Se você é uma pessoa atenta às tendências da moda, deve saber que o luxo e a sustentabilidade estão, cada vez mais, caminhando lado a lado. O consumo sustentável é uma das pautas mais importantes e discutidas da atualidade, seja em eventos ou nos veículos de imprensa. Todos estão preocupados com o futuro do planeta e também com a qualidade de vida das próximas gerações. Nessa direção, é muito importante lembrar que a iluminação é um item fundamental para a preservação do planeta. Sendo assim, tanto os grandes esforços quanto as pequenas atitudes são passíveis de mudar o planeta e garantir a preservação do meio ambiente. Se você é uma dessas pessoas chiques, isso é, daquelas que colocam na mesma balança a sustentabilidade e o bom gosto, siga a leitura deste texto! Vamos descobrir um pouco mais sobre os benefícios da tecnologia LED e o seu (amigável) impacto ecológico

Benefícios LED e o meio ambiente

Os lustres  têm um ar mais contemporâneo e são mais usados em iluminações feitas para destacar algum ponto específico

Você já refletiu como a iluminação afeta, diretamente, o ambiente? Isso é, praticamente, todos os lugares que nós frequentamos nas cidades (para não dizer todos), possuem luz elétrica. Seja dentro das casas, das lojas ou nas ruas. Espaços públicos e privados, os quais, por vezes, centenas de milhares de pessoas frequentam, utilizam iluminação. Qual o impacto disso ao meio ambiente?

Tenho certeza que você sabe que as lâmpadas de LED são uma opção de iluminação moderna e descolada, mas você sabia que os seus benefícios vão além da questão estética?! As lâmpadas de LED são uma opção sustentável, isso é, impactam menos o meio ambiente em comparação às lâmpadas incandescentes! 

Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de cada um de nós. Muitas pessoas não conhecem as vantagens das novas tecnologias e como elas podem auxiliar na redução da pegada de carbono. Por sinal, você sabe o que isso significa?! 

A pegada de carbono é uma medida que calcula a emissão de carbono equivalente emitida na atmosfera por uma pessoa, atividade, evento, empresa, organização ou governo. Quando analisamos a quantidade de carbono equivalente emitida na atmosfera temos a pegada de carbono de uma determinada pessoa, empresa ou atividade. Imagine no dia a dia e no mundo inteiro: é muita emissão, né?

Sustentabilidade e o consumo de lâmpada LED

Os pendentes podem ser usados em cima da superfície da mesa de jantar

Como a tecnologia LED pode auxiliar no consumo lumínico sustentável? As lâmpadas LED não necessitam da utilização do mercúrio, elemento químico que contém elementos tóxicos os quais contaminam o meio ambiente quando não descartados corretamente. A tecnologia LED utiliza do elemento químico diodo, o qual possui boa capacidade de iluminação, sem consumir tanta energia.
Toda a corrente elétrica que passa pelas lâmpadas LED é revertida em iluminação e não em calor. Sua alta durabilidade também se converte em economia, devido ao tempo de duração da vida útil do LED, você pode utilizar a mesma lâmpada por anos. Além disso, as lâmpadas LED  não emitem radiação UV.

Economia com led

Iluminação da sala de estar é indicado usar cores quentes

A tecnologia LED oferece várias opções em iluminação, distribuindo de maneira uniforme a luz, resistindo a grandes temperaturas e contando com alto nível de reprodução de cor. Você sabia que as lâmpadas LED podem durar até 25 vezes mais que as lâmpadas incandescentes? 

A lâmpada de luz incandescente dura cerca de mil horas e a fluorescente dez mil horas, enquanto o LED tem capacidade de funcionar, aproximadamente, 50 mil horas. Como se não bastassem todas as vantagens, esse tipo de lâmpada é fria e não esquenta o ambiente. O espaço fica bem iluminado e muito mais confortável.

Além disso, a tecnologia LED permite reduzir o consumo de energia em mais de 50% quando comparadas às fontes de luz tradicionais e se controles inteligentes forem adicionados (como luzes reguladas por meio de aplicativos de smartphones, por exemplo) esse índice pode chegar a até 80%. 

Cuidando do meio ambiente, cuidamos de nós mesmos!

Um bom planejamento de iluminação para restaurantes pode auxiliar na decoração

Além dos benefícios para o meio ambiente, as lâmpadas de LED são muito vantajosas também para a sua decoração.  A tecnologia LED é muito versátil, econômica e sustentável! 

São pequenas atitudes em nosso dia a dia que nos garantem um futuro melhor! Gostou das dicas sobre sustentabilidade e iluminação LED? Então, confira os tipos de LED disponíveis no nosso site