As lâmpadas de LED são, hoje, as melhores opções do mercado, principalmente em relação ao seu custo-benefício. Além de durarem muito mais que as lâmpadas tradicionais, elas são mais econômicas e eficientes.
Sabe aquela sua lâmpada tubular fluorescente da cozinha? Que tal trocá-la por uma lâmpada que vai gerar economia de até 90% na conta de luz? E o melhor: instalar lâmpada tubular de LED é muito fácil!
Siga a leitura do post e acompanhe o passo a passo que preparamos para você.
1. Desligue o disjuntor
Sempre que for mexer com eletricidade, o recomendável é desligar a energia. Essa recomendação é muito importante no caso de troca de lâmpadas tubulares, já que você vai precisar retirar o reator.
Basta desligar o disjuntor do circuito correspondente. Sempre que possível, realize esse procedimento durante o dia. Dessa forma, com a ajuda da luz natural, o trabalho será mais fácil.
Caso não seja possível, utilize uma lanterna para iluminar o local.
2. Separe o material necessário
Tenha em mãos chave de fenda ou Philips, alicate, fita isolante e retalhos de cabos elétricos.
Comece retirando as lâmpadas fluorescentes antigas. Para isso, solte os parafusos e retire a luminária.
3. Desconecte os reatores
Hora de desconectar os reatores. Sim! As lâmpadas tubulares de LED não precisam de reatores.
Então, você terá que retirá-los. Use um alicate para cortar os fios que conectam o reator.
4. Faça a ligação dos fios
Tenha sempre o cuidado de conferir o esquema elétrico da sua lâmpada tubular de LED na embalagem do produto. Algumas vezes, essa informação vem também estampada no corpo da lâmpada.
A grande maioria é bivolt, isto é, funciona em 127V e 220V.
Basicamente, existem dois tipos de esquema de ligação. No primeiro, é só conectar os fios de energia de um lado com retorno (L) e, do outro lado, com neutro (N).
No segundo tipo de esquema, todos os fios de energia ficam conectados do mesmo lado, onde um pino é retorno (L) e o outro é neutro (N).
5. Conecte a luminária à rede elétrica
Agora, você terá que conectar a luminária à rede elétrica, seguindo o esquema elétrico das lâmpadas. Para isso, isole bem os fios elétricos com fita isolante e, com cuidado, coloque a luminária no ponto de luz. Se for necessário, utilize os retalhos de cabos elétricos.
6. Prenda a luminária
Parafuse novamente a luminária com o auxílio de uma chave de fenda.
7. Instale a lâmpada tubular de LED
Chegou o momento de, finalmente, instalar suas lâmpadas tubulares de LED. Tudo pronto para ser utilizado!
Ligue a energia e veja o resultado. Imediatamente, você vai aproveitar uma iluminação muito mais eficiente e, com o tempo, vai perceber também a economia. Para ter uma ideia, esse tipo de lâmpada dura cerca de 50 mil horas, enquanto a fluorescente dura 3.000-8.000 horas.
Além disso, como vimos, as lâmpadas tubulares de LED não necessitam de troca de fiação ou dos soquetes e disjuntores já existentes. Isso, além de facilitar o trabalho, não gera custos extras. Enfim, são muitas as vantagens de instalar lâmpada tubular de LED.
Aproveite e leia também: Como instalar sensor de presença? Descubra aqui!
Agora, que você já conhece o passo a passo do processo, assine nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas para obter mais eficiência e economia na iluminação de sua casa ou empresa!
Comprei uma luminária tubular de LED, e a mesma veio com 2 fios pretos e dois fios brancos! Como faço a ligação, já que no teto de minha casa só tenho 2 fios? Terei de ligar unindo os dois fios brancos entre sí e ligo em um fio da instalação existente e no outro fio da instalação existente ligo os dois fios pretos?
Ou ligo um fio preto no outro branco da luminária e ligo os dois a um dos fios do teto?
Olá Luiz, o senhor deve conectar o fio fase da lâmpada com o fio fase da instalação e o fio neutro da lâmpada com o fio neutro da instalação. Fico à disposição, Maria Eduarda!
Olá, Gostaria de confirmar o tamanho da lampada de led tubular T5 de 18w, pois no site de vocês consta 120cm, mas o tamanho da T5 deveria ser 115cm, conforme catálogos e informações de outros sites. Conferi na minha calha e não cabem lampadas de 120cm.
Olá Marcelo, obrigado por seu contato 😀
As lâmpadas tubulares vão variar de tamanho de acordo com sua potência, por exemplo; Uma LED T8 18W, pode ter até 1,20 cm, enquanto a LED T8 36W pode ter até 2,40 cm.
Vou deixar o link direto para você conferir essa diferença logo abaixo certo 🙂
https://www.iluminim.com.br/buscar?q=lampada+t8
Espero ter lhe ajudado, para demais dúvias, fico a disposição!
Atenciosamente,
Maria Eduarda | Customer Experience Team!
Por favor, comprei uma lâmpada led tubular e quando fui instalar descobri que e era de ligação de um lado só. Não funcionou porque a minha instalação requer ligação dos dois lados. Nem sabia desta mudança. Ainda encontro com ligação dos dois lados?
Olá, Silvia!
É apenas de um lado, de dois lados são as lâmpadas antigas e que não possuem regulamentação do Inmetro.
Ficamos à disposição