Conhecimento nunca é demais, não é mesmo?! No texto de hoje, nós vamos falar sobre algo muito utilizado, mas pouco conhecido pelo próprio nome: o relé. Afinal, o que é relé, quais os tipos existentes e para que servem? Inicialmente, posso garantir para você que os relés possuem ampla aplicação na vida diária, compondo diversos tipos de instalação eletrônica. No artigo de hoje, vamos explicar a conexão entre relé e iluminação, assim como ensinar você a extrair o melhor resultado quando utilizá-lo. Está pronto para conferir o conteúdo? Então, segue a leitura!

Quando foi inventado o relé?

relés

Projetado pela primeira vez em meados de 1830, na França, os relés são dispositivos eletromecânicos que, na época, se tornaram base do telégrafo elétrico. Existem várias aplicações para o objeto, no entanto, costuma ser utilizado para ligar ou desligar dispositivos, funcionando como interruptores.


Mas como funciona um rele?

relés

O relé é um equipamento eletrônico que permite a abertura e fechamento de um circuito elétrico, ou seja, a partir dele é possível bloquear ou deixar fluir o fluxo de corrente elétrica. A atividade de tal interruptor se dá quando a corrente elétrica passa pela sua bobina, onde é criado um campo magnético que atrai a alavanca encarregada pela mudança do estado dos contatos. 

Importa constatar que um dos benefícios do relê é sua utilidade para a segurança de um circuito. A sua ativação gera correntes elétricas bem menores em relação àquelas empregadas no circuito principal, prevenindo incidentes. 

Principais tipos de relés

relés
É importante entender quais são os principais tipos de relés, porque cada um possui função diferente do outro. Os relés podem ser classificados como relés eletromecânicos ou relés microprocessados, no entanto, o princípio de funcionamento de ambos é o mesmo, a diferença está no tipo de acionamento que muda de acordo com a função. Alguns dos tipos de relés elétricos que existem são:

  • Relé de temporizadores
  • Relé térmico
  • Relés de proteção
  • Relé fotoelétrico

Conheça mais sobre os tipos de relé:

relé

Relés temporizadores

Utilizados frequentemente nos quadros de comando, lâmpadas e eletrônicos, os quais possibilitam a programação para ligar e desligar. A temporização pode variar de segundo a minutos.

Relés térmicos

O relé do tipo térmico pode ser utilizado em qualquer lugar onde seja necessário o controle da temperatura. Costumam ser utilizados, por exemplo, no ar condicionado, geladeiras e congeladores. 

Relés de proteção 

Os relés de proteção funcionam de acordo com as correntes elétricas, que podem criar campos eletromagnéticos e causar a ligação ou desligamento do dispositivo. Podem ser utilizados em, praticamente, qualquer tipo de equipamento eletrônico. 

Relé fotoelétrico

O relé fotoelétrico é um dos  sistemas utilizados na  automação residencial. Sua principal função é que um determinado circuito seja ligado ou desligado automaticamente através da quantidade de luz. Esse tipo de relé pode ser utilizado em portões eletrônicos, acionamento de portas de elevadores e lâmpadas eletrônicas.

Em suma…

relé

Devido a sua versatilidade, essas instalações podem ser encontradas em diversos ambientes. Agora que você sabe disso, entende que no momento em que uma porta se abre automaticamente não estamos falando de mágica, não é mesmo?! É o relé, hehe. 

Gostou do conteúdo?!

O que mais conta aqui no blog é se você gostou do nosso conteúdo, por isso a sua opinião é muito importante. Se o artigo serviu para atualizá-lo sobre o assunto, não deixe de compartilhar o texto com amigos e familiares! Além disso, não esqueça que no site da Iluminim você pode encontrar diversos tipos de relés, confira!