Um dos elementos mais importantes em um projeto de decoração é a iluminação. Quando usado corretamente, valoriza o espaço, traz mais conforto para um cômodo e valoriza seus detalhes. Essa atmosfera do ambiente depende muito da localização das luzes e da energia que fornecem.

Nesse ano de 2021 as novas tendências de iluminação já estão começando a surgir trazendo como foco a sensação de acolhimento e conforto para os ambientes. Porém, com tantos estilos diferentes de iluminação e decoração, pode se tornar um desafio encontrar a luminária adequada.

Na aposta nas tendências da iluminação em 2021, estão estilos de luminárias minimalistas e inspiração industrial, e com a aplicação das novas tecnologias, podem surgir em inúmeras iluminações. Pendentes de metal e tons de cobre serão definitivamente apreciados, assim como os tecidos naturais já podem ser vistas em abajures ou luminárias de chão.

Outra tendência forte são as luminárias em formas de curvas e formas geométricas diferenciadas. Está sendo febre nos mais diversos projetos de arquitetura e design de interior.

Pensando nisso, resolvemos trazer um pouco mais sobre cada estilo de luminária para ajudar você a escolher e dar aquele toque especial no seu projeto. Fique com a gente e acompanhe a seguir.

Como saber qual luminária de LED comprar?

É importante saber escolher uma luminária LED antes de garantir este tipo de iluminação para os cômodos da sua casa. A iluminação LED é uma escolha inteligente e econômica pois essa tecnologia aproveita a eletroluminescência (fenômeno óptico e elétrico durante o qual um material emite luz em resposta a uma corrente elétrica), de forma que esse tipo de lâmpada pode economizar até 80% de energia em comparação aos modelos comuns.

Existem várias etapas para decidir qual luminária levar para casa. Primeiramente, veja o tamanho da área e a superfície em que a luminária está instalada. Existem vários modelos de luminárias LED, e elas podem ser inseridas nos tetos e paredes de casas, apartamentos e ambientes de trabalho e geralmente são usados ​​como a principal fonte de luz dos ambientes. Veja alguns modelos a seguir.

Qual plafon LED comprar?

Existem diversos tipos de luminárias plafon, quadradas, redondas, retangulares, de embutir, de sobrepor, de diferentes tamanhos e potências, enfim, uma infinidade de modelos. O tipo de fixação das luminárias no teto dependerá de cada modelo, que pode ser embutido ou sobreposto.

As luminárias embutidas são modelos adequados para instalação em tetos de gesso, madeira ou drywall, já que precisam de um recorte na superfície para poderem ser fixadas. Já os modelos de sobrepor podem ser instalados em qualquer superfície, já que são fixadas através de um suporte.

Como o nome sugere, essas luminárias são instaladas no interior da superfície de forma simples e discreta. Esses modelos são uma tendência crescente e são amplamente utilizados por designers de interiores.

Portanto, deve-se ressaltar se o teto da sala é de estuque para recomendar o equipamento de iluminação ideal para seu projeto. Conhecendo a área (metros quadrados) da sala, você pode saber a quantidade de lúmens necessária para a iluminação da sala.

Como comprar lustre?

Como já mencionamos anteriormente, saiba quais as dimensões do ambiente em que você irá instalar sua luminária é muito importante, ainda mais quando se trata de um lustre que tende a ser sempre maior que qualquer outra luminária.

Fique atento às tendências também! Lustres de cristal e em tons metálicos são modelos muito queridos e adquiridos dos consumidores e designers de interior.  

Outro ponto positivo dos lustres, é que são peças únicas, geralmente com muitos detalhes e ramificações, e por isso acaba sendo mais utilizado em decorações clássicas, mas não é uma regra. Os lustres também possuem várias lâmpadas, o que resulta em uma iluminação mais abrangente. 

Como comprar arandela?

Existem dois tipos principais sobre essa luminária: as internas e as externas. Então, em primeiro lugar, você deve analisar o ambiente que irá coloca-la. Posteriormente, escolha o modelo, já que elas são projetadas para criar um efeito luminoso na parede que são instaladas.

A arandela produz uma luz que chamamos de indireta ou secundária: ela não é usada em um ambiente que requer muitas fontes de luz. A iluminação indireta é usada para completar a iluminação principal (por exemplo, a iluminação de lustres e luzes de teto) e fornecer detalhes decorativos. 

Os principais espaços interiores que contêm lâmpadas de parede são o corredor, o quarto, o banheiro e a sala de estar. Isso não significa que eles só possam ser instalados aqui, é apenas uma indicação. Os modelos de arandelas são os mais variados, com vários designs e cores, translúcidas, com cúpula, uplight, downlight e com duplo efeito.

Como comprar pendente?

Os pendentes são itens decorativos instalados no teto. Quando você deseja destacar determinado móvel ou um ponto específico de uma casa, é o dispositivo de iluminação ideal, pois é chamativo e direciona a luz para um local específico. 

Existem vários tipos de pendentes no mercado. A finalidade é sempre a mesma, iluminar e decorar. Há pendentes com iluminação difusa, indireta ou direta; com cúpulas em vidro, plástico, fibra natural, metal, madeira e muito mais. A dica aqui é tentar ornar o pendente com o restante da decoração.

Gostou de conhecer os modelos de luminárias tendências para 2021? Então siga a Iluminim nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) e continue acompanhando as nossos conteúdos.