Sabe aqueles ambientes lindos, modernos e com iluminação indireta nas sancas que, muitas vezes, nos perguntamos de onde vem? Então, a responsável por esse visual belo e despojado, quem produz é a Fita de LED para sanca.

As fitas LED são muito adequadas para decoração e iluminação secundária e têm ocupado o mercado, sendo a queridinha dos atuais projetos de design de interiores. Embora a aparência das faixas de LED seja muito semelhante, muitos de seus modelos mudam completamente o impacto da iluminação no ambiente.

Seja no jardim, no escritório, na cozinha ou no carro, a versatilidade e adaptabilidade da fita LED são alguns dos fatores que favorecem o uso generalizado da fita LED. Quando usados ​​com criatividade, podem aumentar o nível de estilização de qualquer espaço.

Nesse post, falaremos das fitas de LED para sanca que, geralmente, são utilizadas mais comumente em ambientes como salas de estar, quartos, banheiros entre outros. Confira, então, mais abaixo.

Qual a melhor Fita LED para Sanca?

A verdade é que não existe um modelo de fita LED mais adequado para sanca. Depende muito do ambiente que será colocada e da preferência do comprador. Existem algumas diferenças entre as fitas como cor e a potência e, ainda, no tamanho e na espessura. Elas também se dividem de acordo com a potência, sendo que as principais versões têm 4,8w ou 7,2w por metro.

Acompanhe, abaixo, algumas dicas e especificações sobre os modelos de Fitas LED que vão te auxiliar na escolha.

Fita de LED 3528:

O modelo de Fita LED 3528 tem uma largura de 8 mm, geralmente 5 m de comprimento e 300 LEDs com cerca de 3,5 mm por 2,8 e seu consumo médio é de 5W por metro. Costuma ter secções de corte a cada três LEDs e, tradicionalmente, é mais econômica. Você pode encontrá-la em cores neutras, coloridas e RGBs.

Fita de LED 5050:

A Fita de LED 5050 tem largura de 10 mm, sendo muito mais potente do que o modelo anterior, pois além de possuir três LEDs, seus LEDs são maiores, medindo 5 mm por 5 mm.

Também está disponíveis na versão RGB colorida, onde você pode escolher qualquer uma das cores que derivam do vermelho, verde ou azul, bem como tons mais claros ou fortes dos mesmos, amarelo, laranja, rosa, roxo, entre outros.

Fita de LED 6803:

Os LEDs da Fita LED Digital 6803 possuem o mesmo tamanho do modelo de fita 5050. A única diferença é que a 6803 é endereçada, ou seja, a cada três conjuntos de três LEDs, ela possui um chip, que torna possível a troca individual. Possui um controle remoto diferenciado e tem 133 diferentes programações de animação. Além disso, essa fita é envolta por espécie de mangueira chata para preservação dos LEDs e melhor aproveitamento do produto.

Mangueira de LED:

A mangueira LED é uma das muitas formas em que a versatilidade desta tecnologia permite sua fabricação. Nada mais é do que uma série de LEDs em sequência que pode atingir o tamanho em metros que você precisa e/ou deseja. É indicada para uso em locais externos, tais como jardins e fachadas, já que os LEDs são protegidos de poeiras e gotas de água por um revestimento de silicone ou plástico dependendo do modelo.

Distância dos LEDs na Fita?

Cada modelo de Fita LED vai produzir um efeito. Isso ocorre em razão do tipo de agrupamento da Fita. Alguns LEDs podem ficar mais espaçados ou mais agrupados, alterando a luz emitida. Por isso é importante você se atentar ao efeito que procura para escolher sua fita.

Se você deseja um efeito mais forte e uniforme, uma fita com mais LEDs será a escolha ideal. De outro lado, uma fita com espaçamento mais natural pode fornecer um efeito decorativo mais leve. Veja abaixo:

Qual o melhor modelo de Fita LED RGB?

