Você sabe qual a importância do projeto luminotécnico na segurança e funcionalidade da iluminação da sua casa? Se sim ou se não, tenho certeza de que a leitura deste texto vai ajudar você a ter a certeza do porquê essa é uma etapa muito importante! Combinando utilidade e materiais de qualidade, é possível ter certeza de que você não irá se deparar com nenhum imprevisto ao longo do caminho. Quando decidimos iniciar um projeto de construção ou reforma, seja em casa, no escritório ou empresa, é preciso ter em mente quais os detalhes que necessitam de maior atenção, como é o caso do sistema de energia elétrica, a fim de saber qual material deve ser utilizado, bem como, o tipo de cabos e fios elétricos.

Então, vamos descobrir um pouco mais sobre o tema? Segue a leitura!

 

O projeto luminotécnico: a importância de uma boa instalação elétrica para a iluminação

O projeto luminotécnico é o primeiro passo de qualquer obra, por isso você não deve perder tempo ao começar a pensar nele! Muito mais do que estética, esse passo trata-se de qualquer detalhe sobre instalação elétrica de uma obra ou reforma. A instalação elétrica é responsável por fazer com que a energia chegue aos equipamentos, fazendo-os funcionar e é a partir dessa etapa que a iluminação chega aos ambientes! Importante destacar que diversas (para não falar “quase todas!”) atividades realizadas no  dia-a-dia necessitam, direta ou indiretamente, de eletricidade. Além disso, um projeto luminotécnico defeituoso pode causar problemas irreparáveis, como veremos a seguir!

Dica: ao escolher o profissional que vai realizar o projeto luminotécnico do seu espaço, não esqueça de conferir sobre sua capacitação. É importante que sejam seguidas todas as normas e protocolos de segurança.

 

Sobre o projeto luminotécnico: do que se trata!

Independente do tipo de iluminação que você deseja instalar, seja lâmpada LED, como spot LED e refletores, ou até mesmo lâmpadas incandescentes, os passos que o projeto elétrico segue são os mesmo. Ele apresenta a representação gráfica de todos os elementos que fazem parte da instalação elétrica do espaço. Por isso, inclui informações sobre: 


  • a localização do quadro de distribuição de força;
  • informações sobre os circuitos elétricos, os interruptores, as tomadas;
  • destaca os os pontos de iluminação do ambiente;
  • define os materiais adequados para a instalação são definidos no projeto elétrico.

 

Dica: não se esqueça, um bom projeto de iluminação deve considerar além da estética, prezando, primeiramente, pela segurança e funcionalidade.

 

Quais os incidentes podem ser causados por um projeto luminotécnico defeituoso? 

Desde acidentes que podem colocar a sua própria vida em risco como situações em que a sua carteira vai acabar sendo afetada: isso mesmo! A falta do isolamento dos fios escolhidos, por exemplo, pode ocasionar em acidentes graves na fiação elétrica, o que pode gerar incêndios e demais incidentes. Também, um projeto de iluminação que não esteja adequado pode ocasionar maior gasto com energia elétrica e, até mesmo, a perda de equipamentos e dispositivos devido a não compatibilidade com a fiação elétrica instalada.

 

Cabo flexível ou fio elétrico?

Certamente, essa é uma informação que você deve conferir com o profissional responsável pelo projeto, mas é sempre importante ter noção sobre o tema.

Cabo flexível: 

O cabo flexível tem a função de condução da energia elétrica. Trata-se de material flexível, como o próprio nome sugere, além de possuir diversos fios entrelaçados em sua parte interna, claro, com o devido isolamento. É mais resistente a altas tensões de energia, muito utilizados em circuitos industriais mais complexos, instalações residenciais, elevadores, máquinas, entre outros. Uma das grandes vantagens do cabo flexível é que o mesmo pode ser manuseado e instalado facilmente de forma rápida, pois com ele pode ser realizada curva e dobradura se necessário.

Dica: para você escolher entre o cabo flexível 10mm ou 2 5mm, deve ter em conta qual a necessidade de isolamento de tensão elétrica é necessária. Em geral, quanto maior for a espessura do PVC, maior a capacidade de isolar a tensão elétrica.

Fio Elétrico:

O fio elétrico é indicado para quadro elétrico, instalação industrial simples ou residencial, chuveiro, tomada e outros. De forma simples, o mesmo é indicado para instalação que não necessitam de material flexível. O fio elétrico não pode ser dobrado em sua instalação, pois o mesmo pode romper e causar queda de energia e outros problemas.

 

 

Gostou das dicas de hoje?

Não perca tempo e confira as melhores opções de cabo flexível, fio elétrico e lâmpadas LED, para o seu projeto luminotécnico, no nosso site. A Iluminim está esperando por você!