Já se passou o tempo em que a única função das luminárias era clarear os locais. Com o tempo, elas foram sendo confeccionadas para serem incorporadas à decoração. A iluminação é uma parte indispensável na hora de decorar, pois é nesse momento que serão criadas as ambientações. Assim, as luzes são direcionadas para dar destaque ao que você deseja, utilizando, por exemplo, spots e pendentes. Mas, afinal, o que é pendente?

Essa, como outras questões, precisa ser respondida em detalhes. Existem muitos tipos de luminárias que são usadas com frequência e dão um toque especial aos ambientes. Elas são produzidas em formas, modelos e cores diversas para os mais diferentes projetos. Com isso, são muitas opções no mercado para atender essa demanda; o pendente é uma excelente alternativa e está entre as preferências dos projetistas.

Acompanhe o conteúdo para entender o que é a luminária pendente e como você pode usá-la da maneira certa na decoração!

O que é pendente?

A luminária do tipo pendente já está há muito tempo em meio à decoração. Contudo, antes o seu uso era mais restrito, instalada principalmente sobre a mesa da sala de jantar. É uma luminária que fica suspensa, presa ao teto e pendurada sobre móveis ou objetos. A sua fabricação é feita nos mais diversos materiais, estilos e formatos, e são instalados abajures, lustres e outros.

O tempo foi passando e ele saiu da sala de jantar e passou a ser colocado para iluminar outros pontos, dando destaque em partes específicas e em elementos decorativos. Os pendentes proporcionam uma iluminação direta, mas que fica em áreas definidas e garantem o conforto visual de quem está no cômodo.

Quais os principais tipos de pendentes?

Não há desculpas para não apostar nos pendentes em um projeto luminotécnico. Essa luminária está presente em diferentes tipos, o que cria efeitos sortidos na decoração. São desde os mais sofisticados, que deixam o ambiente requintado, aos mais descolados, que deixam o local mais divertido. Conheça os principais tipos a seguir.

Pendente com refletor

Para uma iluminação mais espalhada e para criar uma luminosidade sem forçar a visão, esse pendente é o ideal. Ele tem um material que reflete a luz na parte interior, o que tem um resultado ainda melhor com o uso de lâmpadas LED.

Pendente com cúpula fechada

Diferentemente do anterior, o modelo de cúpula fechada deixa a luz passar por recortes em sua cúpula, sem ter mais nenhum tipo de abertura para saída da iluminação. Desse modo, cria efeitos incríveis e deixa a luz difusa e mais suave.

Pendentes em trilhos

Nesse tipo, é possível instalar vários pendentes em um trilho, permitindo uma iluminação mais contínua. São comumente usados em corredores, cozinhas e outros espaços que necessitam de um complemento na iluminação, como uma varanda, por exemplo.

Pendente aramado

Esse é um ótimo tipo para iluminações mais rústicas. Sem cúpula, esse pendente tem apenas uma armação de arame ao redor, que deixa a lâmpada mais visível. É interessante não utilizar uma luminosidade alta para ter um resultado mais brando.

Pendente com cúpula

Esse pendente é um clássico, é o que mais parece com os lustres, mas que vem se reinventando. São encontrados com cúpulas feitas em madeira, plástico, tecido e outros tipos. A iluminação projetada é apontada para baixo.

Pendente com soquete

O soquete é onde a lâmpada se encaixa e, quando ele fica à mostra, deixa a decoração mais moderna. Com uma estrutura de vidro ao redor, localizá-lo em uma parte visível dá um resultado muito interessante.

Onde os pendentes podem ser usados?

Os pendentes já são cotados para aprimorar a decoração e iluminar praticamente todos os espaços; tudo depende da proposta do projeto. Eles criam pontos de luz e tornam a iluminação mais bonita e eficiente, clareando áreas de diferentes formas. Tudo dependerá do tipo de efeito desejado.

Se o objetivo é iluminar um espaço em que são realizadas tarefas, como o balcão da cozinha ou uma mesa, um pendente com cúpula é a melhor alternativa. Mas, se você quiser apenas deixar o ambiente mais charmoso com uma iluminação suave, o de cúpula fechada é o ideal. Dessa maneira, o pendente já está sendo aplicado em lugares como:

Como usar pendentes na decoração?

Além de levar em consideração o ambiente em que será instalado, o estilo de decoração é fundamental. Imagine um pendente que tem características rústicas aplicado em um ambiente totalmente moderno. Não faria sentido algum, não é? Por isso, o primeiro passo para a escolha dos pendentes é considerar a decoração definida para o espaço.

A dica de ouro para não errar na escolha dos pendentes é fazer um cálculo simples: se a luminária ficará sobre uma mesa, o pendente deve ter ⅓ do tamanho dela. Ou seja, se ele ficará localizado sobre uma mesa de 1,20 m, a cúpula deve ter 40 cm. E essa regra é usada para mesas de centro, cabeceira e laterais do sofá.

Entretanto, se os pendentes ficarão sobre áreas mais extensas como bancadas ou mesas que são compridas, o ideal é o uso de várias luminárias pendentes menores. Ou, se preferir, o pendente de trilho entrega um ótimo resultado.

Como escolher pendentes?

Para iniciar a escolha, saiba exatamente em quais partes serão instalados e quais os efeitos desejados. Desse modo, você já poderá definir com mais precisão os tipos de pendentes que necessita. Depois disso, faça o cálculo do tamanho e observe também a altura que a luminária ficará do objeto iluminado.

O mais importante na escolha é ver algo que converse com a decoração do ambiente. Afinal, embora sejam voltados para a iluminação, eles são peças que fazem toda a diferença na hora de decorar. Um pendente errado pode destoar do restante da proposta decorativa, o que poderá arruinar todo o projeto.

Viu como é interessante descobrir o que é pendente? E, além disso, descobrir seus usos para tornar a decoração ainda mais bonita e deixar os ambientes agradáveis? Agora, não hesite em apostar nesse tipo de iluminação no seu projeto!

Se você quer saber mais iluminação, não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter e YouTube.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert