O Spot Balizador é um modelo de luminária que tem o objetivo de iluminar o ambiente e orientar as direções do espaço ao mesmo tempo. Existem basicamente três modelos de spot balizador: o balizador de chão, o balizador de parede e o balizador de jardim. Confira abaixo mais sobre esse produto da Iluminim!

Seja de ambientes internos ou externos, a iluminação é uma das partes mais importantes de um projeto arquitetônico. Para manter um espaço iluminado à noite ou criar uma “trilha”, o spot balizador é a melhor escolha, pois com ele, você pode criar conceitos de iluminação supercomplexos sem gastar muito esforço. Confira a baixo mais sobre esse produto da Iluminim.

No início de qualquer projeto de obra ou reforma, a iluminação ambiente não parece tão importante a princípio, mas basta observar uma decoração bem produzida, com equipamentos de iluminação adequados para entender o quanto ela pode melhorar o espaço e proporcionar mais beleza e requinte ao espaço.

Por essa razão e por sua funcionalidade, a iluminação é uma das partes mais importantes da decoração da casa, seja ela interna ou externa. Para manter o espaço iluminado a noite ou criar “trilhas de orientação”, o spot balizador é a melhor escolha, pois com ele, você pode criar conceitos de iluminação supercomplexos sem gastar muito esforço. Para quem deseja obter resultados incríveis em iluminação externa em casa, esses spots são ideais.

Confira a baixo mais sobre esse produto e como você pode implementá-lo no seu projeto luminotécnico.

O que é um spot balizador?

O spot balizador é uma luminária que pode ser usada para iluminar o ambiente e orientar as direções do espaço ao mesmo tempo. Normalmente usado ao ar livre, mas também pode ser utilizado em espaços internos como escadas e corredores.

Existem vários tipos de spots balizadores no mercado de iluminação, indo de acordo com suas funções e efeitos de iluminação fornecidos. Além disso, os modelos de balizadores também podem variar de acordo com o material ao qual são feitos.

Tipo de Iluminação

O spot balizador pode ser iluminado do chão (de baixo para cima) e do ar (de cima para baixo) e das paredes. A iluminação do solo é geralmente usada para iluminar árvores, arbustos, paredes ou quaisquer outros elementos para obter o efeito desejado.

A iluminação com balizadores feitos de cima para baixo proporciona um efeito mais natural, semelhantes aos da luz natural. Para caminhos, entradas e escadas, por razões de segurança, ilumine ou guie ou ilumine ao longo deles.

Confira mais: Conheça 8 tipos de iluminação e suas funcionalidades!

Modelos de Spot Balizador

Embora a iluminação seja a principal função do item, balizadores de jardim também são amplamente usados ​​como itens decorativos. Existem dois modelos de spot balizador que são mais utilizados em projetos, o balizador de piso e o balizador de parede.

Balizador de Piso ou Embutir

O balizador de embutir deve ser instalado no chão e próximo ao solo. Discreto e charmoso, eles criam uma iluminação que vem de baixo para cima e é linda! Esses modelos são geralmente instalados próximos à parede decorativa. Portanto, você pode destacar tijolos expostos ou pintura de superfície. Outra opção é usar apenas esses spots para iluminação para garantir uma boa iluminação à noite. A potência e o tipo de luz que fornecem também são aspectos que devem ser considerados.

Balizador de Parede

O balizador de parede pode ser instalado em vários ambientes e podem melhorar o visual de espaços mais simples deixando-os requintados e charmosos. Ele pode ser inserido tanto em ambientes externos como quintais e jardins, e também ambientes internos que mereçam destaque: escadas, quadros, cantos com destaque decorativo e assim por diante.

Balizador de Jardim

O balizador de jardim é um modelo de luminária em formato de espeto, usada para iluminação e sinalização de áreas externas. O balizador de jardim é um dispositivo muito utilizado para iluminar locais de passagem e a própria vegetação do jardim, quase sempre aplicado no seu contorno, podendo fornecer bastante luz sem ofuscamento, que é a característica básica do bom crescimento das plantas. O lado prático desse produto é que ele é carregado por energia solar e não precisa de esforços na instalação, pois basta finca-lo no chão do jardim.

Leia também: Iluminação de jardim externo: confira estas 6 dicas para ter sucesso!

Como instalar spot balizador?

O método de instalação dos spots é muito mais simples do que parece. Existem basicamente algumas etapas para realizar esta tarefa, mas antes de seguir com eles, lembre-se sempre de desligar a energia geral para que não haja riscos de acidentes.

  1. Faça a abertura da cavidade: O primeiro passo é fazer o buraco no local de instalação de acordo com as medidas corretas do produto, deixando cerca de 15 cm de brita para drenagem.
  2. Prepare a fiação: A segunda etapa é preparar o cabo. Neste estágio, podemos conseguir isso de duas maneiras: ou pelo cabo PP que é colocado diretamente no solo ou o cabo que é passado usando um conduíte.
  3. Passe silicone nas bordas: Para anexar o tubo da luminária, passe silicone nas bordas e encaixe o tubo de PVC.  Finalize de acordo com o tipo de solo, seja concreto, pedras, gramado, piso, e outros.

No site da Iluminim você pode conferir todos esses modelos de spots balizadores por preços incríveis e condições melhores ainda! A Iluminim tem o melhor catálogo de produtos da região para você fazer a iluminação de todos os ambientes da sua casa ou comércio. Há mais de 10 anos no mercado, a Iluminim apresenta preços baixíssimos, alta qualidade, a maior garantia do Brasil e condições inigualáveis.

Gostou de saber mais sobre spots balizadores? Então aproveite para assinar nossa newsletter e continuar recebendo informações importantes diretamente em seu e-mail ou corre no nosso site a aproveite as nossas condições especiais!