No momento de fazer a decoração externa surgem muitas dúvidas, e uma delas é se LED na piscina é perigoso. No entanto, é importante destacar que já existem diversas opções seguras no mercado, fabricadas com o intuito de serem resistentes. Ou seja, ao contrário do que se pensa, a iluminação na piscina é um recurso de segurança, pois deixará o local iluminado e evitará acidentes. Uma excelente maneira de clarear esse local é com o uso de balizadores LED, que fazem um efeito indicativo e pode ser aplicado em vários locais.

Iluminar com LED é mais seguro devido à baixa-tensão e menor risco de curto-circuito. Além disso, o fator estético também é fundamental. Com a iluminação adequada na piscina, é possível promover efeitos que deixarão a área mais sofisticada. Você conseguirá diversos estilos, de acordo com o deseja e que faça sentido com o restante da decoração do lugar.

Ainda não se convenceu das vantagens de utilizar LED na iluminação das piscinas? Então confira os benefícios a seguir para entender mais sobre o assunto!

Durabilidade

Um dos pontos mais relevantes da instalação de iluminação LED é a sua durabilidade. As lâmpadas desse tipo tendem a durar bem mais que as incandescentes e fluorescentes, além de proporcionar uma claridade consistente por mais tempo. A lâmpada de LED pode durar por quase 20 anos e, ao contrário dos outros modelos, não queima. O que ocorre é que ela pode perder sua luminosidade aos poucos se não for usada corretamente.

Dessa maneira, ao aplicar a iluminação na piscina, é mais vantajoso optar pelas luminárias LED. Elas manterão uma iluminação mais uniforme e duradoura, além de não ter que se preocupar com a troca de lâmpadas e falhas por um bom período. A tecnologia utilizada faz com que sua duração seja de até 25.000 horas.

Economia

Não é só por sua durabilidade que a iluminação com lâmpada LED se destaca. A economia gerada é outro fator essencial para fazer essa escolha. A potência do LED diz respeito ao consumo de energia, não à luminosidade emitida, como é comum de se pensar. Em outras palavras, ela representa a energia gasta para emitir determinada quantidade de lúmens (luminosidade).

Em outros tipos de lâmpadas, parte da energia se transforma em calor, representando uma perda de potência. Nesse caso, o LED tem uma baixa potência (consome pouca energia) mas entrega uma iluminação mais forte se comparada com as fluorescentes, por exemplo.

A iluminação de uma piscina pode ficar horas acesa, até mesmo a noite inteira. Portanto, usar LED pode reduzir bastante a conta de energia no fim do mês.

Variedade de cores e estilos

Outra grande vantagem de apostar na iluminação LED para piscinas é a sua grande variedade de produtos. Com as luzes certas, você consegue criar o ambiente que deseja. Pode ser um toque moderno e requintado ou até mesmo algo mais divertido, utilizando lâmpadas coloridas. É possível instalar fitas de LED, refletores e outros tipos de iluminação subaquática.

O LED é uma excelente alternativa, principalmente em piscinas de alvenaria, vinil e fibra. Espalhando os pontos de iluminação de diferentes tipos, toda a extensão receberá a luminosidade desejada. Ao posicionar as luminárias, o resultado são efeitos variados que deixam a piscina mais bonita e atrativa. Há itens que são monocromáticos e também os RGB (coloridos), em que se consegue fazer iluminações temáticas.

Adapta-se aos diversos tamanhos e formatos

Por estarem disponíveis em uma grande variedade de tipos e estilos, as luminárias e lâmpadas LED são muito versáteis. Contudo, é necessário decidir quais os pontos onde ficarão posicionadas para favorecer a piscina e não deixar sombras. Antes de definir como será o projeto, considerando aspectos como:

  • formato;
  • profundidade;
  • tamanho;
  • escadas;
  • revestimento.

Com a grande diversidade, saiba que a iluminação deve ser escolhida com cuidado. Dependendo do tipo de piscina, algumas têm revestimentos mais escuros, o que exige lâmpadas mais claras e fortes para compensar e iluminar propriamente.

Já as com fundo claro permitem brincar com outros tons, colocando luzes que criem combinações mais ousadas, porém sem deixar de ter equilíbrio. Considerar cada um dos pontos listados acima e as características únicas de cada piscina é o que torna a iluminação mais interessante.

Ilumina pontos estratégicos

A iluminação de piscina não é meramente estética, feita apenas para ornar com a decoração. Ela deve servir para tornar o espaço mais claro e visível durante a noite. Portanto, iluminar devidamente cada espaço é fundamental, como fazer trilhas para demarcar os corredores e áreas para caminhar, bem como a borda da piscina.

Posicionar os refletores para que fiquem do lado oposto de onde as pessoas costumam ficar também é muito importante. Assim, as luzes ficarão contrárias para não afetar ou ofuscar a visão de quem estiver no local. Usar fontes de luz primárias e secundárias torna o projeto mais eficaz, com focos de luz onde é necessário.

Deve-se lembrar que cada piscina tem suas especificidades, o que exige projetos feitos adequadamente para elas. Colocando as luminárias nos pontos certos, aumenta-se a funcionalidade e fica mais fácil para utilizar a piscina e a área ao redor dela sem dificuldades.

Evita acidentes noturnos

Piscinas sem a iluminação adequada podem oferecer muitos riscos. Na completa escuridão do local, quem passa pelo espaço fica exposto aos perigos. Ao instalar a iluminação, é possível observar todos os detalhes, como irregularidades da piscina, curvas, a profundidade e outros fatores que podem gerar consequências.

Outro perigo que pode assustar no momento de fazer a iluminação é por riscos de choques elétricos. No entanto, ao adotar o uso de LEDs próprios para esse tipo de iluminação, não haverão perigos. Mas quando não se deixa o ambiente iluminado, isso pode gerar outros problemas, provocando acidentes noturnos.

Em vez de perguntar se LED na piscina é perigoso, deve-se pensar que não iluminar é muito mais arriscado. Uma iluminação deficiente coloca as pessoas em risco tanto dentro quanto fora da piscina, o que demonstra a importância de também iluminar o jardim e a área da churrasqueira, se houver. Portanto, fazer o planejamento pensando exclusivamente em cada espaço com a instalação adequada é o melhor caminho.

Gostou de conhecer mais sobre a iluminação de piscinas? Deixe seu comentário com outras dicas e sugestões para iluminar a piscina de forma impecável!