Atualmente com o crescimento atenuante de áreas urbanas, é cada vez mais difícil encontrar um local repleto de árvores e os jardins residenciais tornaram-se finalmente a única forma possível de trazer a natureza para dentro de casa. O jardim acabou por ser uma boa forma de melhorar a decoração e o aspecto da casa, garantindo assim um espaço aberto bonito, acolhedor e convidativo.

Alguns estudos comprovam que pessoas são mais felizes quando mais próximos da natureza. Sem falar que é muito prazeroso e relaxante cultivar plantas, ainda mais quando compõem um belo jardim.

Por isso, fizemos este post com algumas inspirações e modelos de jardins, para você melhorar sua casa, ou mesmo um estabelecimento comercial, visando um ambiente mais leve e bonito.

Nesse post você verá:

  • Modelos de jardim
  • Dicas de como fazer
  • Tipos de plantas
  • Solo, forrações e espaço de lazer
  • Iluminação para jardim

Modelos de jardim

Existem diversos modelos de jardim, pequenos, grandes, como casas de campo, jardins de inverno, jardins verticais, jardins de suculentas, etc, dependendo do modelo de jardim que se pretende fazer e de quanto espaço será disponibilizado. Para a construção desse local, é necessário levar diversos fatores em consideração como a escolha do tipo de jardim, manutenção, quais plantas utilizar, qual a iluminação mais adequada e assim por diante. Veja a seguir:

Jardim de inverno

Como o nome sugere, o jardim de inverno é um espaço que pode ser aproveitado mesmo em períodos de frio. Vários tipos de plantas e flores podem compor o espaço e ainda pode ser decorado com pequenos enfeites. Este tipo de jardim também pode ter fontes de água artificiais e portas de correr. O jardim de inverno também fica bem embaixo da escada, perto da sala de estar ou de jantar. É bastante comum também que alguns modelos de jardim de inverno recebam bancos de madeira ou redes para que assim o jardim seja melhor aproveitado.

Jardim suspenso ou vertical

Para quem sonha em ter um jardim, mas vive num apartamento ou casa pequena e por isso não pode contar com um jardim tradicional, o jardim suspenso é a escolha ideal.
Ele é lindo e versátil, podendo ser feito de acordo com a sua necessidade e espaço disponível. Além disso, a grande vantagem do jardim vertical é que ele pode ser feito de várias maneiras, como prateleiras, pallet, paredes de madeira, etc, podendo ser colocado tanto em áreas externas como áreas internas. São muito adequados para varandas, salas e halls de entrada, mas quando colocados nas paredes externas, também são muito atraentes e funcionam como cercas vivas no ambiente.

Jardim pequeno

Ter um lindo jardim geralmente é um dos sonhos de muitas pessoas, porém, na maioria das vezes o espaço não parece ser o suficiente para tal. E se eu te contar que possuir um pequeno jardim não é uma tarefa impossível? Jardins pequenos podem ser montados em qualquer lugar da casa ou empresa, na forma de jardins comuns, jardins de inverno ou jardins verticais como citamos acima. Os dois últimos são ótimas opções para quem tem um espaço real muito pequeno, porque, na prática, podem ser instalados em qualquer lugar, desde que haja possibilidade de iluminação para as plantas.

Jardim de entrada

Esse padrão de jardim é o mais comum, pois além de bonito, também pode complementar a decoração da fachada da casa, que é o cartão de visita do local. Quem procura um jardim agradável não pode esquecer de alguns detalhes, como a zona onde será colocada a grama, o local por onde passam pessoas e carros (se houver garagem nas proximidades) e o tamanho das plantas ou folhagens que serão colocadas na fachada.

Jardim de convivência/espaço gourmet

Esta opção de jardim costuma ser construído nos fundos da casa, para proporcionar aos residentes um espaço mais privado. Pode ser ligada à zona da piscina ou zona de da churrasqueira gourmet. Depende também do espaço disponível para a colocação das plantas, mas permite até o plantio de árvores. Você pode contar com fontes de água, plantas e flores que amam o sol.

