Tempo de leitura: 3 minutos

A iluminação tem um aspecto fundamental dentro de determinado espaço. Além de iluminar, ela tem a capacidade de decorar e de ambientar o espaço, criando diversas atmosferas. São vários os tipos de iluminação existentes no mercado com várias tonalidades.

Nos últimos anos, tem crescido o interesse e a utilização da iluminação colorida de LED. Mas você sabe como utilizá-la?

Com o intuito de esclarecer melhor essa questão, preparamos este post. Nele, falamos sobre iluminação colorida e quais as principais cores e situações em que podem ser utilizadas. Confira!

Principais cores utilizadas na iluminação colorida e RGB

Iluminação colorida

As principais cores utilizadas nesse tipo de iluminação são o azul, o vermelho, o verde e o branco. Essas cores são as principais, pois conseguem, quando inseridas de forma correta, ambientar o espaço de forma coerente, levando a ele atmosferas distintas. Na iluminação colorida tradicional, as lâmpadas coloridas oferecem apenas uma possibilidade de cor.

Sistema RGB

Há, por outro lado, luminárias de LED que possibilitam que as cores vermelho, verde e azul estejam disponíveis em apenas um produto, sendo passível de alteração conforme o gosto ou a necessidade do usuário. Elas adotam o sistema RGB — Red, Green, Blue.

Em alguns produtos, essas cores podem ser misturadas para formar novas cores. Cada cor obtida se enquadrará numa escala que varia de 0 a 255. Quanto menor for esse valor, mais escuros serão os tons obtidos; quanto maior for, mais intensos, mais claros. Um refletor RGB e uma fita 5050 RGB dispõem de 16 cores, por exemplo.

O sistema RGB está disponível em lâmpadasfitas e refletores de LED. A escolha do tipo de iluminação mais adequada, assim como das cores a serem utilizadas em cada situação ou ambiente, deve ser feita com a consultoria de um profissional dá área, como um arquiteto ou designer.

Veja quais são as aplicações mais usadas para a iluminação colorida

Iluminação temática

A iluminação colorida pode ser utilizada para criar ambientes temáticos.

O uso da cor vermelha é muito comum para criar ambientes românticos e sensuais, pois essa cor deixa o ambiente mais intimista e estimula o sistema sensorial, o que proporciona um clima mais romântico para os casais.

Outras cores podem construir uma atmosfera diferente. O azul e o verde, por exemplo, ajudam a criar uma atmosfera de maior tranquilidade.

Por fim, há a possibilidade de usar a iluminação colorida em eventos como festas infantis e em outros espaços, como restaurantes e lojas.

Iluminação de Lojas

As lojas devem buscar estratégias para se diferenciar e atrair a atenção de clientes e potenciais clientes. Uma das estratégias que podem ser adotadas é a utilização de iluminação colorida. Ela pode ser usada tanto no interior da loja, com uso de lâmpadas ou de fitas de LED, como nas fachadas. Nesse último caso, devem ser utilizados refletores para criar um banho de luz.

Jardins

A iluminação colorida é largamente utilizada nos jardins, especialmente na cor verde. Entretanto, sugere-se experimentar outras cores, como o azul e o rosa, a fim de quebrar a monotonia da iluminação tradicional. Em geral, utiliza-se refletores nesse tipo de iluminação, assim como lâmpadas de LED para iluminações pontuais em ambientes de passagem e de permanência.

Sendo assim, a iluminação colorida é uma excelente estratégia para diferenciar o seu ambiente. Pense na natureza da atmosfera que você deseja criar e nas exigências a que o ambiente precisa atender, antes de decidir as cores. Busque por luminárias que correspondam ao quesito RGB e procure por um profissional da área de iluminação para que as melhores alternativas sejam indicadas para você.

Agora que você já sabe o que é a iluminação colorida e como usá-la, curta a nossa página do facebook e receba em seu feed mais conteúdos como este!!