Definir uma luminária ideal é tão importante quanto escolher as melhores lâmpadas para iluminar o ambiente. Um dos variados tipos de luminária são as arandelas. A arandela é um tipo de luminária fixada na parede, que normalmente é usada para fornecer luz de fundo e luz difusa.

Para que um projeto luminotécnico fique adequado, deve incluir várias funções para iluminar os cômodos, destacar objetos e ocultar defeitos. Portanto, definir a luminária ideal é tão importante quanto escolher as melhores lâmpadas para iluminar o ambiente. Dessa forma haverá harmonia e funcionalidade em todos os detalhes do seu projeto, seja ele residencial ou comercial.

Usar diferentes tipos de lâmpadas e luzes pode criar vários efeitos de iluminação. Portanto, neste post, iremos discutir sobre arandelas: uma luminária amplamente utilizada dentro e fora de casa.

O que é arandela?

A arandela é uma luminária que é feita para ser fixada na parede, geralmente usada para fornecer luz de fundo e luz difusa (secundária). Projetado para proporcionar um ambiente confortável e requintado, as arandelas são muito adequadas para dar um toque especial ao ambiente.

As arandelas são feitas de diferentes materiais e você pode combiná-los com a decoração dos ambientes da forma que desejar. Esses modelos também podem ter uma cúpula usada como decoração, ajudando a criar diferentes efeitos de iluminação.

Como Instalar Arandela?

A instalação de arandela pode ser feita tanto nas paredes de ambientes internos quanto na área externa da casa. Para realizar a instalação serão necessários os itens:

  • Arandela;
  • Lâmpada específica (se for necessário, pois alguns modelos vêm com chip LED embutido);
  • Caixas de saída;
  • Cabos PP;
  • Nível;
  • Parafusadeira e furadeira;
  • Parafusos;
  • Chave de fenda e Philips;
  • Fita isolante e alicate comum.

Passo 1: Lembre-se de desligar a energia geral do local. Após, monte a estrutura da arandela de acordo com o manual. Desencape o fio, deixando-o a uma distância de 2cm.

Passo 2: Em um buraco na parede, uma caixa de tomada elétrica e acessórios devem ser instalados. Se a luminária de parede for instalada no muro da área externa, a caixa deve ser fixada a uma altura de cerca de 1,7 metros acima do solo para evitar que pessoas de altura média vejam o interior do dispositivo. No jardim, é necessário instalar conduíte para passar a fiação e para evitar a oxidação causada pela umidade.

Passo 3: Posicione a caixa dentro do buraco na parede e aperte os parafusos de sustentação para fixa-la no lugar. Passe os fios através dos conduítes até chegar à caixa de saída e deixe-os pendurar com 6 centímetros para fora da caixa.

Passo 4: Parafuse a placa de fixação na caixa de fiação onde ficará a arandela. Conecte os cabos PP no quadro terminal da residência. Os fios de cor preta e branca devem ser conectados com os mesmos fios de cor correspondente. Isole-os com fita isolante.

Passo 5: Coloque cuidadosamente todos os fios na caixa de junção e instale-os de acordo com as instruções de montagem para fixá-los na parede com os parafusos incluídos. Após insira a lâmpada na arandela e religue a energia para testá-la. Pronto, sua arandela está instalada e funcionando!

Modelos de Arandela

A hora de escolher os modelos de arandela é a parte mais difícil, pois há uma imensa variedade, uma mais linda que a outra. Uma dica é seguir o estilo de decoração do ambiente em que ela será instalada. Para facilitar, trouxemos alguns modelos de arandelas e suas funcionalidades.

Arandela Externa

As luminárias externas são extremamente charmosas na decoração de jardins, varandas e quintais. A maioria dos modelos tem uma estética vintage, mas também existem opções com designs modernos ​​e sofisticados. Geralmente são feitas de vidro ou plástico com uma base de metal e é a principal fonte de luz do ambiente. Geralmente são instalados diretamente na parede, mas alguns modelos são adequados para fixação no teto.

Arandela Interna

As arandelas internas são acessórios fixados na parede que podem direcionar a luz para pontos específicos para criar um efeito de iluminação mais simples. No corredor, as luzes da parede podem orientar a visão das pessoas. Em ambientes maiores, eles podem atuar como pontos de luz e são muito adequados para facilitar a leitura. São muito utilizadas também para quartos, acima da mesa de cabeceira e para dar um toque especial nas salas de estar e até mesmo banheiros.

Arandela Colonial

Para projetos com um estilo rústico, lâmpadas de parede estilo colonial são uma boa adição. Aprenda como as duas opções selecionadas para este item fazem a diferença. Além de sua função de decoração, também pode otimizar a iluminação de entradas e saídas residenciais.

Arandela Tartaruga

Arandela tartaruga é frequentemente usada para decorar áreas externas, como varandas, sacadas, garagens e quintais. Eles têm esse nome porque a estrutura oval é totalmente fixada na parede. A luminosidade que elas fornecem são excelentes para área aberta. Elas são geralmente mais compactas.

Arandela Solar

É simples e versátil. Além de tudo não precisa de instalador, ou seja, você mesmo pode instalar na sua casa. Ela possui uma placa solar, que capta a luz solar e transforma isso em energia, carregando a bateria da arandela e acionando-a. São indicadas para área externa.

Onde Comprar Arandelas?

A resposta é bem fácil! A Iluminim é hoje a maior loja online de LED do Brasil. Ativa no mercado há mais de 10 anos, tem como principal ponto forte a sinergia entre baixos preços e alta qualidade. A larga garantia e as condições exclusivas também elevam o nível frente ao mercado.

A maior linha online de Arandelas apresenta diversas potências em seu catálogo, como: Luminária Arandela LED 12W Externa, Luminária Arandela LED 9W com Sensor, Arandela LED 6W Externa – Preta, Arandela de Parede Cristal K9 Interna, entre tantos outros modelos que só a Iluminim possui! Todas com alto desempenho, graças a sua tecnologia de ponta.

Saiba mais sobre outros tipos de luminárias em: Tipos de Luminária: qual é a melhor?

Gostou de saber mais sobre as arandelas? Agora que você sabe o que é, corre no nosso site e encontre o modelo de que gosta e adquira-o para decorar sua casa! Lembre-se também de que, além de ser um produto mais durável, as luzes LED também devem ser priorizadas para economizar mais custos.

Confie na líder!