Tempo de leitura: 3 minutos

Promover medidas para zelar o seu patrimônio é fundamental no controle de roubos e furtos. Câmeras de segurança são uma ótima opção para isso!

Quer saber como montar um sistema CFTV para realizar o monitoramento de sua residência? Preparamos este artigo, que lhe ajudará a potencializar a segurança da sua família. Confira!

Quais são os equipamentos necessários para um sistema CFTV?

Para que realmente atinja seu propósito e garanta a segurança, o sistema CFTV é constituído de alguns equipamentos importantes. Saber quais são e atentar a alguns detalhes é fundamental.

Escolher o tipo de câmera

As câmeras são responsáveis pela captura das imagens pelo sistema. Por isso, para escolhê-las, é importante verificar o ambiente que ela vai filmar e sua iluminação.

Considerar se é uma área interna ou externa, qual o alcance que você pretende gravar, e se o equipamento atende a esses requisitos, é fundamental para ter imagens nítidas. Também é válido investir em iluminação de qualidade, potencializando a captura.

Definir o tipo de DVR

Depois de um monitoramento por câmeras feito adequadamente, é preciso gravar e gerenciar todo o conteúdo produzido. Para isso, é fundamental a utilização de um equipamento DVR.

Existem opções com 4, 8, 16 e 32 canais, e o recomendado é que sobre pelo menos uma entrada. Porém, para complementá-lo, será preciso um disco rígido para o armazenamento.

Estabelecer o tipo de cabo

Para integrar as câmeras ao equipamento DVR, todo o cabeamento é requerido. A fim de escolher a melhor opção, considere a distância que eles precisam percorrer e saiba que aqueles de maior comprimento tendem a ser mais rígidos. São dois modelos: o UTP e o Coxial. As maiores diferenças são de quantidade de saídas e maleabilidade.

Eleger a fonte

A fonte é responsável por fornecer energia para as câmeras. Elas podem ser individuais, sendo instaladas cada uma em um dispositivo, ou todas as filmadoras são conectadas em uma única fonte geral.

Como montar um sistema CFTV?

Existem 3 etapas que devem ser feitas para conseguir instalar o seu sistema CFTV com qualidade. Segui-las, de forma a estruturar o seu monitoramento, garante que todos os detalhes importantes sejam considerados. Acompanhe!

Cabeamento

  • O fio precisa ser disposto de modo a não prejudicar as imagens, transmitindo-as com nitidez. É preciso respeitar uma distância de 30cm entre os cabos e a linha da energia.
  • Se utilizar cabos RGC – 59, mantenha-os com comprimento inferior a 130 metros. Já no caso dos fios RG – 59/U, o limite é 230 metros.

Câmeras

  • Prenda as câmeras com o suporte na parede, apontando-as para a direção adequada.
  • A energia fornecida depende das entradas. Assim, verifique as polaridades, e se os terminais são positivos ou negativos.
  • Utilize conectores para acoplar os cabos à fonte de energia.

Vale ressaltar que, por questões de segurança, é preciso utilizar equipamentos adequados que evitam descargas elétricas, pois todo o processo é passível de gerar incidentes. Sapatos de borracha e demais apetrechos são necessários.

Monitoramento

  • O monitoramento requer espaço adequado para acontecer. Separe uma estrutura e indexe a fonte próxima a esse terminal.
  • As fontes precisam estar perto dos terminais de vídeo. Os condutores, então, devem ser separados dos fios siameses que se conectam nelas.
  • Faça a conexão do DVR ao monitor, ligue as câmeras e, posteriormente, o DVR.

Por que é importante contar com um profissional especializado?

O sistema é complexo e envolve diversos equipamentos, que precisam ser colocados adequadamente para cumprir o propósito. Ao fazer a instalação sem um profissional, você corre o risco de ter suas imagens comprometidas.

Assim, caso não se sinta seguro para realizar o processo e não tiver certeza se sabe administrar e combinar todos os dispositivos, chame um técnico competente para lhe ajudar.

Entendeu como montar um sistema CFTV? Com esse monitoramento, você acompanha sua casa e garante que tudo ocorra dentro dos conformes. Investir nesse cuidado pode evitar prejuízos e insegurança à sua família!

Quer receber artigos para lhe ajudar com a equipação da sua casa? Assine nossa newsletter! Temos sempre novos conteúdos, com o intuito de aprimorar o design e as instalações em sua residência!