Lustres são peças que podem compor a iluminação do seu espaço, podem ser a grande estrela da sua decoração ou ambos! A iluminação que você escolhe, para cada um dos ambientes da sua casa, faz muita diferença. Lembre-se que vale a pena, sempre, refletir sobre qual a função daquele espaço antes de tomar decisão sobre as luzes (modelos e cores) instaladas nele. Mas, voltando ao tema central desse artigo: como escolher o lustre perfeito? Essa é uma pergunta difícil de responder, mas a leitura deste texto, certamente, ajudará você a encontrar informações sobre lustres bonitos e baratos. Afinal, não há escolha certa ou errada em relação ao modelo de lustre: tudo depende. Se você quer conhecer mais sobre o tema, continue a leitura e descubra os diferentes tipos de lustre presentes no mercado!

O que é um lustre?

lusre

Os lustres têm como principais características o fato de ficarem presos ao teto e, também, a existência de pequenas estruturas laterais, as quais permitem o uso de muitas lâmpadas. Os lustre são utilizados na intenção de agregar valor na decoração do ambiente. Dependendo do modelo e do material que você escolher, diferentes mensagens podem ser percebidas no ambiente.

Ao escolher um lustre, você deve levar em consideração uma série questões como, por exemplo:

  • o tamanho do ambiente;
  • a decoração do ambiente;
  • as cores e formatos presentes no espaço; 
  • a altura do pé direito; 
  • o tipo de mensagem que você deseja transmitir a partir da decoração.

Lustres: os queridinhos da decoração 

Lustre decorativo

É importante escolher um modelo de lustre que harmonize com a decoração da sua casa. Para te ajudar a escolher, selecionamos aqui algumas dicas imperdíveis no que diz respeito a modelos e formatos.

Diferentes modelos de lustre

lustre

  • Lustre de cristal
  • Lustre metálico
  • Lustre de ferro forjado
  • Lustre de madeira
  • Lustre de palha

Diferentes formatos de lustre

lustre inovador

– Esférico
– Ramificado
– Quadrado
– Orgânico (formas distintas, normalmente possuem design inovador)


Onde instalar o seu lustre?

lustre
Um lugar com a iluminação certa é capaz de ficar muito mais aconchegante, moderno e bonito. A sala de jantar é uma das primeiras opções quando pensamos “onde vou instalar o lustre?”. No entanto, você também pode utilizar lustre para sala, no seu quarto ou no escritório!

Qual lâmpada utilizar no lustre?

lâmpada para lustre 

relação à iluminação, o ideal é que a lâmpada amarela seja colocada em ambientes que você precisa relaxar e deixar mais aconchegante, como no quarto ou na sala de leitura. Nos locais onde você precisa de maior concentração, como a cozinha ou escritório, é adequado instalar luz de LED branca, por exemplo. 

Como limpar o seu lustre

lustre

Por serem peças, geralmente, delicadas e que exigem cuidado para não serem danificadas, você deve ter atenção redobrada durante a limpeza e manutenção do seu lustre. 


1) Retire os lustres e pendentes,
2) Remova a poeira das peças
3) Limpe com os produtos adequados
4) Finalize com secagem e polimento

 

Agora que você já sabe os diferentes tipos de lustres, fica mais fácil de escolher,  não é mesmo? Confira os diferentes tipos de lustres que podem ser encontrados em nosso site. Lá você poderá escolher o seu modelo preferido.