Tempo de leitura: 6 minutos

Ao longo dos anos, várias mudanças vão ocorrendo em nossa sociedade, mudanças que vão desde melhorias tecnologias às culturais. Entre essas alterações, podemos citar a criação de datas simbólicas ou a absorção de datas e práticas internacionais. Embora fruto de uma cultura tipicamente americana, a Black Friday chegou ao país durante as últimas décadas e tem se popularizado cada vez mais.

Dessa forma, para esclarecer melhor sobre o assunto e informar como a Iluminim pode ajudá-lo nesse aspecto, fizemos este artigo. Iniciaremos falando sobre o que é Black Friday, daremos dicas de como fazer as compras durante essa data, desmistificaremos os principais mitos envolvidos e, por fim, falaremos sobre como encontrar as melhores ofertas de Led Black Friday na Iluminim. Confira!

O que é a Black Friday?

A expressão “Black Friday”, “sexta-feira negra”, surgiu nos Estados Unidos com o objetivo de simbolizar o início das compras de Natal. Essa expressão ganhou um dia especial durante o ano, a sexta-feira após o dia de Ação de Graças, feriado muito importante para os norte-americanos. Nesta data, lojas físicas e online promovem generosas promoções sobre seus serviço e produtos.

No Brasil, o dia de Ação de Graças não é comemorado, mas a Black Friday tem sido cada vez mais difundida entre os brasileiros. A ideia é que durante o período os varejos criem ofertas especiais para alavancar as vendas e conquistar o público consumidor.

O dia de Black Friday se tornou famoso em todo o mundo, no entanto no Brasil a fama não favorece os varejistas. Diversos estabelecimentos se aproveitam desse dia para tirar vantagem de seus consumidores com promoções e promessas falsas, o que prejudica instituições sérias que fazem da data uma ocasião boa para alavancar promoções e aumentar o engajamento da loja.

Como comprar com economia na Black Friday?

Assim como em qualquer oferta, é necessário que você tenha alguns cuidados para não cair em propaganda enganosa e não tirar nenhum proveito nessa data. Entre as dicas, destacamos que evite lojas com reputação ruim, analise o preço para não cair em falsas promoções, faça tudo com agilidade, aproveite antes da terça-feira e verifique a disponibilidade de cupons para efetuar a compra, especialmente online, por exemplo.

Evite lojas com baixa reputação

O primeiro passo a ser tomado é a escolha de lojas. Privilegie aquelas com boa reputação. Para analisar esse quesito, você pode tanto ouvir feedbacks de clientes da empresa, como verificar notas e comentários das páginas da empresa em redes sociais, como o Facebook.

Prepare-se para não pagar o dobro do preço, caindo em falsas ofertas

Embora a Black Friday ofereça chances reais de fazer compras com um bom desconto, algumas empresas mal-intencionadas fazem falsas ofertas, induzindo o consumidor ao erro. Para não ter esse tipo de problema, acompanhe os preços médios do produto que você tem interesse ao longo dos meses anteriores, verificando a flutuação de preço e se houve mesmo redução real do valor.

Aproveite antes da sexta-feira

Embora a Black Friday aconteça na última sexta da semana de novembro, muitas lojas começam a oferecer produtos com desconto já no começo dessa última semana. Dessa forma, é essencial que seja feita uma pesquisa ao longo de toda a semana, a fim de garantir a compra do produto requerido pelo melhor preço do mercado.

Seja ágil

Como a Black Friday tem ficado cada vez mais movimentada, é necessário que você tome decisões rápidas a fim de adquirir o produto antes que ele fique indisponível no estoque. Para que isso aconteça, você deve ir ao site ou à loja com a certeza do que busca, tendo conhecimento prévio dos preços “normais” praticados no mercado.

Verifique a disponibilidade de cupons antes de fazer a compra

A maioria das lojas online oferecem cupons de desconto para abatimento de preço de seus produtos em suas plataformas online. Verifique se há a existência desses cupons e utilize-os para abatimento dos preços.

Quais são as vantagens de comprar online nessa data?

Com o advento da internet, as relações humanas têm mudado de forma bastante dinâmica. Não é diferente com a compra e venda de produtos. A maioria das grandes lojas oferecem plataformas online para vender os seus produtos.

