Tempo de leitura: 3 minutos

Quando se fala em segurança, a câmera é um recurso importante para a vigilância de ambientes residenciais e comerciais. Ela garante imagens dos ambientes, algo que acaba acovardando bandidos e também auxiliando em diversas situações, de emergência ou não.

No entanto, existem diversos modelos disponíveis, com preços variados, e decidir qual a melhor câmera de segurança pode ser uma tarefa desafiadora. Por isso, confira agora as características dos produtos e como escolher de acordo com suas necessidades.

Conheça os modelos

Câmera dome

Dome é uma estrutura arredondada e essa câmera (que recebe o nome de câmera dome) fica dentro dessa espécie de capa. O resultado é um aparelho pequeno e discreto, muito útil para espaços internos por ser esteticamente mais bonito. Pode ser instalada na parede e no teto.

Ao escolher esse tipo para área externa, fique atento se ela oferece proteção IP66. Este é um Índice de Proteção que certifica que ela pode ficar em locais expostos à chuva e poeira. Outro detalhe é que alguns produtos ocultam a câmera, impedindo que as pessoas saibam para onde a lente está direcionada.

Câmera bullet

Esse é um dos modelos mais utilizados e é aquele em formato de um pequeno cano ou tubo. Existe uma grande variedade de câmeras bullets com relação à aparência, mas a principal característica delas é a proteção presente em praticamente todos os produtos. Podem ser instaladas em postes, além do teto e paredes.

Até há alguns anos, esse era o único tipo que contava com essa proteção, além de infravermelho e melhor qualidade da imagem. Atualmente, tanto as bullets, quanto as domes podem ser encontradas com diversas características.

Câmera Wi-Fi e IP

As câmeras Wi-Fi também podem ser chamadas de IP, mas entenda que existem produtos IP com internet com fio. Portanto, sempre confira se o modelo que está levando é IP e Wi-Fi. Elas são as mais modernas, pois gravam e enviam as imagens em tempo real para computadores, tablets e smartphones, sem precisar do cabo de rede. Para isso, será necessário um roteador e conexão com a internet.

Modernidade é o ponto forte dessas câmeras, que enviam notificações para o celular do dono do estabelecimento ou residência quando começa a filmar (sensores de movimento e calor ativam o aparelho). Elas podem ser conectadas a um sistema de alarme e algumas filmam também com som.

Entenda as características

Infravermelho

Um recurso muito importante para câmeras de segurança é o infravermelho. O aparelho com essa característica tem LEDs de frequência infravermelhos que acendem sempre que o sensor identificar ausência de luz. Ou seja, ela pode captar imagens nítidas mesmo na escuridão.

Para escolher, é importante uma boa resolução, assim a imagem noturna terá qualidade suficiente. Além disso, quanto maior o número de LEDs, maior o alcance de filmagem à noite.

HD e AHD

A resolução da imagem é um ponto a ser considerado, já que, no caso de invasões, furtos ou roubos, é fundamental conseguir visualizar o rosto dos suspeitos. Dependendo do local a ser vigiado, é necessária ainda mais atenção.

As câmeras AHD apresentam sinal analógico, mas com conexão digital. Isso significa que a qualidade da imagem delas é um pouco menor do que as HD. Como vantagem, está o menor custo de instalação e a possibilidade de usar cabos coaxiais comuns de até 500 metros.

Por serem analógicas, a informação sobre a qualidade estará em TVL, que é a quantidade de linhas enviadas para o sensor da câmera que fará o processamento. Então, quanto maior o número de linhas (TVL), melhor a imagem.

Já os modelos HD filmam em alta resolução, mas precisam de cabos coaxiais especiais e de qualidade. São recomendadas para o caso em que a nitidez pode fazer a diferença. A qualidade da imagem será apresentada em pixels, já que o sistema é todo digital.

Para escolher a melhor câmera, fique atento às suas necessidades. Para ambientes externos, observe se há a proteção adequada no equipamento. Para sua casa, o modelo dome é mais discreto e bonito. Por fim, a Wi-Fi e IP oferecem tecnologia moderna que pode ser interessante.

Agora que você já aprendeu sobre a melhor câmera de segurança, descubra as vantagens dos modelos com LED.