Se você é uma pessoa atenta às tendências de decoração de interiores, certamente já deve ter ouvido falar da queridinha do momento: a sanca de gesso. Uma ótima opção para deixar o ambiente moderno e aconchegante, e que pode ser instalada em, praticamente, qualquer lugar! A sanca de gesso combina beleza e utilidade, além disso, é uma alternativa econômica. Em geral, é utilizada para melhor distribuir a iluminação do ambiente, sendo a escolha certa se você deseja criar um cenário confortável e moderno no interior do seu apartamento. Afinal, um ambiente bem iluminado faz toda a diferença, né?! Se você ainda não conhece este método de modelagem e como utilizá-lo, continue a leitura e vamos descobrir o que é sanca de gesso, se é possível instalar sanca com LED e como instalar lâmpada de LED na sanca.


O que é sanca de gesso?

sanca_de_gesso_banheiro_iluminim

A sanca é uma moldura de gesso utilizada para dar acabamento no ponto de encontro entre as paredes e o teto de determinado cômodo. É um método de modelagem utilizado como uma espécie de forro alternativo feito em gesso. A sanca pode ser utilizada para criar diferentes experiências de iluminação, otimizando a distribuição de luz no ambiente. 

Combinando bom gosto e funcionalidade, as sancas de gesso trazem ar de elegância e sofisticação ao cômodo. Sendo também uma ótima opção para correção de algum tipo de imperfeição que possa haver no teto. 

De forma geral, as sancas estão relacionadas ao projeto luminotécnico do ambiente e a escolha do tipo utilizado depende da decoração e da sensação que se espera criar no local. As sancas se tornaram grandes aliadas de arquitetos que desejam proporcionar aos seus clientes novas experiências quanto à iluminação: a técnica está em alta! 

Devido à sua versatilidade, a estrutura se adequa bem aos diferentes estilos de decoração, transitando do moderno ao clássico e do discreto ao ousado. Sendo assim, é possível agradar diferentes personalidades a partir da utilização das sancas.

 

Para que servem as sancas de gesso?

sanca_de_gesso_ambiente_iluminim

Agora que você já sabe o que é sanca de gesso, vamos listar, de forma resumida, algumas de suas utilidades:

  • Funcionam como forros para o teto, ajudando a esconder imperfeições estruturais;
  • Podem ser alternativas para o sistema de iluminação, escondendo fiação e tubulações, 
  • Dependendo do seu tamanho e do ambiente em que forem instaladas, podem funcionar também como isolante acústico.
  • Proporcionam decoração personalizada, transitando bem entre o moderno e o clássico.
  • Possibilitam a utilização de iluminação em LED, otimizando a iluminação e criando um ambiente despojado no local.

 

Quais os tipos de sanca de gesso?

tipos_sancas_gesso_iluminim

Como você já deve ter percebido, as sancas possibilitam diversas soluções arquitetônicas e decorativas. Podem associar iluminação direta e indireta no ambiente. Confira abaixo os diferentes tipos de sanca e os seus respectivos diferenciais:

Sanca aberta

As sancas abertas apresentam a iluminação embutida, isso é, na parte interna da estrutura. A sanca aberta apresenta acabamento em suas laterais, deixando espaço aberto na região central. É o tipo de estrutura onde a luz reflete no teto e ilumina o ambiente de maneira indireta. 

A sanca aberta funciona como uma moldura cuja abertura se volta para o centro do ambiente, sendo ideal para cômodos onde se deseja um clima intimista. Este modelo permite o uso de iluminação indireta, iluminação difusa e direcionável, além disso, possibilita a distribuição de LEDs na parte rebaixada do gesso.

Sanca invertida

Este tipo de sanca apresenta uma inversão do posicionamento da abertura em relação à sanca aberta. Na sanca invertida, apenas os cantos apresentam iluminação, a qual é refletida nas paredes e no teto, causando a impressão de teto rebaixado.

Apesar do nome diferente, a sanca invertida possui características semelhantes à sanca aberta. Neste tipo de sanca, é possível utilizar iluminação difusa e distribuição de circuitos de iluminação, de acordo com o ambiente, sendo a iluminação em LED uma ótima opção.

Sanca fechada

Completamente fechada em gesso, essa sanca permite apenas a utilização de iluminação direta. A sanca fechada não possui nenhum tipo de abertura, tendo o forro rebaixado apenas no encontro da parede com o teto. Isso permite que sua iluminação seja realizada somente por meio de pontos de luz centrais na laje e por outros circuitos distribuídos.

 

É possível utilizar LED nas sancas? Como instalar?

como_instalar_sanca_de_gesso_iluminim

Sim, é possível! A iluminação em LED é a solução mais usada e também a mais econômica quando se trata de iluminar uma sanca de gesso. 

A faixa de LED, por exemplo, pode ser instalada dentro da sanca, valorizando o contorno do recorte e proporcionando uma iluminação indireta e aconchegante. O modelo de fita é uma opção que costuma ser complementada com iluminação direta. As fitas de LED são simples e práticas de instalar.

A escolha por cada tipo de iluminação LED vai depender da proposta desejada para o ambiente: luz branca é uma boa opção se você deseja uma iluminação mais clara; a luz amarela proporciona um ar aconchegante; as demais opções de cores podem ser utilizadas para harmonizar o ambiente e valorizar uma parte do cômodo, por exemplo.

Você pode conferir qual a melhor fita LED para sanca de gesso aqui no blog da Iluminim!