É muito importante preparar bem a casa para receber visitas, seja em aniversários, festas em geral, jantares ou em qualquer outra ocasião. Contudo, isso pode parecer um problema para algumas pessoas. Afinal, é preciso cuidar do ambiente e ter atenção aos detalhes, de forma que os convidados se sintam realmente confortáveis e à vontade.

Entretanto, preparar a casa para receber visitas não é uma tarefa assim tão difícil. Manter o local limpo e organizado é uma orientação básica para qualquer situação. Porém, existem algumas dicas mais específicas que ajudarão você a ser um ótimo anfitrião, fazendo com que seus amigos e/ou familiares se sintam como se estivessem em suas próprias casas.

Quer saber quais são? Continue a leitura do post e confira agora essas orientações para você preparar sua casa da melhora maneira!

Escolha uma trilha sonora agradável

Talvez você e seus convidados não tenham o mesmo gosto musical, e pode ser que a escolha da melhor trilha sonora gere algumas dúvidas. Uma sugestão é elaborar um repertório que conte com estilos diversos e que as músicas sejam selecionadas automaticamente e de forma aleatória, para que todos fiquem satisfeitos.

É essencial considerar a ocasião ao pensar nas músicas. É uma festa de aniversário? Um jantar? Haverá crianças? Desse modo, será mais fácil pensar no que colocar para tocar quando receber visitas na sua casa.

De modo geral, o som não deve ser muito alto, a ponto de uma pessoa não conseguir ouvir o que a outra fala. Pelo contrário, você deve investir em uma música ambiente, tornando sua casa ainda mais agradável e aconchegante para seus convidados.

Prepare comida simples e fácil

Antes de pensar num cardápio — considerando pratos bem diferentes dos habituais —, o ideal é se colocar a par do que os visitantes gostam de comer, uma vez que alguns podem apresentar restrições alimentares, por questões de saúde ou até mesmo de ideologias.

Dessa forma, nenhuma das partes passará por uma situação embaraçosa no que diz respeito ao menu oferecido. É bom lembrar que isso pode ser ainda mais desagradável para o convidado, uma vez que está sendo recebido na casa de alguém e pode se sentir muito desconfortável ao dizer que não gosta de algo ou que não pode comer determinado alimento.

No caso de você não saber ao certo as preferências dos seus convidados, o mais indicado é apostar em algo simples, fácil e comum que, provavelmente, agradará a maior parte das pessoas presentes.

Planeje atividades para os visitantes

Um outro item importante a ser pensado quando se vai receber visitas é o planejamento de atividades para os visitantes, em especial quando estes ficarão na sua casa por mais de um dia.

Nesse caso, os hóspedes geralmente são parentes ou amigos e você, provavelmente, deve conhecer os gostos de cada um deles. Assim será bem mais fácil propor, por exemplo, passeios que vão agradá-los.

Mesmo que você não saiba exatamente o que pode ser mais interessante para os seus convidados, elabore uma lista com sugestões e proponha a eles as atividades listadas. Essa dica pode ser especialmente válida para aquelas pessoas que passarão boa parte do dia fora, devido ao trabalho ou por algum outro motivo, pois os hóspedes não se sentirão deslocados nem entediados por terem que ficar em casa o dia todo, sem a presença do anfitrião.

Deixe os objetos à mão

Outra dica valiosa para quem vai receber visitas é deixar os objetos sempre à mão. Além disso, é importante mostrar aos convidados onde estão guardados alguns itens que eles possam vir a precisar e que talvez não se sintam à vontade para pedir, como papel higiênico e sabonete.

Deixe à vista, também, utensílios básicos de cozinha e roupas de cama e banho, se for o caso, e informe a seus hóspedes onde podem encontrar mais unidades dos citados objetos, caso precisem.

Liquidificador, cafeteira e sanduicheira são artigos de cozinha que as visitas também podem querer utilizar, por isso, você deve deixá-los num local de fácil acesso ou mostrar onde ficam guardados.

Aposte em uma boa iluminação

A iluminação tem tudo a ver com a decoração da casa e deve ser pensada tendo como base a ocasião em que você receberá visitas. Se for uma recepção mais íntima, como um jantar, a iluminação deve ser mais quente. No caso de uma comemoração mais animada e dançante, uma boa pedida é elaborar uma iluminação temática. De qualquer forma, uma iluminação adequada, de acordo com o propósito da ocasião, pode contribuir para que qualquer cômodo fique mais acolhedor.

Na sala, por exemplo, você pode usar luminárias de chão que, além de serem peças decorativas, fazem com que o ambiente tenha um ar mais descontraído. Podem ser colocadas perto do sofá ou em cima da mesa de centro, em uma altura adequada, de forma que a luz irradie sem incomodar ou criar sombras.

Já na cozinha, o mais indicado é optar por luzes diretas, pois a iluminação precisa ser mais intensa, de modo a evitar acidentes e conferir maior segurança no momento de manipular os utensílios e preparar os alimentos. Por outro lado, como também se trata de um cômodo no qual as pessoas se reúnem para socializar, luminárias pendentes dão um ar charmoso ao ambiente.

Lembre-se de que a qualidade da lâmpada utilizada também é fundamental. Por isso, dê preferência a lâmpadas de LED, que são mais econômicas e duráveis em relação a outros modelos disponíveis.

Preparar a casa para receber visitas é uma tarefa mais simples do que você imaginava, não é verdade? Com calma e planejamento, as chances de que tudo dê certo são maiores. Assim, coloque as nossas dicas em prática e cuide de todos os detalhes com carinho e atenção. Sem dúvida seus convidados se sentirão acolhidos e satisfeitos!

Agora que você já sabe como preparar sua casa para receber visitas, aproveite e compartilhe já este artigo em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam nossas dicas!