Você sabia que a iluminação pode mudar completamente o visual da sua casa? Pois, então, isso é verdade e, por isso, nós estamos aqui para ajudar você com as melhores dicas!  Através da iluminação, você pode gerar conforto e tornar os ambientes mais funcionais. Conforme já vimos aqui no blog, a luz pode alterar, até mesmo, a nossa disposição e impactar a nossa produtividade, impressionante, não é mesmo? Por isso, temos que estar atentos! O projeto luminotécnico ideal deve estar de acordo com as suas necessidades e preferências. Importando destacar que a luminosidade, além de contribuir com o bem-estar e com a qualidade de vida de quem frequenta ou mora no local, valoriza a estética e é muito bem-vinda na decoração do seu espaço. Vamos lá? Segue a leitura!

As dicas imperdíveis para o seu projeto de iluminação

Iluminação

  • Opte por lâmpadas LED: economia e durabilidade

A economia é indispensável, principalmente, a longo prazo. Por isso, o ideal é utilizar lâmpadas de LED. Além do baixo consumo, a durabilidade das lâmpadas que se utilizam dessa tecnologia é impressionante. Também vale a pena dizer que há uma grande variedade de opções de cores e efeitos, podendo ser instaladas em qualquer tipo de ambiente. São ótimas opções para o seu projeto.

  • A temperatura das lâmpadas led importa

Como dito anteriormente, as lâmpadas podem criar diversos tipos de sensações. As lâmpadas de tons frios, como o azul, normalmente, devem ser instaladas naqueles ambiente que exigem maior atenção, como cozinha, banheiro e escritório. Os tons mais quentes, como o laranja, são indicados para locais onde você deseja relaxar, como quartos e salas.

  •  Invista na luz central

A luminosidade do local deve ser distribuída da maneira correta, criando uma composição agradável. Sendo assim, ainda que você opte pela iluminação indireta, é fundamental que os espaços possuam, também, uma luz central.

  • Não se esqueça da iluminação natural

A iluminação natural é uma grande aliada na hora de montar o seu projeto. Quando bem utilizada, ela compõe o ambiente de forma agradável, ressaltando, naturalmente, o local. Não se esqueça: a interação entre a luz artificial e a natural é uma boa opção.

  •  Iluminação indireta

Crie pontos de luz no local, isso é, invista em abajures, luminárias e spots e distribua eles pelo cômodo. Além de ser muito charmoso, esse estilo também evita que seja preciso olhar diretamente para a luz. As luzes indiretas são essenciais para um bom projeto de iluminação em casa, e ainda por cima, gastam pouca energia elétrica. Uma excelente opção de iluminação indireta que está em alta é o plafon!

O que é plafon?

iluminação

O plafon é uma luminária que fica acoplada ao teto, oferecendo diferentes tipos de focos ao iluminar. Nele, a luz é projetada em duas etapas: primeiro, ela bate no suporte do plafon e, posteriormente, é refletida no ambiente. É uma boa opção para quem gosta de decoração, pois possui diferentes formas e tipos materiais na sua composição. Em relação aos modelos:

  • Plafons led de embutir: são os favoritos em projetos com tetos rebaixados e funcionam mesmo naqueles locais onde o pé direito não seja muito alto. Os plafons embutidos se integram de forma mais neutra à decoração, contribuindo ao estilo básico do local.

 

  • Plafons de sobrepor: tem a estrutura mais exposta, são ótimas opções decorativas para quartos e salas de estar e não é raro que sejam utilizados nas paredes, também, em decorações mais orientais.

Outras Luminária de teto

iluminação

  • Lustres

Conhecidos como verdadeiras peças de decoração, podem ser encontrados em diversos estilos, tamanhos, preços e cores.

  • Luminárias embutidas

A luminária embutida pode ser instalada em forro ou sanca de gesso, o que pode ajudar bastante a iluminar pontos específicos do ambiente.

  • Luminárias pendentes

Se você deseja deixar o ambiente mais moderno, as luminárias pendentes são uma ótima opção. Podem ser encontradas em diferentes tipos de materiais e formas.

  • Spots

Os spots são pequenos focos de luz que possuem o diferencial de serem extremamente direcionados. Eles podem ser instalados nas paredes ou no teto dos cômodos da casa. Se a sua ideia é criar um foco luminoso específico, os spots são perfeitos para esta finalidade.

Gostou do conteúdo?! Esperamos que sim! 

Agora você conhece um pouco mais os tipos de luminárias e pode planejar quais irá usar na iluminação e na decoração do seu ambiente. Não deixe de conferir os melhores produtos de iluminação no nosso site. A Iluminim está esperando por você!