Qualidade de vida é um dos temas mais em alta nos últimos tempos. Somos uma geração de pessoas que é estimulada o tempo todo a cuidar da saúde e exercitar-se, investindo em uma vida saudável. Com isso, cada dia mais as pessoas buscam que os esportes se encaixem em suas rotinas, alivie o estresse e até contribua como algum tipo de lazer. Um setor que soube aproveitar esse momento de “despertar” para os esportes, posicionando-se como aliado ao bem-estar, foi o de clubes.

A infraestrutura desses espaços é o que mais chama atenção dos clientes e, por essa razão, é fundamental que eles sejam bem iluminados. Durante as poucas horas em que o cliente ficará no local, ele precisa ter a melhor a experiência.

Confira, abaixo, mais sobre iluminação para quadras esportivas.

Iluminação para quadras esportivas

Pode até parecer algo simples e sem importância, mas a iluminação para quadras esportivas precisa de atenção especial. Uma quadra bem iluminada desempenha um papel essencial – dentro e fora do jogo.

Os atletas precisam de total visibilidade, sem sombras indesejadas, permitindo a reação instantânea. Os árbitros também dependem de uma visão clara para acompanhar tudo que acontece na competição. Os espectadores – tanto no estádio quanto na frente da televisão – precisam de condições de iluminação perfeitas para acompanhar o jogo e torcer para seu time favorito.

Não basta apenas colocar um ponto de luz em cada canto e esperar bons resultados: a realidade é que existem normas a serem seguidas, sendo a principal delas a NBR 8995-1, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que trata especificamente sobre os níveis de iluminação ideais.

Os diferentes tipos de espaços pedem projetos de iluminação variados, pois cada um deles tem características próprias. Os ginásios são locais fechados e para iluminá-los o projetista precisa perceber as dimensões da área de jogo, considerar as arquibancadas e outros pormenores.

Enquanto isso, os campos abertos precisam de outro tipo de iluminação, pois ficam expostos a outros fatores externos. Já as quadras poliesportivas também pedem tipos de lâmpadas específicos, com temperatura de cor, quantidade de lúmens e reprodução de cor que atendam às necessidades do lugar. O mais importante é que as luzes sejam espalhadas de forma homogênea, de modo que não atrapalhem os atletas.

Iluminação para piscinas

Felizmente existem equipamentos de iluminação especiais que podem equipar sua piscina com equipamentos de iluminação de alta qualidade. As luminárias LED são as mais utilizadas na iluminação de piscinas, o que pode tornar essa área mais atrativa, segura, podendo, inclusive, ser utilizada 24 horas por dia.

A iluminação deve beneficiar as pessoas dentro e fora da piscina. Além de ser seguro, você poderá considerar iluminar diagonalmente, nas bordas, escadas e degraus para tornar o efeito bonito e prático.

A forma e o tom da piscina irão ajudá-lo a decidir sobre a iluminação. Modelos de alvenaria, fibra e vinil requerem diferentes tipos de projetos. O revestimento ajuda a selecionar a luz. Exemplificando, cores escuras requerem luz mais neutra, como o branco. Ao contrário dos revestimentos transparentes, que são adequados para uso com luzes mais brilhantes e coloridas.

O foco aqui é a iluminação da piscina, mas se não houver iluminação ao seu redor será inútil, afinal, não há circulação dentro da piscina. Por este motivo, invista em iluminação indireta ao redor da piscina para garantir a melhor visibilidade e acessibilidade

Iluminação para eventos

Para que um evento seja um sucesso, há muitos aspectos que devem ser considerados. O local onde será realizado, os comes e bebes, o som, a decoração e uma infinidade de pequenos detalhes. Mas, você já parou para pensar em como seria a iluminação para eventos?

