Tempo de leitura: 3 minutos

Mais do que clarear um ambiente, a iluminação tem ganhado destaque em muitos projetos de decoração. Sendo assim, na hora de construir ou fazer uma reforma, é muito importante conhecer as opções disponíveis no mercado, como as Lâmpadas PAR 20, 30 e 38.

Elas são bastante utilizadas para a iluminação geral dos ambientes, pois a superfície refletora emite focos de luz capazes de dimensionar o brilho de forma uniforme. Além disso, são ótimas opções nos espaços que necessitam de fluxos luminosos pontuais.

Portanto, se você quer valorizar a decoração da sua casa com requinte mas também quer economizar energia, não pode perder os detalhes deste artigo! Confira!

Como decidir o tipo ideal de lâmpada para iluminar o ambiente?

Antes de tudo é preciso conhecer a principal diferença entre as lâmpadas PAR (do inglês Parabolic Aluminized Reflector, ou Refletor Parabólico de Alumínio). As designações PAR 20, 30 e 38 dizem respeito à potência e à dimensão do fluxo luminoso.

Quanto maior a designação, maior será o diâmetro da lâmpada PAR e, consequentemente, a potência. Portanto, a escolha do tipo certo deve levar em consideração a relevância do destaque que se quer obter em diferentes áreas.

Sendo assim, para ambientes mais amplos o ideal é utilizar a lâmpada PAR 38. Elas são capazes de dar destaque em áreas maiores, pois contam com excelente intensidade.

Já as lâmpadas PAR 20 e 30, por serem um pouco menores, são mais utilizadas para focos internos pontuais. Além disso, dão um ar de sofisticação ao ambiente. Para a escolha certa, será preciso avaliar a intensidade do facho de luz no ponto a ser destacado.

Vale ressaltar que os diâmetros são de unidade “um oitavo de polegada”. Então, para calcular a dimensão de uma lâmpada PAR 30, basta dividir tal referência por 8. O mesmo vale para as demais referências.

De que são compostas as lâmpadas PAR?

Inicialmente elas eram compostas por uma lente, um refletor e uma lâmpada halógena. O funcionamento se dava a partir da concentração e da reflexão da luz na parte central do parabólico de alumínio.

No entanto, com o surgimento da tecnologia LED (Lighting Emitted Diodes), os refletores deixaram de fazer parte da estrutura nas Lâmpadas PAR, restando apenas as lentes — mas as dimensões características do produto foram mantidas.

Qual é a diferença entre as lâmpadas LED e halógenas?

Cada lâmpada é projetada para atender a determinada necessidade, conforme o tipo de atividade desenvolvida em um espaço. Por isso, é preciso estar atento às características de cada uma, pois esse detalhe vai influenciar no resultado final.

As lâmpadas LED possuem uma tecnologia mais avançada que qualquer outra, menor potência e baixo consumo de energia elétrica. Apesar da baixa potência, elas geram uma iluminação bastante eficiente.

Portanto, apesar do custo relativamente mais alto, os modelos em LED são mais duráveis, sendo também sustentáveis. Em contrapartida, as cores dos objetos ficam um pouco alteradas, pois elas emitem uma tonalidade esbranquiçada.

Já as lâmpadas halógenas, opção mais eficiente em relação às lâmpadas comuns, emitem uma luz semelhante à iluminação natural. Com isso, as cores dos objetos são vistas em tonalidade mais próxima do real. Além disso, são opções mais baratas no mercado.

Entretanto, esse tipo de lâmpada tem uma potência mais alta e gera mais calor, influenciando na temperatura do ambiente.

Por que as PAR LED substituíram as PAR halógena?

Como as lâmpadas de LED convertem toda a energia elétrica em energia luminosa por meio de pequenos chips, elas chegam a consumir 80% menos energia elétrica. Por isso, as Lâmpadas PAR LED chegaram com tudo para substituir as PAR halógenas, principalmente nos projetos que exigem mais economia de gastos de consumo.

As PAR LED também contam com uma grande faixa de temperatura de cores e têm vida útil em torno de 30 mil horas. Essa durabilidade é inatingível pelas PAR halógenas, com vida útil entre 2 mil e 4 mil horas.

Agora que você já sabe a diferença entre as Lâmpadas PAR, ficou mais fácil concluir o seu projeto de iluminação, não é mesmo? Você ainda poderá escolher uma iluminação capaz de ser eficiente e econômica ao mesmo tempo! Aproveite as dicas e esclareça as dúvidas entrando em contato com a nossa equipe!