A iluminação é a etapa final das obras e, ao mesmo tempo, é uma das partes mais importantes na criação de um ambiente interno. A partir dela é possível destacar elementos no seu espaço, como aquele quadro bacana na parede ou a sua planta preferida que fica no canto da sala de estar. Está procurando por uma forma de iluminar a sua casa com modernidade? Os spot de luz são ótimos aliados!  Independente da sua escolha de onde instalar, os spots LED proporcionam um resultado moderno e refinado. Vamos conhecer mais sobre estas peças e aprender a utilizá-las no seu projeto luminotécnico?! Segue a leitura!

 

O que são spots LED?

O spot LED serve de iluminação complementar, isso é, não principal. São modelos que proporcionam foco luz direcionada, ideais para quem quer compor o espaço com outros tipos de iluminação, construindo, assim, um interessante jogo de luzes.

  • Razões para utilizar spot LED no seu ambiente:  
  1. durabilidade;
  2. economia;
  3. bom gosto;
  4. versatilidade. 

 

Qual a diferença do Spot LED Sobrepor e Embutir?

Os spots LED sobrepor são uma boa escolha para quem não quer modificar muito a estrutura do imóvel, pois não necessita cortes no forro. Os spots LED de embutir são uma escolha mais discreta e neutra para a sua decoração. Por serem instalados diretamente dentro do teto, precisam de mais mão de obra no processo de serem montados.

Dica: Os spots LED embutir são famosos e podem ser instalados em qualquer ambiente do seu espaço. Devido a sua fácil instalação, é um dos modelos preferidos de quem gosta de decoração unida à praticidade.

 

Como escolher o spot certo?

Existem diversas opções de spot LED, por isso a missão de descobrir qual é o mais adequado ao seu espaço, com certeza, pode tornar-se um desafio. Vamos descobrir um pouco mais sobre como escolher spot:

 

  1. Os spots de luz são uma opção de iluminação complementar, que proporcionam luz indireta, sutil e concentrada
  2. Você poderá encontrar spot LED embutir e spot LED sobrepor. 
  3. É recomendado que a distância entre cada spot seja, em média, 75 centímetros a 1 metro de distância.
  4. A quantidade de spots depende da necessidade do ambiente, da distância entre os spots e quais elementos você deseja destacar no ambiente. 
  5. São excelentes peças para o destaque de objetos como móveis, esculturas e quadros.
  6. O spot LED embutir redondo e os spot LED embutir quadrado podem ser encontrados em diversos materiais, como metal, plástico ou vidro, brancos ou em alumínio escovado.
  7. Pode ser instalado em diferentes superfícies como forro de gesso, sanca de gesso, modulares e forros de madeira. 
  8. Você pode encontrar diferentes modelos, cores e formatos para escolher aquele que melhor combina com a sua decoração!

Dica: Em relação ao formato, o spot LED redondo apresenta uma estética elegante e adaptando-se fácil a qualquer ambiente; enquanto o spot LED quadrado apresenta aspecto mais moderno e funcional. 

 

O que é spot LED trilho?

O spot LED trilho é aquele em que as lâmpadas ficam presas a uma barra eletrificada, ou seja, dentro dela passam os fios de energia. Outra característica é que você pode mover as luzes conforme a disposição dos seus móveis. Ao optar por esse tipo de iluminação, você terá uma atmosfera com luzes indiretas e foco em determinados pontos.

Dica: as barras comportam quantas lâmpadas você desejar. É possível comprar as peças prontas ou obter a barra (e os spots) e fazer você mesmo a instalação.

 

Qual o consumo de energia dos Spots LED?

Como todas as lâmpadas LED, os spots apresentam baixo consumo de energia, sendo possível deixá-los acesos por longos períodos de tempo sem superaquecer ou gastar energia em excesso! No entanto, dependendo da quantidade de iluminação desejada, você poderá escolher entre as potências oferecidas. Por isso, vamos apresentar algumas opções:

  • 12W

Este modelo é ideal para ser utilizado em ambientes internos ou externos que precisam de maior iluminação. Opção adequada para luz de jardim ou piscina, assim como iluminação da sala de estar. 

  • 7W

Este modelo é ideal para ser utilizado em ambientes internos que precisem de iluminação moderada e uniforme. Opção adequada para instalar acima do espelho do banheiro ou na sala de leitura.

  • 5W

Este modelo é ideal para ser utilizado em ambientes internos que não precisam de muita iluminação. Opção adequada para iluminar o corredor ou nichos e estantes.

 

Spot LED gasta mais que lâmpada dicróica?

Não! O spot LED gasta menos do que uma lâmpada dicróica! Tem sido comum a substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED, já que oferece vantagens principalmente em termos de durabilidade e economia. As luzes de LED apresentam grande vantagem com relação à eficiência energética, pois são extremamente econômicas. Enquanto a lâmpada dicróica consome 50W, a de LED tem um consumo de 5W.

Gostou das dicas de hoje?!

Esperamos que sim, porque esse conteúdo é feito sob medida para você! Não se esqueça de acessar o nosso site, lá você pode encontrar diversos modelos de spots LED. Escolha os seus preferidos e deixe o seu espaço impecável! A Iluminim está esperando por você!