Tempo de leitura: 2 minutos

A iluminação é um item essencial para criar um ambiente aconchegante. Utilizar lâmpadas de qualidade, coerentes com a proposta da ambientação, portanto, é essencial.

Os spots de iluminação, que fornecem luzes direcionadas, são um dos itens mais requisitados. Mas o que fazer com o spot queimado? Confira nossas dicas a seguir!

O que são spots de iluminação?

Os spots de iluminação fornecem luz direcionada, sendo aplicados como elementos de composição na decoração de ambientes. Em geral, eles são encontrados na iluminação de ambientes internos, como salas, quartos, banheiros e cozinhas.

Além de auxiliar na iluminação do local, os spots também têm uma função estética, conferindo uma complexidade maior para projetos de paisagismo e design de ambientes. Graças a eles, conferir um pouco de solenidade à composição fica mais fácil!

Qual spot de iluminação é ideal para cada ambiente?

O mercado conta com uma série de modelos de spots de iluminação para as mais variadas necessidades e ambientes. Os spots de LED são econômicos e versáteis, sendo aplicados em ambientes externos e internos.

Spots de embutir

São usados em tetos de madeira ou de gesso, que requerem uma iluminação mais sutil — com eles, o ambiente ganha um tom mais aconchegante. Esse tipo de spot é indicado para salas de estar, para o hall e para os quartos.

Spots para móveis

São utilizados no mobiliário, o que confere uma iluminação mais sutil ao ambiente. Oferecem um toque especial para prateleiras, especialmente se você tem livros e quadros a serem destacados.

Spots de trilho

Como o nome sugere, são instalados sobre um trilho. Assim, você consegue movimentar a luz fornecida. Para ambientes que precisam ser modificados com frequência, eles são uma ótima opção.

Ao instalar seus spots, procure dar um espaçamento de 75 cm a 1 m entre eles, tendo bom senso com a quantidade de luz. Dessa forma, você obtém uma iluminação mais sutil, sem sobrecarregar o ambiente com a luz ou deixá-lo escuro demais.

Spot queimado: quais são as causas e o que fazer?

Os spots de LED não queimam com frequência. Em geral, eles têm uma vida útil de até 50.000 horas. Em geral, um spot é danificado quando o driver do produto queima ou quando o LED passa pelo mesmo processo. Nesses casos, recomendamos:

  • no caso da queima do driver, o estabelecimento encarregado pode indicar a troca dessa peça a custos baixos;
  • quando o LED é queimado, todo o conjunto é trocado — são casos mais raros, pois a vida útil do LED, em relação a outros tipos de iluminação, é bem maior.

Ao adquirir seu spot, verifique se o estabelecimento o oferece completo para instalação, ou seja, com chip luminoso, presilhas, drive e assistência técnica. Na maioria dos casos, o spot queimado é causado por danos do drive, o que é solucionado com uma troca simples.

Na Iluminim os Spots possuem 14 meses de garantia contra qualquer defeito e os mesmos acompanham todos os acessórios para a instalação.

Gostou de nossas dicas para lidar com o spot queimado? Comente abaixo se você ainda tem dúvidas ou sugestões. Sua participação pode render pauta aqui em nosso espaço!