Tempo de leitura: 5 minutos

Existem diversas especificações de iluminação para toda a casa, desde luminárias a lâmpadas indicadas de acordo com as necessidades. Para as áreas externas, por exemplo, a busca é por um resultado que não só valorize os elementos, como jardim, piscinas e entradas, mas também torne a residência mais segura.

Por isso, para quem busca segurança e baixo custo, os refletores de LED são ideais para a iluminação de áreas externas, como fachadas, jardins, outdoors, quadras e luz auxiliar de vigília. Para escolher a opção que mais atenda suas necessidades, porém, é necessário conhecer algumas orientações.

Uma pergunta frequente é: um refletor led ilumina quantos metros? Para respondê-la, preparamos este post com informações sobre potência, capacidade de iluminação e algumas vantagens. Confira!

Potência e capacidade de iluminação dos refletores em metros

10 W

Por ser o mais discreto, o refletor de LED de 10 W é indicado para iluminar pontos específicos. Tem fluxo luminoso que varia de 700 a 1000 lumens e alcance de até 1 metro. Apesar de pequeno, tem luminosidade comparada à das lâmpadas incandescentes de 100 W.

20 W

refletor LED com 20 W também pode ser encontrado em modelos à prova d’água e em variadas cores. Ele é ideal para iluminação de piscinas, árvores, fachadas, jardins e eventos, com alta economia de energia.

Podemos encontrar também produtos com a tecnologia do micro LED. Isso permite um fator potência adequado, maior aproveitamento do fluxo luminoso, e evita superaquecimento para que não haja a diminuição de vida útil do chip de LED. Um refletor de 20 W chega a iluminar 2 metros, aproximadamente.

30 W

Os refletores de LED de 30 W são intermediários e têm fluxo luminoso de 2000 lumens, iluminando cerca de 3 metros.

50 W

Os refletores de 50 W são usados principalmente para iluminar garagens, portões e fachadas. Com fluxo luminoso de 3000 lumens a 4500 lumens, eles cobrem áreas maiores e podem substituir os antigos refletores halógenos de 400 ou 500 lumens. Têm vida útil de, aproximadamente, 30 mil horas e um alcance de 4 metros.

Os refletores com proteção IP66, de acordo com a NBR IEC 60529, podem ser expostos ao tempo, ou seja, são resistentes a graus elevados de poeira e água.

100 W

refletor LED de 100 W é ideal para campos de futebol, jardins, fachadas e condomínios e também pode ficar exposto na rua, já que tem proteção IP66. 

Seu ângulo de abertura é de 120°, tem uma vida útil de 30 mil horas e é bivolt. Sua luminosidade é de aproximadamente 9 mil lumens e chega a 8 metros. O refletor acompanha fio terra e parafusos para fixação de suporte.

150 W

refletor LED de 150 W também pode ser encontrado nas cores indicadas acima. Sua luminosidade, de 14 mil lumens, chega a 12 metros, e tem a proteção IP66 contra as ações do tempo.

200 W

O refletor LED de 200 W pode chegar a 18 mil lumens, dependendo do modelo. Ele também ilumina até 16 metros, sendo indicado para áreas maiores.

Atualmente, algumas empresas (como a Iluminim) já utilizam a tecnologia do microLED, em que LEDs muito menores do que os convencionais são agrupados em conjuntos de três. Com isso, é possível que cada pixel emita luz própria, de modo que os painéis têm sua luminância garantida por mais tempo.

Para conferir uma super oferta do Refletor Holofote 200W Micro LED acesse aqui!

Benefícios dos refletores de LED

No LED, a luz é produzida em estado sólido, sem a necessidade de reação ou filamento. Por isso, apresenta baixo consumo de energia e tamanho reduzido em comparação com outros tipos de lâmpadas.

Atualmente, o LED pode trazer uma economia de cerca de 80% e uma vida útil de até 40 mil horas. Você economiza também com a manutenção, pois não será necessário trocar a lâmpada periodicamente como acontece com as comuns. Além de ser resistente às intempéries, à água, às vibrações e aos impactos, o refletor de LED também têm instalação segura e não oferece perigo ao instalador.

Outro diferencial é que, enquanto os convencionais precisam de reatores para o seu funcionamento, os refletores de LED não demoram a acender as lâmpadas e nem é necessário esperar que eles esquentem.

Seu material é aproximadamente 98% reciclável e não utiliza mercúrio em sua composição nem gases que podem contaminar o solo, como o de sódio, por exemplo. Além disso, os refletores de LED podem durar até 6 vezes mais, quando instalados da maneira correta.

Você pode encontrá-los nas cores comuns, como branco, branco quente (abaixo de 3000 K, indicado para quem busca uma iluminação mais aconchegante) e branco frio (acima de 6000 K), normalmente o mais vendido.

Além dessas opções, é possível encontrar os refletores de LED nas cores RGB, sendo a cor verde uma das mais procuradas para uso no jardim.

A iluminação dos refletores de LED é mais eficiente, já que é uniformemente espalhada e indireta, graças à sua luz com abertura de 120°. Esses modelos controlam sua luz por lente e não por espelho, iluminando todos os pontos, devido ao seu controle óptico, evitando a criação de pontos escuros.

O LED é uma luz eletrônica e, por isso, seu consumo e o controle do fluxo de luz podem ser monitorados e gerenciados remotamente. São ideais para jardins e para a exposição de produtos, pois não os prejudicam com a emissão de raios UV e IV.

O que considerar na hora de escolher um refletor

Um dos pontos que deve ser levado em consideração na hora de adquirir um refletor LED é seu modo de acionamento de acordo com a necessidade. Uma opção é o ligamento automático, assim que escurece o dia, e o seu desligamento, com o nascer do sol. Outra possibilidade é o refletor com sensor de presença. Os dois modelos podem também ser combinados.

É importante também um projeto luminotécnico, feito por um arquiteto ou engenheiro, no qual estarão definidas as potências e intensidades necessárias para cada área. Se sua área é externa e recebe muito a ação do tempo, é ideal que tenha proteção IP66 e corpo de alumínio.

Outra especificação técnica importante a se observar é a quantidade de luz emitida por Watt, que determinará a luminosidade que o refletor atinge. Verifique também a vida útil do refletor e os certificados de garantia e de qualidade.

Os refletores de LED podem ser instalados em paredes e postes, utilizando suportes, ou até mesmo no chão. Para uma iluminação que garanta segurança, é importante pensar em pontos estratégicos, a fim de aumentar a visibilidade. 

Além disso, é importante escolher fornecedores especializados em soluções de LED, que tenham em sua equipe consultores treinados e que forneçam produtos de alto valor agregado a um custo acessível.

Seguir essas recomendações evita que você adquira refletores de baixa qualidade, com luminosidade inferior, prejudicando a exposição das áreas onde são utilizados. 

Uma das maiores dúvidas que recebemos é “o refletor led ilumina quantos metros?”. Conforme vimos, isso vai depender da potência de cada refletor.

Se ainda tem alguma dúvida sobre iluminação em LED, entre em contato agora mesmo com a Iluminim!