Em casa, no trabalho ou em qualquer lugar, segurança é um ponto importante e que deve ser lembrado principalmente em toda situação de reforma ou mudança de domicílio. E acredite: sempre há novidades no mercado para aumentar o conforto e o bem-estar das pessoas em determinados ambientes.
A iluminação de emergência é um desses itens que garantem maior segurança. O Corpo de Bombeiros obriga o seu uso apenas nas instalações comerciais, mas você também pode utilizá-las na sua casa, pois esse recurso vai facilitar muito a sua vida quando houver um corte de energia, por exemplo.
Veja agora 5 perguntas e respostas que vão te ajudar a entender tudo sobre o assunto.
1. Por que usar iluminação de emergência?
O principal motivo para utilizar a iluminação de emergência é a segurança. Seja em função de sobrecargas de energia ou durante um temporal, pode acontecer de a sua casa ficar sem eletricidade. Nessas situações, a luz de emergência é acionada e você não precisa sair correndo atrás de velas ou lanternas.
Em ambientes comerciais, isso é fundamental para que os funcionários possam se deslocar em segurança pelo espaço. Também em situações de incêndios, em que a eletricidade precisa ser cortada, é imprescindível contar com as luzes de emergência.
2. Quais são os modelos disponíveis?
Existem diversos modelos à venda e a escolha dependerá da função a que o recurso se destina. A luz de aclaramento, por exemplo, é usada para iluminar o piso e as escadas e é imprescindível em locais com mais de um pavimento.
A outra função desse recurso é garantir a visualização da sinalização, ou seja, deve ser usado para direcionar e favorecer a movimentação das pessoas no espaço e, nesse caso, a iluminação deve ser instalada principalmente sobre as portas.
Existem modelos com diversas potências e tipos de luminescência. A escolha dependerá do tamanho do espaço. A ABNT NBR 10898 indica as mais adequadas para ambientes corporativos e pode ser referência para residências também.
Existem ainda as luminárias com lâmpadas de LED e fluorescente, sendo a primeira a mais indicada por ser mais durável e menos impactante do ponto de vista ecológico.
3. Como funcionam esses tipos de iluminação?
Em geral, as luminárias de emergência têm uma bateria interna recarregável que deve assegurar, no mínimo, 1 hora de funcionamento. No entanto, muitos modelos funcionam por mais tempo.
Conectadas em uma tomada ou ligadas na eletricidade o tempo todo, esses equipamentos acendem automaticamente quando há falta de energia no ambiente. Depois de utilizar a iluminação, você deve garantir que a bateria seja carregada. Se esse recurso não for automático no modelo que você usar, fique atento, pois será necessário que acioná-lo manualmente.
4. Como instalar a iluminação de emergência?
A instalação das luminárias de emergência é relativamente simples e pressupõe a criação de pontos de luz no ambiente. Posicione-as em locais altos e fixe-as na parede. No caso de iluminação de escadas, uma boa solução é usar os modelos de embutir.
Outra demanda é a disponibilização de pontos de energia para ligar o aparelho. Se você não sabe como fazer isso, o ideal é chamar um profissional para cuidar da instalação.
5. E como deve ser a manutenção?
Para fazer a manutenção e garantir o funcionamento e durabilidade de cada luminária, alguns procedimentos são necessários. O primeiro ponto é garantir que estejam sempre carregadas.
Depois, vale a pena observar algumas situações específicas. Se não surgir, dentro de 2 ou 3 meses, nenhuma emergência que acione sistema , desligue as lâmpadas da tomada para simular uma queda de energia, deixe a luz descarregar totalmente e depois recarregue as baterias de cada dispositivo.
Por outro lado, se foi necessário usá-las, providencie o carregamento o mais rápido possível para garantir que estejam funcionando se você precisar novamente.
Agora que você já sabe bastante sobre o funcionamento e as formas de utilizar esse tipo de iluminação, que tal conhecer agora vários tipos de iluminação de emergência e escolha a mais adequada para sua segurança?
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
As luzes de emergência devem ser instaladas em rede independente? Na NBR 10898 e na IT não encontrei nada sobre o tema. No projeto do AVCB da minha empresa constam apenas 2 luminária de emergência e com isso solicitei a instalação de mais algumas unidades, contudo o gerente de manutenção esta dificultando o serviço dizendo que para esta instalação há a necessidade de uma rede so para as luzes, procede?
Oi Anderson, tudo bem?
Agradecemos sua interação!
Não, não precisa!
As luzes de emergência podem ser conectadas na mesma rede das normais, porém, elas funcionarão de forma diferente 🙂
Espero ter lhe ajudado.
Qualquer outra dúvida ou solicitação, sigo a disposição!
Atenciosamente,
Maria Eduarda.
Moro em um sítio no interior onde é normal a falta de luz a cada chuva forte. Estou interessado em instalar lâmpadas de emergência na rede da casa, com a máxima luminosidade possível. Gostaria de informações mais precisas sobre as lâmpadas LED bulbo inteligente. Parece que a maior potência seria as de 12W. Qual a a luminosidade, em watts, correspondente ? Se instaladas na rede domésticas elas podem ser usadas normalmente, isto é, no uso diário ? Nessas condições de instalação, elas se mantem carregadas ? Obedecem normalmente ao interruptor liga/desliga ? Espero as respostas para adquiri-las por etapas.
Olá Eduardo, tudo bem?
Seja bem vindo a Iluminim, a maior loja de LEDs do Brasil! É um prazer te ter aqui ❤️
São produtos diferentes, as lâmpadas inteligentes e lâmpadas de emergência.
Uma lâmpada bulbo residencial talvez não vá lhe atender conforme esperado, ou necessário. O ideal seria que você utilizasse de fato luminárias de emergência, como estas https://www.iluminim.com.br/luminaria-emergencia-led?sort=mais_vendidos
Para você ter uma ideia real, as lâmpadas bulbo residenciais tem em média 120 lm, enquanto as luminárias emergenciais tem, entre 1.600 a 2.400 lm em média 🙂
Qualquer dúvida estou à disposição!
Atenciosamente,
Maria Eduarda.