Os refletores solares, popularmente conhecidos como placas solares, utilizam fonte de energia renovável para geração de energia elétrica. São uma opção prática, econômica, moderna e sustentável que beneficia consumidores, empresas e a sociedade. Além disso os refletores são aplicáveis a diferentes necessidades, isso é, você pode utilizá-los em iluminação residencial ou na iluminação de lojas e comércios. Mas mesmo diante de tantos benefícios, algumas pessoas têm dúvidas em relação ao custo-benefício de investir nesta tecnologia. Quer saber mais informações sobre refletores solares LED? Então este artigo é para você, segue a leitura! 


O que é refletor solar LED?

Jardim iluminado

A tecnologia aplicada nos refletores solares LED possibilita a utilização de energia solar (renovável) para a produção de luz. A energia de origem solar tem aplicabilidade vasta e pode atender às diferentes necessidades que surgem em casas residenciais e comércios, também é uma excelente opção para quem deseja iluminar áreas externas de forma eficiente.  

O refletor solar substitui a energia elétrica (em todo ou em parte) e garante uma iluminação de qualidade durante os períodos escuros, oferecendo uma considerável economia, já que não requer o uso de energia elétrica. Os refletores solares contam com acionamento automático. 

 

Quais os benefícios do refletor LED solar?

Refletor

Um bom ponto de partida para entender os benefícios desta tecnologia é  entender o seu funcionamento. Basicamente, a placa solar, que é conectada ao refletor, irá captar a luz solar que será convertida em energia.
A luz solar captada passa por um controlador de carga e é armazenada em uma bateria. Isso é, durante o dia está sendo acumulada toda aquela energia que será utilizada no período da noite para iluminar o ambiente.
Quando pensamos em energia solar, é inevitável nos lembrarmos da sustentabilidade, por isso os refletores solares são equipamentos sustentáveis, pois são capazes de gerar energia limpa e renovável. Além disso, as lâmpadas LEDs que compõem o refletor são menos propensas a queimar, porque elas não estarão expostas às oscilações da rede elétrica.

Como funciona refletor solar?

refletor solar

A captação da luz se dá a partir de uma placa solar: ao longo do dia, essa placa coleta energia e guarda na bateria presente do refletor. Quando começa a escurecer, o refletor acenderá automaticamente, porque na placa de captação há um sensor de iluminação. Você deve observar em qual parte do seu telhado o sol é mais presente. É nesse espaço que a placa de captação solar deve ser fixada. 

 

Quais os componentes do refletor LED solar

iluminação no jardim

Agora que você está lendo o texto e conhecendo um pouco mais sobre o tema, pode estar se perguntando: qual o melhor refletor solar? A resposta é, depende da sua necessidade! Você pode encontrar diferentes tipos de refletores solares: equipados com lâmpadas LED, os painéis possuem  diferentes tamanho, potências e preços. Não se esqueça que a utilização de  refletor solar LED  gera diminuição na conta de luz, portanto, pense nisso quando for pesquisar sobre o preço de refletor solar. Independentemente das características técnicas, os refletores solares dispõem dos seguintes itens:

  • Painel solar;
  • Materiais de suporte para a instalação;
  • Parafusos e buchas;
  • Bateria recarregável;
  • Lâmpadas LED;
  • Cabo.

 

     Como funciona refletor solar LED?

iluminação

O funcionamento do equipamento  é bastante simples. O painel solar deve ser instalado com o auxílio do suporte e do kit de buchas e parafusos em um local com boa incidência de sol, pois é o componente responsável pela captação da luz. Com a quantidade adequada de luz solar sobre o painel, a bateria é carregada. O acionamento automático da iluminação, no local onde instalou-se o refletor, acontece sempre que não houver mais luz solar incidindo sobre o painel.


Como instalar refletor LED?

refletor

A instalação de placas solares é simples e você mesmo pode fazê-la.  Além disso, não exige qualquer conhecimento de elétrica e não envolve conexão à rede energética da casa. Confira o passo a passo:

  • Primeiramente, você deverá verificar em qual parte do seu telhado a luz solar é mais presente. 
  • Após essa verificação inicial, posicione e fixe a placa de captação no telhado;
  • Observe se comprimento do cabo fornecido no produto é para comprido o suficiente para chegar até o painel solar;
  • Conecte o cabo no refletor;
  • Após isso, aguarde até que a bateria seja carregada pelo sol;
  • Durante a noite, observe a iluminação gerada pelo refletor solar.

Pronto, o seu refletor LED solar está instalado! Ele irá funcionar automaticamente, ligando ao anoitecer e desligando ao amanhecer (ou quando acabar a bateria ou quando houver luz solar incidindo sobre a placa).

Você deve ter percebido que o custo-benefício é um sinônimo dos refletores solares, não é mesmo?! Inclusive eles vêm passando por um barateamento nos últimos anos, tornando-se cada vez mais acessíveis. Você pode encontrar diversos modelos no site da Iluminim