Plantas na decoração do apartamento trazem um clima agradável e dão vida a qualquer ambiente. Além de tornar qualquer ambiente mais harmonioso, elegante e aconchegante, as plantas representam uma pausa no nosso cotidiano. Sejam arranjos de flores ou folhagens diversas, sempre são uma boa escolha. Às vezes, por morarmos em apartamento, esquecemos que o “lado verde da vida” também pode ser muito bem aproveitado nesse espaço. Para melhorar ainda mais o cenário criado pelas plantas, nada melhor que um bom projeto de iluminação Levando em  consideração a posição das plantas, o tamanho dos vasos e também as cores das folhagens: tudo isso é importante para valorizar o mini-projeto paisagístico e melhorar as condições do espaço e sua usabilidade. Se você gosta de decoração e natureza, siga a leitura! Vamos lá?!

Espaço verde no apartamento

decoração com plantas

Muitas vezes, acreditamos que por morar em apartamento devemos abrir mão de ter plantas e um espaço verde disponível em casa, mas isso não é verdade! Ainda que o espaço possa ser limitador para algumas espécies, isso não significa que devemos abolir o verde da nossa vida, afinal plantas internas são uma tendência e ainda deixam o ambiente mais bonito. Além de realçar a decoração, as plantas ajudam a dar mais vida e purificar o ar da casa.

Onde eu posso colocar as plantas?

decoração com plantas

Você pode investir em espécies pequenas ou em grandes folhagens, depende da impressão que você quer passar e do espaço que deseja construir. Seguem algumas dicas de alocação.

 

  • Espécies pequenas podem ser colocadas na mesa de centro da sala de estar-estar; ao lado da mesa de cabeceira no seu quarto; no balcão do hall de entrada; na bancada da cozinha; no balcão do banheiro. Você também pode instalar uma pequena estante e colocar diversos tipos de plantinhas nela! Fica muito charmoso e você pode deixá-la em qualquer lugar do seu apartamento.
  • Grandes folhagens podem ser colocadas nos cantos dos cômodos, valorizando o local. Também podem ser colocadas ao lado do sofá ou de poltronas, cuidando sobre para ornar o tamanho da planta com o tamanho dos móveis do cômodo. Podem ser instaladas na sacada ou no hall de entrada.

Qual iluminação instalar para otimizar o espaço verde do meu apartamento?

decoração com plantas

Para montar um projeto de iluminação que valorize a vegetação do seu apartamento e que, ao mesmo tempo, seja adequado, bonito e funcional, alguns cuidados precisam ser tomados. Por isso, listamos abaixo tudo o que você precisa saber. Confira:

  • As lâmpadas de luz amarela deixam o local mais acolhedor e aconchegante. Você pode instalá-las na luminária de mesa onde você tenha plantas de pequeno porte.
  • As luzes brancas provocam um efeito de destaque maior e são ótimas quando a intenção é clarear. Combinam super bem com aquelas plantas de maior porte colocadas no canto dos cômodos. Dá um destaque bem legal para uma parte do espaço que passaria despercebida.
  • Luzes coloridas são ótimas para destacar algo no ambiente. Para adicionar profundidade, cor e textura ao seu espaço, coloque grupos de plantas em camadas. Invista em diferentes espécies e tamanhos.
  • Plantas menores no chão servem para camuflar espaços de armazenamento e esconder os cabos elétricos. Para que o local fique um pouco menos chamativo, invista na luz amarela.

A decoração LED nunca fica de fora

decoração com plantas

Você sabia que as luzes mais recomendadas para projetos de iluminação de jardim são as de LED? Isso mesmo! Essas lâmpadas não aquecem as plantas, além disso são duráveis, gastam pouca energia e podem ser encontradas em diferentes tonalidades de cor.

Além da lâmpadas que você pode instalar nos diferentes modelos de luminárias que tenha, não se esqueça dos toques especiais que você pode criar:

 

  • A fita de LED se trata de uma forma suave de iluminação, sendo uma ótima opção para destacar aquela prateleira com as suas plantinhas ou mesmo o nicho de parede onde você deixa as suas suculentas e os seus cactos.
  • Os spots LED são muito usados para criar pontos de iluminação no ambiente e, assim, direcionar o olhar para o que se pretende destacar. Não preciso nem dizer que ficam ótimos quando posicionados acima de folhagens de grande porte, não é, mesmo?!

Como deixar o seu espaço de trabalho mais verde

decoração com plantas

Para quebrar um pouco essa seriedade do local onde trabalhamos, principalmente em tempos de trabalho remoto, podemos colocar algumas plantas no local. Não se esqueça que as plantas ajudam a purificar o ambiente e também promove bem-estar! Cada vez que você vai molhar a plantinha, não esqueça de beber um pouco de água. Ambos hidratados e saudáveis!

 

Gostou das dicas para o seu espaço verde? Então confere as melhores opções de iluminação LED no site da Iluminim. Estamos esperando por você!