Os refletores LED, conhecidos popularmente como holofotes, apresentam aspectos funcionais muito importantes quando falamos de iluminação! Amplamente utilizados, com certeza você já deve ter se deparado com eles quando foi a algum show ou estádio de futebol! Sabe aquelas “placas” luminosas que são instaladas em postes? Pois então, agora você já sabe do que estamos falando! Os refletores LED, se utilizados de maneira adequada, podem garantir diversos benefícios ao seu ambiente! De pronto, é importante destacar que, ainda que essa peça seja muito utilizada em espaços externos, ela também pode ser adequada para ambientes internos! Assim como qualquer produto de iluminação, é importante saber avaliar as suas principais características técnicas, as funcionalidades e os tipos de aplicação para fazer a melhor escolha! Continue a leitura e conheça tudo que você precisa saber sobre refletores LED! Vem com a gente!

 

O que é um refletor de LED?

O refletor de LED apresenta potências distintas, tecnologias diversas, formatos diferentes e que são utilizados na iluminação externa e interna em um determinado local. Em relação aos modelos oferecidos no mercado, podem ser encontrados exemplares redondos, quadrados e ovais, por exemplo. Cada um deles apresenta características técnicas distintas.

Curiosidade: os refletores LED podem ser instalados em postes, na parede ou, até mesmo, no chão!

 

Quais os melhores refletores LED

Existem diferentes potências de refletores de LED, você pode encontrar modelos desde 10 watts até mais de 1000 watts. Para escolher o melhor produto, você deve saber quais as necessidades do projeto, alguns pontos para levar em consideração, além da potência (você pode encontrar refletor LED 50w, refletor LED 100w, refletor LED 200w), são:

1. índice de Proteção 

Quando utilizados em áreas externas, a água e a poeira podem afetar a qualidade do refletor LED. No entanto, cabe destacar que o produto é vedado de acordo com sua classificação de Índice de Proteção (IP). No entanto, é necessário ter atenção na classificação IP correta de acordo com a aplicação e necessidade de resistência.

  1. Refletor e segurança

 

O uso de refletores pode tornar mais efetivo o uso de câmeras de segurança, especialmente em ambientes como corredores externos, cantos escuros do jardim e fachadas de edificações. Fazendo essa combinação, torna-se mais fácil enxergar o que está acontecendo na área externa da edificação.

 

Como calcular o consumo de um Refletor de LED?

Para o cálculo do consumo de energia são necessárias três variáveis: a potência, o número de horas e os dias de uso. É um cálculo muito simples: basta multiplicar a potência conhecida pelo número de horas da lâmpada ligada e pela quantidade de dias de uso.

 

Potência do Refletor LED

A potência corresponde ao consumo de energia elétrica em uma hora. Esse consumo é representado pela letra W de Watts, que é a unidade de medida do consumo de energia elétrica. De forma geral, a potência nos informa sobre o consumo de energia de determinado dispositivo a cada hora de funcionamento.

 

Qual o consumo de energia de um refletor de LED 100W?

O cálculo de energia gasto por seu aparelho pode ser calculado através da seguinte fórmula:

Consumo = (potência em Watt/1000) x (tempo) número de horas = total em kWh.

 

Para o caso do refletor de LED 100W, esta fórmula ficaria com os seguintes valores:
Consumo = (100/1000) x (nº de horas) = “X” kWh por dia.

Dica: Para saber o valor médio em reais que este refletor irá impactar em sua conta de energia, será necessário saber o valor do kWh que a concessionária de energia cobra atualmente. Este dado pode ser consultado através de sua própria fatura.

 

Qual refletor usar no quintal?

Se você quer saber qual o melhor refletor de led para área externa, fique atento! Os modelos mais populares para áreas residenciais são os de 50 watts. A partir deles, você pode iluminar quintais e jardins de médio porte. No caso de áreas externas pequenas, de aproximadamente 10m², os refletores de 10 watts são adequados.

Para espaços externos de larga extensão, como centros de eventos ou estacionamentos, considere a utilização de os refletores com potência entre 100 e 200 watts. Por sua vez, os refletores com mais de 300 watts devem ser instalados em postes, pois abrangem áreas ainda maiores, como um campo de futebol.

 

Qual o melhor Refletor de LED para campo society?