Nessas plataformas online, há diversas vantagens para ser efetuada a compra, como a praticidade, que é a principal delas, uma forma mais rápida de fazer pesquisa de produtos e preços, a existência dos cupons promocionais, entre outros.

Quais são os principais mitos da Black Friday?

Como abordamos, a Black Friday ainda é recente no país, embora esteja sendo difundida cada vez mais. Assim como qualquer novidade, essa costuma trazer algumas dúvidas ao público em geral, assim como informações falsas sobre o evento. Destacaremos neste tópico os três principais mitos sobre a Black Friday.

As compras na Black Friday são feitas por impulso

Assim como em qualquer promoção, o argumento apresentado é que as pessoas são levadas a comprar nessa data por impulso, embora as compras que ocorram nesse período estejam longe de ser qualificadas dessa forma.

O aumento da compra nesse período consiste apenas na mudança de incentivos e na interpretação das leis de mercado, fazendo com que torne viável a aquisição de produtos que em outras épocas estão a um preço que não compensaria.

Black Friday é propaganda enganosa

Outro ponto bastante levantado sobre a Black Friday é que ela se trata de propaganda enganosa. Esse argumento é baseado na existência de uma série de promoções oportunidades, realizadas por lojas de pouca credibilidade no mercado. Entretanto, vários consumidores que conhecem a Black Friday e fazem compras durante esse período conseguem visualizar e sentir a real queda dos preços dos produtos nessa época.

Para que você se sinta mais seguro em realizar compras durante esse período, basta que você faça pesquisa de preços, conforme sugerimos anteriormente, e analise quais são as boas e as más ofertas.

Problemas técnicos são sinais de fraude da Black Friday

Como a procura aumenta durante a Black Friday, é comum que os sites fiquem sobrecarregados, apresentem lentidão ou saiam do ar durante  o processo, embora as lojas estejam investindo cada vez mais para que isso não ocorra.

Dessa forma, esses problemas técnicos nada têm a ver com possíveis fraudes durante a promoção.

Como você pode aproveitar a Black Friday na Iluminim?

Embora esteja mais atrelado a artigos de moda e eletrônicos como celulares, há vários produtos que você pode comprar na Black Friday que não estão inseridos nas categorias anteriormente citadas. Entre essas alternativas, destacamos produtos de iluminação, produto que nós da Iluminim trabalhamos.

Estamos no mercado desde 2010, com a nossa loja física. Oferecemos diversas soluções em iluminação em LED para nossos clientes, desde luminárias até as fitas de LED. Fornecemos produtos de alto valor agregado a um custo que cabe no seu bolso. São várias opções e uma delas, com certeza, é a ideal para sua casa ou o seu negócio.

Além disso, temos em nosso site alguns selos que comprovam a nossa qualidade, como o “Ebit” e o “Trustvox”. O primeiro mede a reputação das empresas e lojas virtuais por meio de clientes reais, certificando as mais bem avaliadas. Já o segundo, também conhecido como “Selo Site Sincero”, utiliza  as avaliações na indexação da busca orgânica no Google.

Com o intuito de nos conectarmos cada vez mais com as tendências do mercado e da cultura de comércio no Brasil, nós participamos da Black Friday com o objetivo genuíno de oferecer aos nossos clientes verdadeiras oportunidades no que tange à iluminação residencial, corporativa, comercial ou áreas públicas e coletivas.

Em vista disso, a Iluminim propõe ofertar aos seus clientes promoções reais de todas as linhas de produtos Led que possui. As promoções de Led Black Friday são para refletores de Ledluminárias de Ledfitas de Led, fontes de Led, lâmpadas de Led e spots de Led.

Além de ofertar um preço único, a Iluminim disponibiliza frete expresso grátis para compras acima de R$299,00, e parcelamentos de até 12x sem juros.

Sendo assim, a Black Friday é uma excelente oportunidade para você fazer as suas compras e garantir grandes economias. A Iluminim oferece essa possibilidade para você, disponibilizando diversos produtos de iluminação com ótimos descontos.

Agora que você já sabe como a Black Friday funciona e como ela pode ajudá-lo a comprar produtos com descontos promocionais, saiba um pouco mais sobre as luminárias de Led e as suas vantagens!

Para receber as ofertas da LED Friday em tempo real, acesse!