Tempo de leitura: 4 minutos

Os refletores de LED são muito utilizados em áreas comerciais e nas partes externas de casas. A tecnologia garante economia de energia elétrica e alta luminescência. Contudo, a novidade agora são os modelos RGB, ou seja, coloridos. O charme fica por conta da variedade de tonalidades e possibilidade de trocar a cor, adicionar efeitos e controlar tudo com um controle remoto.

Eles ajudam a decorar, chamam a atenção e podem ter a cor modificada sempre que você quiser. São perfeitos para usar perto da piscina, em jardins, áreas de lazer e até na iluminação de festas. Que tal aprender como instalar refletor LED RGB e aproveitar os benefícios desse produto?

Os modelos têm um controle para fazer a troca de cores, e programá-lo pode ser um desafio. Por isso, acompanhe o passo a passo para descobrir como instalar o refletor de LED RGB e configurar o controle de maneira prática e rápida!

Como instalar refletor LED RGB

A instalação é bastante simples e para fazê-la você precisará de um par de luvas, uma chave teste, fita isolante e alicate de corte. Dependendo do local onde será colocado o aparelho, também precisará de uma furadeira. Os outros materiais estarão na caixa, junto com seu refletor. Desligue a energia para evitar choques e utilize a luva para lidar com os fios.

Analise o local da instalação

Analise o local onde será instalado o seu refletor, observando se é adequado e se permitirá aproveitar todo o potencial do produto. Ele pode ser fixado na parede, no teto, no chão ou em postes. 

Todo refletor vem com um suporte que deixará o aparelho com uma mobilidade de 120 graus, podendo ser ajustada por você no momento da fixação. Essa peça deve ser desencaixada do produto e parafusada na parede. Só depois é que você encaixa o refletor nela.

Em alguns casos será necessário fazer o nivelamento da parede antes de colocar esse suporte de ajuste de ângulo. Você pode fazer isso usando um pedaço de madeira sobre a superfície, nivelando o local com massa corrida ou com cimento.

Prepare a fiação

Definida a primeira etapa, faça o preparo da fiação puxando um ponto de energia para o local, como se fosse instalar uma lâmpada ou um interruptor. Para testar se está funcionando, ligue a energia e utilize a chave teste.

Instale o refletor

Seu refletor terá três fios para instalação: um amarelo com listras verdes (fio terra); o azul que é o fio neutro e o vermelho ou marrom que é o fase, também chamado de linha. Os últimos não são padronizados, mas a maioria dos modelos do tipo RGB apresenta essas cores.

A instalação é feita, basicamente, unindo os fios do produto na sua energia, com a ajuda da fita isolante ou de conectores. É aconselhável ligar o fio terra, mas nem sempre você terá essa instalação em casa. Se isso ocorrer, isole-o com a fita.

Como usar o controle do refletor LED RGB

Os refletores RGB recebem esse nome porque funcionam em três cores: vermelho, verde e azul (red, green, blue). Também apresentam todas as combinações desses tons.

Assim, você terá iluminação em 16 cores, incluindo o branco. No controle tem todas as tonalidades possíveis, sendo que, para escolhê-las, é só apertar o botão correspondente. Veja agora como usar o refletor e o controle.

Retire o lacre do controle

Todo controle de refletores do tipo RGB tem um lacre transparente na parte superior. Você deve retirá-lo para que o equipamento funcione.

Ligue e desligue o refletor pelo controle

O refletor de LED RGB não precisa de interruptor para ligar e desligar, já que tudo é feito pelo controle. Utilize-o também para configurar a cor e os efeitos.

Controle a intensidade

Além do ON e OFF para ligar e desligar, você terá dois botões com o desenho de uma luz: um é para aumentar e outro para diminuir a intensidade da iluminação. Esse recurso é interessante para criar efeitos diferentes e aumenta as possibilidades de uso do produto.

Configure os efeitos

Existem quatro botões de efeito. O botão “flash” serve para criar o efeito que acende e apaga a luz em determinado ritmo. O “strobe” também tem essa característica, mas é mais devagar.

Já o “fade” e o “smooth” trocam a cor, diminuindo e aumentando a intensidade da luz, mas também podem ser usados em um tom só.

Ajuste a cor

Por padrão, o refletor sempre iniciará na cor vermelha. Para trocar a tonalidade é só pressionar o botão na opção desejada. As 16 cores são: branco, vermelho, laranja-escuro, laranja-claro, amarelo, amarelo-claro (chamada de branco quente), verde, verde-claro, azul bebê, azul piscina, azul klein, azul royal, azul-escuro, roxo, lilás e rosa.

Use efeito e cor

Assim que você liga um efeito, ele funcionará trocando as cores. Para deixar em apenas uma, escolha o efeito e depois aperte o botão relacionado à cor desejada.

Reconfigure o controle

Se o controle do seu refletor LED RGB apresentar problemas você pode restaurar as configurações originais. Para isso, desligue seu refletor e aperte o botão “smooth”. Automaticamente ele buscará as configurações e voltará a funcionar.

Os refletores de LED no modelo RGB são novidade no mercado e podem ser instalados tanto em comércios, locais de festas e baladas, quanto em casa. Para eventos, a facilidade é ter um produto com potencial para ser aproveitado em diversas situações. Nas residências eles costumam ser usados na iluminação externa, do jardim, da piscina e da área de lazer.

Os passos de como instalar refletor LED RGB não são muitos, mas é importante que você tome os devidos cuidados, usando luvas de proteção e desligando a energia antes do processo. Quanto ao controle, são diversas funções que podem ser aprendidas facilmente.

Ficou animado com a ideia de ter um produto desses em casa ou no trabalho? Agora que você já sabe como instalar o refletor LED RGB, adquira o seu em uma loja de confiança como a Iluminim. Você terá garantia, bom preço e a certeza de levar um modelo de qualidade.