As lâmpadas inteligentes, popularmente conhecidas como lâmpadas smart, estão no mercado já há alguns anos, mas cada vez mais avanços e melhorias tecnológicas foram feitas. Elas possuem luzes LED personalizáveis ​​e diversas outras funcionalidades, sendo que a maioria delas é controlada via Wi-Fi ou Bluetooth usando aplicativos de smartphone.

Quem aí já viu aqueles filmes futurísticos e desejou que toda aquela tecnologia inteligente fosse acessível? Seria um sonho, não é? E se nós da Iluminim te disséssemos que isso não é algo fora da realidade? E que toda essa tecnologia está mais presente entre nós do que você pensa? Cada vez mais empresas investem em inteligência artificial (IA) para tornar tudo acessível na palma da nossa mão.

Esse é o caso das lâmpadas inteligentes. Além de poder ter o controle fácil de acender e apagar com um clique no celular ou um comando de voz, a proposta das lâmpadas inteligentes é ajustar iluminação natural e artificial, trazer economia ao consumidor e também incentivar o consumo consciente.

Com a chegada de diversos modelos de produtos com IA ao Brasil e a prática introdução no varejo online, a compra online de um desses dispositivos pode ser uma opção interessante. Confira a seguir o que é a lâmpada inteligente e todos os seus benefícios.

O que é lâmpada inteligente?

A lâmpada inteligente é um dispositivo tecnológico criado para facilitar algumas funções. Esse tipo de lâmpada conta com rede Wi-Fi e seu próprio aplicativo, para que você possa controlá-lo com mais eficácia e agendar um horário para ligá-lo/desligá-lo quando desejar. Devido às mudanças na cor e na temperatura da luz, ainda é possível criar tipos de coordenação.

Eles estão no mercado há pouco tempo, mas com a popularização da tecnologia, muitos fabricantes como Xiaomi e Positivo começaram a concorrer e passaram a oferecer preços mais acessíveis.

Essa lâmpada possui tecnologia LED, sendo assim usam menos energia enquanto emitem luz, além de poder detectar a presença de usuários. Alguns dispositivos têm até outras funções, como enviar imagens para a câmera de vigilância integrada de um smartphone, saída de áudio, etc. Tudo isso pode ser controlado por meio de aplicativos em seu telefone, tablet ou sistema online, mesmo quando você não está em casa.

Saiba também: Tipos de lâmpadas: conheça os principais e saiba escolher o melhor!

Como funciona lâmpada inteligente e como instalar?

As lâmpadas inteligentes são construídas de forma que possam ser conectadas via Wi-Fi, porém alguns modelos também possuem conectividade Bluetooth, como por exemplo os dispositivos Philips Hue e C by GE. No geral, cada produto tem sua própria maneira de funcionar, mas você não precisa se preocupar com isso, pois elas são fáceis de instalar e usar. Basta seguir o manual de instruções para fazer a conexão correta.

Você poderá controlar a lâmpada smart através do seu celular com seu próprio aplicativo. Muitas lâmpadas também são compatíveis com Google Assistente e Alexa, sendo que esta última permite que comandos de voz sejam usados ​​por meio de smartphones ou alto-falantes inteligentes (como Google Nest, Google Home e Amazon Echo Dot).

Além disso, o processo de configuração é muito prático: na primeira vez, basta apertar um botão (para tomadas) ou ligar e desligar (para luzes) três vezes seguidas. O aplicativo deve pedir uma senha do Wi-Fi (a senha deve ser 2,4 GHz), e a partir daí conecta o acessório à Internet de forma permanente.

Sugestão de leitura: O que é um diodo e qual a sua relação com o LED?

Vantagens e Desvantagens

Como já mencionado, as lâmpadas inteligentes possuem diversas opções de cores para escolha. Além disso, elas ligam e desligam com programação ou comando no app, obtém saída de áudio, gravação de imagem e muito mais.  Mas a principal vantagem sustentável das lâmpadas é a economia de energia.

Isso é possível graças as variadas funções e opções de configurações do aplicativo pelo qual a lâmpada smart é controlada. E também, por quê as lâmpadas inteligentes são feitas a partir da tecnologia LED, isso faz com que elas gastem menos energia. Além de haver a capacidade de detectar a presença de pessoas no ambiente ou ainda serem desabilitadas através do aplicativo.

Mas como nem tudo são flores, também há algumas desvantagens da lâmpada smart. Poucas, mas existem. Como as lâmpadas smart ainda são uma novidade no mercado apesar de já existirem há algum tempo, existem poucas opções no Brasil. Por conta disso, os preços são um pouco mais altos do que lâmpadas comuns, o que faz necessário um investimento maior.

A boa notícia é que o mercado de LED está em constante crescimento. Logo mais, esse tipo de preocupação não será necessária para qualquer tipo de tecnologia, já que o LED é utilizado na maior parte delas.

Na hora de criar um ambiente novo, mais agradável ou produtivo, a iluminação dos ambientes desempenha um papel fundamental. Com a tecnologia das lâmpadas inteligentes é possível controlar o brilho sincronizando com outros dispositivos ou até mesmo operando remotamente pela Internet. É o avanço da tecnologia começando a fazer parte do nosso dia a dia.

Leia também: Afinal, o que é um dimmer? Entenda aqui!

E aí gostou? Esperamos que esse post blog tenha lhe auxiliado com esse assunto! Não deixe de compartilhar nas redes sociais e assine agora nossa newsletter e receba nossas notícias de blog em seu e-mail!