ficava a lâmpada no teto.

Porém, fazer um personalizado proporcionará mais liberdade para clarear o ambiente. Nesse caso, você vai precisar comprar uma barra eletrificada ou eletrocalha. Ela é vendida em metro, então faça a medição na sua casa. Depois disso, você precisará dos spots, que são vendidos por unidade em lojas de iluminação e elétrica.

Na hora da instalação, se você entender um pouco de elétrica, não tem segredo: desligue a energia geral da casa, ligue tudo na eletricidade e depois os spots no trilho. Atente-se para a posição dos móveis na hora de definir o local de cada lâmpada, já que é isso que garantirá uma boa iluminação decorativa.

Para fixar a eletrocalha no teto, você precisará de furadeira, bucha e parafusos. Caso não entenda sobre instalação elétrica ou não saiba manusear uma furadeira, o mais recomendado é chamar um profissional.

Onde e como comprar?

Todos os materiais elétricos e de iluminação podem ser encontrados em lojas especializadas. Na Iluminim, por exemplo, você pode adquirir um kit com o trilho eletrificado e todos os itens para instalação, além dos spots. Tudo isso, nas cores branca ou preta e de fácil instalação.

Iluminar a sua casa com spot de trilho é uma boa forma de modernizar o ambiente. É preciso apenas ter cuidado para combiná-los com o estilo da decoração.

Quer aderir a essa ideia? Então, visite o site da Iluminim e veja os produtos que você vai precisar!