Cada festa tem as suas especificidades, e elas devem ser levadas em conta na hora de montar o projeto de iluminação. Ao planejar como iluminar, lembre-se de que deve ornar com o restante do evento, senão poderá até mesmo arruinar a experiência proposta. Ao iluminar da forma certa, cria-se uma atmosfera que interfere diretamente em como as pessoas vivenciarão aquele momento

Saber posicionar bem as luzes no espaço do seu evento é fundamental para garantir a qualidade da reunião. É importante ter cuidado para evitar que os spots fiquem na direção de objetos que reflitam a luz com muita intensidade – isso pode deixar o espaço confuso e, até mesmo, irritar quem está presente. Afinal, ninguém gosta daquele raio de luz indo diretamente para os olhos. Da mesma forma, elementos decorativos como quadros, móveis, banners e palcos merecem ganhar um destaque importante com o auxílio da iluminação, por exemplo.

Para compor o projeto de iluminação da instituição, a Assembleia Paraense contou com a qualidade e eficiência dos produtos da Iluminim! Acompanhe, abaixo, um pouco mais sobre eles e os produtos que vão fazer a diferença nos diversos espaços que a instituição possui.

Assembleia Paraense

A união de lazer, cultura e esporte é a tríade perfeita que faz com que a Assembleia Paraense seja um clube tão amado pelo seu quadro de sócios, que é formado por aproximadamente 8.500,00 proprietários de títulos e mais de 20.000,00 associados, incluindo dependentes. Fundada em 27 de dezembro de 1915, a AP está próxima de completar 106 anos de atividades no Pará, com um histórico que se confunde com o desenvolvimento sociocultural do Estado.

Quem frequenta a Assembleia Paraense encontra sempre um local aprazível e animado, que oferece diversas alternativas esportivas e de lazer (tudo com muito conforto e segurança), o que garante o bem-estar dos associados do clube, divididos entre sócios beneméritos, sócios honorários, sócios proprietários simples, remidos e empresariais e sócios cooperadores.

Como grande clube que é, a AP possui duas sedes: a Sede Social (localizada na Avenida Presidente Vargas, centro comercial de Belém) e a Sede Campestre (localizada na Avenida Almirante Barroso, uma das principais vias da capital). Entre as sedes, são distribuídas quadras de poliesportivas, áreas gastronômicas, áreas de lazer com piscina entre outros.

Para levar qualidade e eficácia em iluminação, a Assembleia Paraense escolheu os seguintes produtos Iluminim.

Sinalização Saída de Emergência LED Dupla Face SLIM Verde 24x18cm

A Placa de sinalização de Plástico ABS Acrílica feita na cor verde com letras brancas e face única, é a indicação de locais, como saída de emergência, por exemplo.

A Placa Sinalização Saída de Emergência LED Dupla Face SLIM Verde​ possui bateria recarregável de níquel que garante autonomia de aproximadamente 3 (três) horas depois de carregada, não sendo necessário a utilização de energia nesse período. Após descarregada, pode-se facilmente recarregá-la para nova utilização.

Essa Placa de Sinalização Saída de Emergência da Iluminim possui 5 peças de LEDs de alto brilho de 0,07W de potência, design compacto e acompanha cartela de adesivos para indicação da rota de saída. Além disso, sua chave seletora, que permite o uso da luminária de duas formas: acesa o tempo inteiro ou acesa apenas quando ocorre queda de energia.

Além de possuir um botão de funcionamento, a luminária de emergência dispõe de acendimento automático, ou seja, quando o ambiente reconhece que não há luminosidade suficiente, a luz aciona automaticamente. Dessa forma, evitam-se acidentes e incômodos em situações em que se possui baixa visibilidade.

Com nosso extenso catálogo de produtos e mais de 10 (dez) anos de mercado, a Iluminim passou a ser garantia de qualidade e segurança. Tendo ao seu lado diversos selos e certificados internacionais, os produtos de LED da Iluminim são a certeza de um projeto de iluminação bem estruturado, belo e assertivo. Portanto, não há dúvidas ao investir em iluminação LED. Confie no líder!