Tempo de leitura: 4 minutos

A iluminação é a etapa final das obras, além de ser a responsável por encantar e destacar os elementos utilizados no ambiente. São vários modelos para aprimorar os projetos luminotécnicos e obter os efeitos esperados, e um dos mais utilizados é o spot de luz.

O spot, normalmente utilizado para destacar elementos ou regiões, mas pode ser aplicado de diferentes formas e proporcionar diversos resultados. Os efeitos de luz proporcionados por eles geram pontos focais de destaque. E então, você já sabe como dispor os spots no ambiente? Confira aqui maiores detalhes e dicas para aplicar o spot de luz em sua decoração!

O que priorizar no projeto de iluminação?

O projeto é muito importante, pois considerará o calculo e distribuição dos spots de acordo com a intensidade de luz necessária, tonalidade mais agradável ao ambiente e pontos de destaque.

Escolha peças que combinem com a decoração e que iluminem suficientemente o ambiente. Uma dica prática para o pré-dimensionamento de quantidade de pontos de luz é a seguinte:

  • meça as dimensões do ambiente;
  • multiplique a área por 16.

Por exemplo: um quarto de 10 m², multiplique 10 x 16: nesse caso, o quarto precisará de 160 watts para sua iluminação. Depois de obter o valor médio de watts, verifique quantos watts cada spot terá e faça a distribuição das peças de acordo com sua capacidade média. Verifique quais pontos demandarão mais iluminação e pontos focais de destaque!

Quais são as opções de spots disponíveis?

As opções disponíveis no mercado são as mais diversas e por que não combinar vários itens para compor a iluminação de seu ambiente, não é? Confira aqui os tipos mais usuais de spots comercializados. Antes de escolher a melhor opção, lembre de verificar a certificação do spot junto ao Inmetro e a garantia fornecida pelo fabricante.

Spot de luz

Os spots de luz, são direcionáveis e muito versáteis. É possível encontrar os itens em diversas opções de formato e modo de utilização. Confira, a seguir, as opções mais comuns:

  • spot de luz embutido: os spots embutidos são comumente instalados em sancas, móveis e prateleiras, e proporcionam um efeito aconchegante ao ambiente;
  • spot dicroica de LED: as peças estão disponíveis para uso em móveis e detalhes em gesso, com intensidade variável, são vendidas com o kit completo com reator, presilhas, suportes e lâmpadas;
  • balizador de LED: outro tipo de spot de luz é o balizador, o item com ângulo de luz diferente é ideal para proporcionar um efeito agradável e indicativo. Muito utilizado em escadas, ambientes externos, jardins, piscinas ou regiões de passagem;
  • mini spot: o mini spot é uma peça delicada, muito utilizada em móveis ou ambientes pequenos como banheiros, proporciona iluminação direcionada e de efeito;
  • spot cristal LED: as peças de cristal são mais clássicas e refletem a luz de forma diferenciada. O jogo de luz e sombra, cria um efeito aconchegante e torna o ambiente único;
  • spot de luz de trilhoa solução muito utilizada no estilo industrial, é uma tendência arquitetônica atual. O estilo valoriza as instalações aparentes e com uma pegada mais descolada é o preferido do momento. O trilho permite flexibilidade, uma vez que os spots podem ser movimentados, alterando o direcionamento focal da iluminação;

Quais são as vantagens no uso de spot de luz?

Os spots possibilitam iluminação de destaque em pontos específicos do ambiente. O faixo de luz pode ser mais ou menos definido, detalhe que será especificado de acordo com a preferência do cliente ou dos elementos em evidência na ambientação.

Os spots também podem ser usados como alternativa em iluminação indireta. É importante selecionar e dispor os itens de acordo com o layout de móveis e elementos de decoração, como quadros e estátuas.

Como são elementos versáteis, duráveis e permitem inúmeros usos, os spots são uma escolha de ótimo custo-benefício para obra!

Como usar em projetos residenciais?

Os spots de luz são os queridinhos de vários ambientes. Nas composições com luminárias, plafons de embutir e sobrepor, asseguram um resultado minimalista e moderno. Cada ambiente será pensado individualmente, mas observe algumas dicas gerais para disposição dos pontos de luz:

  • sala de jantar: uma boa ideia é utilizar pontos de luz específicos sobre a mesa de jantar, o destaque ao elemento de mobiliário principal reflete a delicadeza do ambiente e valoriza os detalhes;
  • cozinha: na cozinha é necessário que as bancadas de trabalho sejam bem iluminadas, aproveite os trilhos de spot para possibilitar flexibilidade e direcionar os faixos de luz específicos de acordo com o uso do ambiente;
  • quarto: o quarto deve ser o lugar mais aconchegante da casa, por isso, a iluminação indireta e suave é a mais indicada. Aposte em spots com menor intensidade luminosa e aproveite os momentos de descanso;
  • banheiro: no banheiro verifique a iluminação geral, considere pontos focais no espelho e utilize mini spots nos móveis.

Como usar em projetos comerciais?

Os ambientes comerciais, como lojas, sempre buscam destaques para vitrines e itens em exposição e, nesse aspecto, os spots de luz são ótimos aliados na composição. Utilize peças com maior intensidade luminosa, a fim de garantir que os produtos sejam valorizados e lembre que os destaques podem ser garantidos também no interior da loja, com pontos focais em produtos específicos.

Nos escritórios e ambientes específicos, os pontos de luz serão dispostos e dimensionados de acordo com a necessidade individual. Invista no estilo industrial e nos trilhos de spot, desta forma, seu ambiente será iluminado e permitirá mudanças de layout sem comprometer o efeito de luz desejado.

Como vimos, os pontos de luz serão os grandes responsáveis pelo destaque e embelezamento de sua casa ou ambiente corporativo. Por isso, é importante que sejam pensados como um todo e em conjunto com os móveis e itens de decoração do ambiente.

Aproveite a iluminação de efeito e os detalhes que só o spot de luz possibilita para sua obra! Confira esses e muitos outros produtos em nosso site. E sabe qual a melhor parte? Nossos produtos têm certificado de qualidade, garantia e um preço muito amigo, não perca!