Você sabe quais as vantagens de instalar sensor de movimento na sua casa? Se sim ou se não, tenho certeza de que a leitura deste texto vai ajudar você a ter a certeza do porquê você deve investir nessa peça. Combinando praticidade e economia, os sensores são dispositivos com ótima relação custo benefício, além disso, você pode encontrar diversos modelos que, facilmente, se adaptam em ambientes externos ou internos. Então, vamos descobrir um pouco mais sobre eles? Segue a leitura!

Sensor de movimento: o que é?

iluminação

Os sensores de movimentos são instrumentos capazes de detectar movimentos em ambientes iluminados ou ambientes onde há ausência de luz. O dispositivo é integrado com um sensor e um componente que alerta o usuário sobre o movimento naquele ambiente.

Onde o sensor de movimento pode ser instalado?

iluminação

O sensor de movimento pode ser instalado em ambientes internos e externos. Você pode instalá-lo no corredor, na garagem, no jardim, no portão, hall de entrada, na portaria do prédio, entre outros locais.

Sublinhando que é interessante a instalação naqueles locais onde há circulação de pessoas, mas não frequentemente. O sensor de movimento para luz evita que determinada lâmpada fique ligada, constantemente, sem que haja alguém naquele local e, ao mesmo tempo, garante que, quando houver alguém, haverá luz.

Existe alguma diferença importante entre os tipos de sensores de movimento?

iluminação

Sim, é importante que você fique atento nas diferenças para escolher o modelo que melhor se encaixa às suas necessidades. Existem sensores ativos e passivos:

Sensor ativo:

É composto por dois dispositivos, um que emite luz infravermelha e outro que a recebe. Esse sinal é comparado constantemente entre o tempo da emissão e o do recebimento do feixe. Quando há alguma diferença entre esses tempos em comparação com o padrão isso significa que algum objeto se interpôs sobre a luz. Por serem mais complexos, costumam ser utilizados em ambientes onde se deseja uma maior segurança.

Sensor passivo:

O dispositivo faz uma leitura das mudanças da luz infravermelha no ambiente monitorado, não emitindo luz vermelha. A lógica é a seguinte: parte-se do princípio que corpo humano é um corpo quente, sendo assim, emitirá luz infravermelha ao passar diante do sensor, fazendo com que se perceba a sua presença. Por serem mais simples, costumam ser utilizados em ambientes residenciais.

Sensor de presença, o que é?

iluminação

Os sensores de presença são pequenos aparelhos instalados na parede ou no teto os quais identificam o movimento dentro de determinado raio de alcance. Quando a presença de alguém é detectada aciona-se um circuito que pode, por exemplo, ligar lâmpadas ou outros aparelhos no local. Tanto o sensor de presença externo quanto o sensor de presença instalado na parte interna são eficazes.  

Qual a diferença entre sensor de movimento e sensor de presença?

iluminação

Ambos possuem as mesmas funções, mas o sensor de presença é muito mais sensível, já que pode detectar até mesmo movimentos muito pequenos. Sua instalação é ideal em ambientes que apresentam baixa movimentação.

Qual tipo de lâmpada devo instalar junto ao sensor?

iluminim

Esse é um ponto importante, porque a escolha errada da lâmpada pode gerar inconvenientes. A lâmpada LED possui tecnologia mais avançada, apresentando excelente sobrevida e resistindo bem quando acendidas e apagadas. Sendo assim, pela maior durabilidade, é a melhor opção.

E aí?!

Gostou das dicas de hoje? Não perca tempo e veja as diferentes opções de sensores de movimento e sensores de presença no nosso site. A Iluminim está esperando por você!