Tempo de leitura: 3 minutos

Você tem o hábito de realizar a limpeza de sofá regularmente? Se ainda não tem, saiba que ele pode estar repleto de microrganismos perigosos para a saúde. Sem contar que, sem cuidados, o móvel tem sua vida útil reduzida. Por fim, não custa lembrar que um sofá não é exatamente um item barato, concorda?

Para deixá-lo mais seguro, bonito e durável, a limpeza é sua aliada! Principalmente no caso de móveis de tecido, que acumulam ainda mais sujeira nas fibras do que os de couro. Se ainda tem dúvidas, acompanhe e veja alguns motivos para se preocupar com a limpeza do seu estofado!

Combate a bactérias

O primeiro e principal motivo pelo qual a limpeza de sofá deve ser feita regularmente é o combate a bactérias. Mesmo que os moradores da casa não tenham o hábito de se alimentar na sala de estar, não se engane: as bactérias se proliferam mesmo em tecidos aparentemente limpos.

A melhor forma de evitá-las é higienizar o estofado semanalmente com o aspirador de pó e produtos próprios. A cada seis meses, porém, uma lavagem de sofá profunda e profissional é importante para que também seja feita a desinfecção. A saúde da sua família agradece!

Eliminação de ácaros

Ácaros são aqueles bichinhos que vivem, sobretudo, na poeira. Por isso, seus lugares preferidos são fronhas, tapetes, cobertas e, é claro, sofás! Eles são os grandes responsáveis por irritações respiratórias, como ardência no nariz e tosses secas, lado a lado com os pelos de animais domésticos.

O problema é ainda mais sério quando se tem crianças ou idosos em casa. Afinal, eles são mais vulneráveis a doenças respiratórias e alergias, já que têm o sistema imunológico mais frágil em relação aos adultos.

A limpeza regular do sofá é uma forma direta de combater os ácaros, retirando o excesso de pó e, com ele, os temíveis aracnídeos microscópicos também. Por isso, podemos dizer que essa é uma maneira de cuidar da saúde de quem a gente mais ama!

Aumento da vida útil do sofá

Vem cá: você não passa um tempão escolhendo o sofá dos sonhos para perdê-lo rápido, certo? A ideia é que esses móveis durem vários anos. Agora, sabia que a falta de limpeza faz com que o móvel se deteriore mais rápido? É isso mesmo!

Os estofados têm a vida útil reduzida pela falta de cuidado regular. Os tecidos mofam, os odores desagradáveis ficam impregnados e, na hora de lavar, é preciso usar produtos mais agressivos para dar conta de tanta sujeira. Por isso, a limpeza de sofá precisa ser parte de uma rotina.

Bem-estar potencializado

Por fim, móveis limpinhos também contribuem para o bem-estar dos moradores. Quem não gosta de chegar em casa depois de um dia corrido e se acomodar em um sofá aconchegante, bonito, cheiroso e limpo, não é? Além do mais, a estética da sala de estar fica muito melhor com um estofado bem-cuidado.

E aí, convencido de que a limpeza de sofá é essencial? Pois é: um móvel sujo fica feio, com odores desagradáveis e ainda pode desencadear problemas de saúde nos moradores da casa. Por isso, tenha uma rotina de limpeza regular e não hesite em contar com ajuda profissional para uma higienização mais profunda de tempos em tempos.

Quer aprender dicas de limpeza para seus estofados? Então, siga o conteúdo nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube e especialize-se!