Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas sabem que a iluminação LED é uma grande aliada na economia de energia, além de simbolizar um investimento sustentável em relação às lâmpadas incandescentes, por exemplo. O que a maioria desconhece: o que é fita de LED e como ela contribui com diversos aspectos referentes à beleza do seu espaço.

Pensando nisso, preparamos este artigo, para que você conheça esse tipo de iluminação, sabendo as vantagens que ele traz e como usá-lo para tornar o seu ambiente aconchegante e bem decorado, sem que seja necessário gastar muito. Ficou curioso? Venha conosco nesta leitura!

O que é fita de LED?

A fita de LED trata-se de um acessório flexível e de fácil instalação, que proporciona iluminação indireta e se assemelha um pouco às “luzinhas de Natal”, de forma muito mais sofisticada e moderna. Independentemente do qual é o projeto, é possível agregar charme a ele por meio das opções de cores e intensidades trazidas pelas fitas.

Sendo assim, é interessante pensar nela como uma figura complementar à iluminação principalincrementando a luz e a decoração com simplicidade e abrangência. Para funcionar, a fita de LED precisa de um driver, que é uma fonte de alimentação responsável por levar a energia para as luzes.

Como usá-la nos ambientes?

A fita de LED é comumente vista em diversos espaços, modernizando-os e sendo usada estrategicamente, como em prateleiras de sanca, acabamentos em gesso, vitrines de loja etc. Assim, são  úteis e bonitas tanto para ambientes comerciais quanto para residenciais. Veja 3 dicas para se inspirar!

Decoração especial

iluminação da fita de LED pode servir para destacar algum cômodo. Queridinhas do design de interiores, as fitas trazem um ar de modernidade para o local, além de serem usadas para dar um tom de minimalismo à construção daquele ambiente. Da mesma forma, se você deseja evidenciar algum aspecto de sua casa, usá-la é uma boa ideia.

Iluminação de detalhes

Por se tratar de uma forma suave de iluminação, você também pode aplicar a fita de led para dar destaque a alguma decoração: partes do teto, prateleiras e até mesmo móveis podem ser pensados de uma forma diferente.

Lembre-se de que essa iluminação não acumula calor. Portanto, pode ser usada com tranquilidade em qualquer item da casa, como na televisão, por exemplo.

Criação de clima

Assim como os tradicionais natalinos “pisca-piscas” dão toda uma impressão especial para a decoração da época, a iluminação da fita de LED garante o clima, de acordo com a sua intenção. Se é um ambiente de descanso, o branco quente auxilia. Se é um evento ou festividade, as cores diversas podem ser usadas, desde as mais alegres às mais sóbrias.

Vale a pena apostar nessa iluminação?

A fita de LED é uma tendência, porque além de ser bonita e versátil, conta com alta durabilidade (algumas chegam a 10 anos), consome pouca energia e é disponibilizada em variados tamanhos. Contando com a proteção de silicone IP65, é possível ainda cortar a fita (dentro da indicação que se evidencia a cada 5 cm).

Esse tipo de luz não emite raio UV ou infravermelho, é flexível e pode ser instalada em praticamente qualquer superfície, não sendo danosa nem a tecidos. Assim, ela simboliza mais uma opção a ser utilizada por quem quer economizar e ter uma iluminação diferenciada.

Agora que você já sabe o que é fita de LED, que tal colocar sua criatividade para trabalhar em prol da otimização dos seus ambientes? Confira as mais vendidas e escolha a que melhor atende a sua necessidade!