Dicas de como fazer

Agora que você sabe sobre todos os modelos de jardim que existem, podemos passar para a próxima etapa certo? Sim, pois não basta saber apenas as características, você precisa saber como fazer! E para isso trouxemos algumas dicas muito importantes para que você se atente, independente do modelo que escolha fazer. Acompanhe abaixo:

  1. Insira suas flores preferidas na composição;
  2. E faça uso de muito verde para conceder naturalidade ao espaço, assim como leveza e muito charme;
  3. Fique atento sobre as necessidades de cada planta, umas precisam de mais sol do que outras por exemplo, umas não precisam de tanta água quanto outras, por exemplo. Lembre-se que a poda é importante também;
  4. Se o seu jardim for em uma área interna, lembre-se de que precisa haver bastante iluminação e ventilação;
  5. Inclua móveis na composição para que você e pessoas próximas também possam aproveitar desse pedacinho de natureza e ter momentos de lazer;
  6. Utilize pedras para fazer caminhos ou finalizar canteiros;
  7. Se o solo não permite o plantio da grama, é possível contar com a grama sintética em conjuntos com vasos naturais para o jardim

Tipos de plantas

Plantas de jardim decoram e melhoram casas e pequenos espaços de entretenimento, mas é preciso saber quais espécies podem ser mais adequadas para compor seu ambiente. Você também deve avaliar o tempo disponível para gerenciar e cuidar das suas plantas. Confira abaixo alguns tipos de plantas ideias para os modelos de jardim citados aqui nesse blog post:

  • Plantas para jardim vertical em vasos 

Para você aproveitar um muro ou parede, pode utilizar as seguintes plantas que possuem aparência delicada são ideais para serem cultivadas em cestos, jardineiras ou vasos suspensos. São elas:
– Hera inglesa
– Peperômia
– Tostão
– Renda Portuguesa

  • Plantas para jardim pequeno

Como já mencionamos, a falta de espaço não é um problema para cultivar plantas. Veja, a seguir, algumas espécies que se encaixam em qualquer cantinho:
– Lança-de-São-Jorge
– Buxinhos
– Orquídea-bambu
– Antúrio

  • Plantas para jardim de inverno

No jardim de inverno, a natureza se integra ao interior da casa, e suas condições são bem diferentes de um jardim externo. Então, conheça algumas plantas que indicam a localização:
– Bromélia
– Samambaias
– Orquídeas
– Pacová

  • Plantas para jardim resistentes ao sol e chuva

Algumas plantas podem ser mais sensíveis e sofrer danos quando expostas a determinados tipos de clima. Porém, outras se mostram mais resistentes. Veja algumas delas:
– Moreias
– Primavera
– Orelha-de-elefante
– Beijo SunPatiens

Iluminação

A iluminação do jardim garante a segurança, beleza e conforto da área externa. Para garantir a segurança e destacar a beleza das plantas, as lâmpadas e a temperatura de cor corretas devem ser selecionadas.

A melhor temperatura de cor para destacar as plantas são os tons de amarelo, porque eles podem realçar melhor a cor e produzir um efeito mais realista. Já a luz branca é recomendada quando a intenção é apenas clarear o local.

Analise se existem áreas específicas no jardim que devem ser iluminadas, como caminhos, rampas, desníveis gerais e piscinas. Um truque para criar iluminação de jardim é visitar o local à noite para identificar todos os locais que precisam de iluminação.

O desejo é fazer um cantinho verde em todos os cômodos da casa, ficou grande, acertei? Agora que você já encontrou alguns modelos de jardim e ainda tem dicas de como criar e cuidar dele, encontre espaço e comece a projetar lindas áreas para complementar o melhor que a natureza pode oferecer.

Gostou de saber mais sobre modelos de jardim? Então, aproveite para ficar por dentro das novidades em iluminação e se inscreva na nossa newsletter!