Tempo de leitura: 3 minutos

Você não é fotógrafo, mas adora fazer fotos de suas viagens ou, até mesmo, em casa, dos momentos especiais sozinho ou em família? O único problema é que nem sempre as imagens ficam boas — ou estão escuras demais, ou claras demais e, ainda, sem foco.

Então, saiba que existem alguns truques de iluminação para fotografia que fazem toda a diferença. E é sobre isso que vamos falar neste post. Fique atento e veja as nossas dicas de como usar a luz a seu favor e fazer fotos dignas de um profissional! Boa leitura!

1. Use luz natural

Fotografia nada mais é do que a captura da luz. Quanto menos artificial for a iluminação, mais verídica será a imagem captada. Portanto, sempre que possível, prefira a luz natural e seus efeitos de sombra.

Nesse caso, quem manda é o céu. Em dias nublados, as fotografias sairão com poucos contrastes, ao contrário dos dias mais ensolarados. Os melhores horários para aproveitar toda a potencialidade da luz do sol são entre 6 e 7 horas e 17 e 18 horas, conhecidos como golden hour, ou melhor, hora dourada. Nesses períodos, a luz fica alaranjada e causa um efeito aconchegante à imagem.

Entre 5 e 6 horas e 18 e 19 horas, temos outro fenômeno conhecido na fotografia como blue hour, no qual a luz fica azulada e dá um efeito bucólico à imagem. As duas — golden e blue — são recomendadas, mas a escolha depende da sensação que você quer passar.

2. Improvise com luz artificial

Se você for fotografar dentro de casa e não tiver boa luminosidade natural disponível, pode improvisar com abajures e difusores de luz. Isso é um excelente recurso para fotos de objetos e é muito usado no e-commerce.

Fotógrafos profissionais usam refletores específicos para fotografar objetos. Esse tipo de equipamento suaviza o contraste provocado por luzes “duras”, como a do sol, e preenche as zonas de sombras.

As fotografias também funcionam bem em ambiente iluminados por luminárias plafons, com luz direta que se espalhe pelo ambiente de forma geral e difusa, destacando todos os detalhes. São perfeitas para fotos de decoração, por exemplo.

O mesmo truque vale para iluminar rostos. Teste vários ângulos da luz até chegar ao efeito que você deseja. Não se preocupe com a sombra, já que ela serve para esconder imperfeições e dar tridimensionalidade ao objeto, revelando seu volume e sua forma.

3. Faça uma caixa de luz

Outra boa ideia para quem quer fotografar objetos e publicar na Internet, por exemplo, é providenciar uma caixa de luz. Você pode fazer isso de forma caseira, com uma caixa de papelão, uma cartolina branca e papel-manteiga.

Nesse caso, uma fita de LED colada ao redor da parte interna da caixa cria a luminosidade ideal para as fotos. Luminárias direcionais acima e nas laterais da caixa são outra opção simples e que funciona muito bem.

Esperamos que essas dicas de iluminação para fotografia tenham ajudado nas suas produções caseiras. Como um alerta, recomendamos que você evite usar flash, pois esse recurso normalmente cria pontos de luz apenas no que está mais próximo e escurece o fundo da foto — a não ser que esse seja o seu objetivo.

Gostou do conteúdo? Não deixe de testar as ideias que sugerimos aqui e conte-nos, nos comentários abaixo, como ficaram as suas fotos. Vamos adorar saber!