Todos os modelos de Fita LED expostos acima possuem opção RGB. A diferença está no funcionamento das fitas quanto à troca de cores. Os modelos de fita 3528 só produzem as cores vermelho, verde e azul, enquanto as fitas 5050 produzem uma gama maior de cores.  E o modelo 6803 funciona com o famoso chroma de cores, em que ele produz o degrade de todas as cores, como um “arco-íris”. Neste caso, a escolha do melhor modelo vai depender da sua necessidade.

Todos os modelos de fita LED presentes neste post estão disponíveis no site da Iluminim Atacado, e caso você tenha alguma dúvida, nós preparamos esse post explicando tudo sobre o site.

Tons de luz da fita LED

Primeiramente, essa será uma escolha individual de cada pessoa, pois depende do gosto de cada um. Porém, existem alguns padrões que podem ser seguidos, utilizados por muitos profissionais da área.

O tom branco frio estimula a concentração e foco, sendo, assim, mais adequado para ambientes em que são realizadas atividades que requerem a atenção, tais como escritórios, cozinhas e banheiros. Já o tom branco quente estimula a sensação de conforto e relaxamento, sendo mais adequado para salas de estar e quartos.

Ao mesmo tempo, a barra de luz LED colorida é muito utilizada para agregar a projetos delicados, tendo uma decoração única. Por exemplo, ao usar móveis escuros, você pode brincar com as cores e fazer o LED se destacar na decoração.

Dimerização das Fitas LED

Para aqueles que não sabem, o dimmer é um variador de luminosidade, um dispositivo que permite regular a intensidade do brilho da iluminação. Quando são unidos a fita LED podem trazer efeitos bem bacanas para qualquer ambiente.

Com as fitas dimerizáveis você pode criar facilmente o clima desejado com iluminação: quanto mais luz, mais atividade cerebral. Isso permite que você se mantenha mais desperto para conversas e atividades. A luz menos intensa ativa o relaxamento, proporcionando calor e conforto, gerando bem-estar a quem está no ambiente.

Qual cola usar para colar Fita de LED?

Em geral, a Fita de LED, com exceção das mangueiras de LED, já vem com a cola fixada à fita. Portanto, se deve tomar alguns cuidados para preservar a cola. Depois de decidir o local em que a fita será inserida, limpe bem ele para garantir perfeita fixação. Você também pode utilizar, ainda, fixadores complementares.

“Mas e se a Fita de LED perder a cola, tem alguma substituta?”

Sim! Você pode utilizar as fitas dupla face de 3mm específicas para Fitas de LED, que é possível encontrar em qualquer ferragem. Outra opção são as colas térmicas de LED, que funciona como uma pasta adesiva que fixará a fita permanentemente. Essa cola também é a mais indicada para fixação de mangueiras de LED.

Qual ilumina mais, Mangueira ou Fita LED?

As fitas LED são uma escolha para iluminação e decoração. O produto é uma fonte de luz flexível, vendido como medidor linear, e possui um material adesivo no verso para facilitar sua fixação. Usado principalmente para sancas, apoios de braços, rodapés, degraus, espelhos e móveis.

Já as mangueiras de LED são modernas, econômicas e são indicadas para iluminar indiretamente detalhes do ambiente, como sancas, rodapés, escadas, fundo de piscinas e áreas externas. Normalmente, vendem de 30 a 100 LEDs por metro, o que significa alto brilho e consumo mínimo de todos os tipos de iluminação.

Porém, as Fitas de LED contêm cerca de 300 LEDs, fornecem mais tons, principalmente, os tons suaves e não têm a aparência “segmentada” que as mangueiras costumam dar ao acabamento. Como você pode perceber, tanto as mangueiras de LED quanto as fitas de LED têm suas particularidades. Apenas a intensidade da iluminação que pode variar entre os modelos.

Para fins estéticos ou funcionais, existem várias maneiras de usar a iluminação da fita LED em casa. Com isso em mente, fizemos esse texto para auxiliar você leitor, a escolher a fita de LED mais adequada para o seu caso, pois cada um é singular. Agora que você já sabe como usar as fitas de LED, ouse nas composições e usufrua dos efeitos.

Quer receber mais artigos como este? Assine nossa newsletter e receba sempre novas dicas!

Leia também: Descubra 7 lugares onde a fita de LED pode ser instalada