Mais do que clarear um ambiente, a iluminação tem ganhado destaque em muitos projetos de decoração. Sendo assim, na hora de construir ou fazer uma reforma, é muito importante conhecer as opções disponíveis no mercado, como as Lâmpadas PAR 20, 30 e 38.
Elas são bastante utilizadas para a iluminação geral dos ambientes, pois a superfície refletora emite focos de luz capazes de dimensionar o brilho de forma uniforme. Além disso, são ótimas opções nos espaços que necessitam de fluxos luminosos pontuais.
Portanto, se você quer valorizar a decoração da sua casa com requinte mas também quer economizar energia, não pode perder os detalhes deste artigo! Confira!
Como decidir o tipo ideal de lâmpada para iluminar o ambiente?
Antes de tudo é preciso conhecer a principal diferença entre as lâmpadas PAR (do inglês Parabolic Aluminized Reflector, ou Refletor Parabólico de Alumínio). As designações PAR 20, 30 e 38 dizem respeito à potência e à dimensão do fluxo luminoso.
Quanto maior a designação, maior será o diâmetro da lâmpada PAR e, consequentemente, a potência. Portanto, a escolha do tipo certo deve levar em consideração a relevância do destaque que se quer obter em diferentes áreas.
Sendo assim, para ambientes mais amplos o ideal é utilizar a lâmpada PAR 38. Elas são capazes de dar destaque em áreas maiores, pois contam com excelente intensidade.
Já as lâmpadas PAR 20 e 30, por serem um pouco menores, são mais utilizadas para focos internos pontuais. Além disso, dão um ar de sofisticação ao ambiente. Para a escolha certa, será preciso avaliar a intensidade do facho de luz no ponto a ser destacado.
Vale ressaltar que os diâmetros são de unidade “um oitavo de polegada”. Então, para calcular a dimensão de uma lâmpada PAR 30, basta dividir tal referência por 8. O mesmo vale para as demais referências.
De que são compostas as lâmpadas PAR?
Inicialmente elas eram compostas por uma lente, um refletor e uma lâmpada halógena. O funcionamento se dava a partir da concentração e da reflexão da luz na parte central do parabólico de alumínio.
No entanto, com o surgimento da tecnologia LED (Lighting Emitted Diodes), os refletores deixaram de fazer parte da estrutura nas Lâmpadas PAR, restando apenas as lentes — mas as dimensões características do produto foram mantidas.
Qual é a diferença entre as lâmpadas LED e halógenas?
Cada lâmpada é projetada para atender a determinada necessidade, conforme o tipo de atividade desenvolvida em um espaço. Por isso, é preciso estar atento às características de cada uma, pois esse detalhe vai influenciar no resultado final.
As lâmpadas LED possuem uma tecnologia mais avançada que qualquer outra, menor potência e baixo consumo de energia elétrica. Apesar da baixa potência, elas geram uma iluminação bastante eficiente.
Portanto, apesar do custo relativamente mais alto, os modelos em LED são mais duráveis, sendo também sustentáveis. Em contrapartida, as cores dos objetos ficam um pouco alteradas, pois elas emitem uma tonalidade esbranquiçada.
Já as lâmpadas halógenas, opção mais eficiente em relação às lâmpadas comuns, emitem uma luz semelhante à iluminação natural. Com isso, as cores dos objetos são vistas em tonalidade mais próxima do real. Além disso, são opções mais baratas no mercado.
Entretanto, esse tipo de lâmpada tem uma potência mais alta e gera mais calor, influenciando na temperatura do ambiente.
Por que as PAR LED substituíram as PAR halógena?
Como as lâmpadas de LED convertem toda a energia elétrica em energia luminosa por meio de pequenos chips, elas chegam a consumir 80% menos energia elétrica. Por isso, as Lâmpadas PAR LED chegaram com tudo para substituir as PAR halógenas, principalmente nos projetos que exigem mais economia de gastos de consumo.
As PAR LED também contam com uma grande faixa de temperatura de cores e têm vida útil em torno de 30 mil horas. Essa durabilidade é inatingível pelas PAR halógenas, com vida útil entre 2 mil e 4 mil horas.
Agora que você já sabe a diferença entre as Lâmpadas PAR, ficou mais fácil concluir o seu projeto de iluminação, não é mesmo? Você ainda poderá escolher uma iluminação capaz de ser eficiente e econômica ao mesmo tempo! Aproveite as dicas e esclareça as dúvidas entrando em contato com a nossa equipe!
