As lâmpadas de filamento são adoradas de norte a sul. Seja na casa daquela sua amiga arquiteta que conhece tudo de decoração, no escritório da sua mãe ou no seu bar preferido: a moderninha-retrô está em todos os lugares! Objetos simples e com versatilidade estética, as lâmpadas de filamento podem criar um efeito super bacana na decoração. Elas proporcionam, ao mesmo tempo, um aspecto confortável e intimista ao ambiente. Ficou com vontade de usá-las no seu espaço? Então, confere as dicas deste texto!

 

O que são lâmpadas de filamento?

Lâmpada etrô

Sabe aquelas lâmpadas com um bulbo de vidro transparente, por meio do qual você pode ver o filamento elétrico interno? Isso são lâmpadas de filamento! Elas se parecem com as primeiras lâmpadas inventadas por Thomas Edison, o pai da eletricidade, em 1879. Atualmente, 140 anos depois, essas lâmpadas voltaram para compor o estilo vintage de diversos espaços modernos. 

 

O que mais eu preciso saber sobre lâmpadas de filamento?

lâmpada de filamento

As lâmpadas de filamento tradicionais são feitas com carbono. Devido a iluminação baixa que produzem, são necessárias várias para iluminar o ambiente e por isso costumam ser utilizadas juntas. Essas lâmpadas podem gastar até 10 vezes mais do que uma lâmpada incandescente comum! 

O tamanho e a quantidade de lâmpadas de filamento variam de acordo com o ambiente onde a luminária será instalada. Os modelos grandes são utilizados sozinhos, como lustre único, mas os modelos menores são utilizados em conjunto. Fique atento: quanto maior o filamento, maior o consumo.

Lâmpada Filamento LED

Lâmpada retrô

Outra opção para quem deseja esse tipo de decoração, porém não quer ter muito gasto na conta de energia é a lâmpada filamento LED. Os pequenos tubos de LED imitam o filamento e cumprem muito bem o papel! 

No passado, essas lâmpadas eram produzidas, exclusivamente, com filamentos de carbono, o que deixava o espaço mais quente e a conta de luz mais alta. Com a tecnologia LED, as lâmpadas se tornaram mais econômicas, mais potentes e com maior vida útil. Além disso, elas não poluem o meio-ambiente, porque são livres de componentes químicos, como o mercúrio.

Quando falamos de tecnologia LED, não se esqueça das variações de cores: quanto mais quente na escala, mais amarela tende a ser; quanto mais fria, mais azulada. Já pensou no arraso de escolher o filamento de diferentes cores para compor o seu cenário?!

 

Mas, então, como escolher lâmpada de filamento?

Lâmpada retrô

Se você quer uma opção de lâmpada de filamento que não gaste muita energia elétrica e seja uma opção sustentável, lembre-se de escolher a opção de LED. As lâmpadas LED filamento podem ser utilizadas em diversos tipos de ambientes, desde residências a estabelecimentos comerciais.
Objetos versáteis que ajudam a compor a decoração moderna ou vintage do seu espaço. As lâmpadas de filamento estão disponíveis em diferentes tamanhos (diâmetro e comprimento), cores e formatos (vela, bulbo, globo ou bolinha), sendo uma ótima escolha para qualquer projeto! 

 

Preço lâmpada filamento

Lâmpada de filamento

Aos que gostam de unir bom gosto e economia: as lâmpadas de filamento são para você! Tais luminárias são simples de fazer, caso você não queira comprar uma pronta. Basta que você:
1) compre as lâmpadas de filamento;
2) compre o pendente onde pretende instalá-la;
3) compre os soquetes (aquela partezinha para rodear a lâmpada).

Se você prefere comprar as lâmpadas de filamento prontas, elas variam de R$25,00 a R$125,00. O valor depende do modelo e da fabricação, por exemplo, você pode escolher entre a versão de LED ou de carbono: os preços são diferentes.

Dicas sobre onde instalar lâmpada de filamento

Lâmpada retrô

A tendência é utilizá-las de maneira que a lâmpada não fique escondida. Por isso, pendentes e lustres abertos são bastante utilizados para destacar o design da lâmpada de filamento. Confira algumas dicas:

 

  • No banheiro: As lâmpadas de filamento podem ser instaladas sobre a pia, garantindo uma iluminação direta.

 

  • Arranjo sobre a mesa: Você pode instalar um conjunto de pequenas lâmpadas de filamento em luminárias, pendentes ou lustres. Dessa forma, você terá uma ótima sobre a mesa de jantar. 

 

  • Luminária de cabeceira: Uma ótima opção de luminária para instalar ao lado da cama e utilizar como luz de leitura, por exemplo.

 

  • Alturas diferentes: Que tal fazer um emaranhado de fios na base e ajustar cada um a uma altura diferente?! Essa é uma maneira interessante de utilizar lâmpadas de filamento. Elas ficam arranjadas como se fossem um moderno lustre no meio do ambiente. 

 

  • Formatos diferentes e cores variadas: Você pode escolher bulbos de diferentes formatos e  cores. São infinitas as possibilidades para montar a sua composição!.

 

  • Na cozinha: As lâmpadas de filamento também são uma ótima opção para compor a iluminação da cozinha. Instalá-las em uma luminária e colocar sobre a pia da cozinha deixa o ambiente super moderno! 

 

Confere no nosso site!

E aí, conta pra gente, você já decidiu onde vai instalar as suas lâmpadas de filamento? Não perca tempo, deixe a sua decoração por dentro das melhores dicas de decoração de interiores!
No site da Iluminim você pode encontrar lâmpadas de filamento LED, lustres, pendentes, soquetes e muito mais! Confere lá!