Homogeneidade, eliminação de sombras ou áreas escuras são reconhecidos como pilares para a montagem do projeto de iluminação para campo society. Geralmente, a iluminação para campo de society é feita com poste de 9 metros de altura e todo campo deve ser iluminado com refletores de carga de 400 Watts.

A quantidade de refletores que vocês precisa:

1. se escolher 400 Watts, são 3 (ao total, 1200 Watts).
2. se escolher 200 Watts, são 6 (ao total, 1200 Watts). 

 

Quantos metros um refletor de LED ilumina?

 

ALTURA

POTÊNCIA DO REFLETOR

QUANTIDADE DE LÚMEN

Entre 3 e 4 metros

30 Watts

3.500 Lm

Entre 5 e 7 metros

50 Watts

6.500 Lm

entre 7 e 12 metros

100 Watts

12.000 Lm

*a tabela se refere à utilização de Refletor LED em poste;
** os valores da quantidade de lúmens são aproximados e podem variar até 10% para mais ou para menos do valor indicado na tabela.

 

Vida útil do Refletor LED

Os melhores refletores são feitos de alumínio para facilitar a dissipação térmica da fonte luminosa e possuem um fechamento em plástico ou vidro temperado. Em relação à vida útil, um bom refletor costuma garantir uma iluminação de qualidade por um período de uso que varia entre 25.000 e 30.000 horas. Desconfie dos produtos que oferecem menos ou mais do que isso.

 

Como consertar refletor de LED?

Se o seu refletor de LED está apresentando algum problema, não se preocupe, tente arrumar! Para isso, siga os passos abaixo:

1. Desligue a rede elétrica e desinstale o produto;
2. Certifique-se de que a rede elétrica está desligada;
3. Pegue instrumento que possibilite abrir a parte frontal do refletor (pode ser uma faca, uma espátula, uma chave de fenda ou o que você considere mais adequado).

4. Atente-se para não danificar o material na tentativa de abrir a parte frontal;
5. Identifique qual LED está danificado (com o aparelho multiteste adequado, específico para isso;
6. Utilize o multiteste em todos os LEDs da placa (processo chamado, popularmente, como “medição”);
7. Aqueça a placa  (processo chamado, popularmente, como “pré-aquecimento”);
8. Com uma pinça ou alicate, delicadamente, retire os LEDs queimados e troque-os.

 

Como instalar refletor de LED?

Siga os passos abaixo e aprenda como instalar e como ligar refletor LED!

1 . Desligue a energia elétrica e prepare o local onde irá instalar o refletor

Primeiro, certifique-se de que você desligou a corrente elétrica. Sempre é válido observar com cuidado o local onde irá instalar o refletor, considerando, por exemplo, se a sua capacidade de iluminação será aproveitada ao máximo. A luz deve ser direcionada para o local onde se deseja iluminar, concentrando seu facho no ponto de maior atenção. 

2. Identifique os fios

No seu refletor verá que existem três fios, certo?

  • Fio de aterramento normalmente amarelo com friso verde, utilize caso haja sistema de aterramento no local;
  • Fase que é o fio marrom;
  • Neutro que é o fio azul.

Lembrando sempre que não há padronização das cores dos fios, mas esses são comuns nos refletores. O fio para aterramento é padronizado com o friso verde.

Você deverá ligar os fios do refletor na fotocélula, que é o sensor de presença, que também vem com três fios:

  • Fase que é o fio vermelho;
  • Neutro que é o fio azul;
  • E o amarelo para carga, que serve para fazer a ligação direta entre o refletor e fotocélula, ele é a chave que informa quando o refletor deverá ligar.

3. Conecte os fios

O primeiro passo é ligar os fios do conector aos fios da fotocélula, veja a ordem:

  • Fio fase do refletor com fio fase da fotocélula;
  • Fio neutro do refletor com fio neutro da fotocélula;

Ligue a fotocélula à rede elétrica, observe que são apenas dois fios, pois o fio fase do refletor ficará conectado somente à fotocélula.

4. Posicione o refletor e ligue a energia

Posicione o refletor e religue a energia elétrica.

 

E aí, já decidiu qual é o melhor refletor de LED para sua casa?

 

Então agora pode contar com a Iluminim para encontrar os melhores produtos, aliando variedade, qualidade e preço baixo! Acesse nosso site e escolha o seu refletor LED!