Eu amo o seu site !.
Olá. Agradecemos pelo seu elogio! Já garantiu seus produtos?
Atenciosamente, Gabrielle Equipe Iluminim
Obrigado.Bom artigo.
Nós que agradecemos 🙂 fico à disposição. Maria Eduarda!
Obrigado…Eu amo seu post obrigado.
Nós que agradecemos o seu feedback. Continue nos acompanhando, sempre temos muitas novidades!
Olá posso usar lâmpada PAR20 naqueles spot que a lâmpada fica embutida através de uma face de vidro.
Olá Emi, tudo bem? Dependerá do modelo do encaixe desse spot. Te indico os nossos Spots, que já são completos para a instalação, dessa forma não é preciso comprar lâmpadas separadamente, já possuem chips de led luminosos de última geração. Segue link para você verificar os modelos: https://www.iluminim.com.br/spots?sort=mais_vendidos fico à disposição, Maria Eduarda 🙂
Opa, em um ex pequeno de 2,5 x 1,30 vocês indicam usar trilho e quantos spots de qual especificação? Grato, Márcio
Olá Márcio, qual seria o local de instalação? Fico no seu aguardo. Atenciosamente, Maria Eduarda!
Olá! Numa sala com pé direito duplo, o ideal seria usar par30 nos centros e ar111 voltadas para a paredes? Ou ar111 em tudo??
Olá Paloma, as lâmpadas PAR30 e AR111 são mais decorativas, dessa forma para iluminar o ambiente seria necessário outros pontos de luz. Sugiro a Luminária Plafon 60×60 48w como iluminação central e as lâmpadas PAR30 ou AR111 como iluminação secundária. Fico à disposição, Maria Eduarda!
Qual a diferença entre PAR 30 e PAR 38?
Olá Ana, bom dia 😀
A diferença entre a PAR30 para a PAR38 é básica, consiste no tamanho e no fluxo luminoso delas. A PAR38 é um modelo maior e com sua luz mais intensa.
Olá boa noite estou com uma dúvida, minha cozinha e pequena de apartamento e vou colocar um trilho de energia , posso misturar lâmpadas a led branca com par 20 de foco no mesmo trilho. Será uma ligação em conjunto um interruptor acende todas.
Olá Ricardo, muito obrigado por sua interação!
Acreditamos que o espaço disponível não o limitará de inovar na decoração, só vai ser necessário um cuidado redobrado com a potência das lâmpadas e cores escolhidas pois um ambiente pequeno com uma variação muito grande de cores e potências pode não lhe trazer o resultado que esperava.
Posso sugeri-lo que ao invés de lâmpadas use spots e trilhos eletrificados, pois além de serem grande tendência de decoração, combinam com qualquer ambiente 🙂 Além disso, você terá a vantagem de posicionar os spots na direção que quiser.
Acredito que o interruptor não vá surtir efeito sob todas as lâmpadas, sugiro que procure o auxílio de um eletricista nessa questão 🙂
Atenciosamente,
Maria Eduarda | Customer Experience Team!
Preciso iluminar uma palmeira azul , a pr 38 embutida no piso fará bem essa iluminação ?
Oi Leandro, tudo bem?
Agradecemos sua interação!
O ideal para você seria um balizador LED já que pelo que entendi será para uso externo, correto?
Se for isso mesmo, confira as opções no link;
https://www.iluminim.com.br/balizador-led?sort=mais_vendidos
Espero ter lhe ajudado e qualquer outra dúvida, sigo a disposição!
Atenciosamente,
Maria Eduarda.
Boa noite, quero iluminar a fachada da minha casa, bem como uma palmeira e xaxim no jardim frontal. Qual seria a melhor opção: embutidos de solo com lâmpadas de LED PAR38 ou balizadores, conforme lí em uma das repostas acima? Gosto daquele efeito de feixe de luz na parede da casa, por isso pensei no embutido de solo… não sei se o balizador teria a mesma função… agradeço o apoio na decisão para a compra. Att., Edmeire.
Olá Edmeire, tudo bem?
Agradecemos sua interação.
Você pode utilizar tanto balizadores, que são embutidos no solo, como também refletores, já que sua intenção é iluminar pontos específicos do seu jardim. Confira nosso outro post blog em que falamos mais sobre esse assunto através do link: http://bit.ly/35N7NXL
Qualquer outra dúvida estamos a disposição.
Atenciosamente, Maria Eduarda.